UOL Esporte Campeonato Italiano
 
22/01/2010 - 13h00

Para seguir em foco, Ronaldinho duela contra zaga da seleção em dérbi italiano

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Ronaldinho irá encarar trio formado por Júlio César, Lúcio e Maicon no dérbi italiano

    Ronaldinho irá encarar trio formado por Júlio César, Lúcio e Maicon no dérbi italiano

O momento é mais do que positivo para ele. As recentes boas atuações e a alegria de jogar futebol reencontrada fizeram com que o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho voltasse ao foco na reta final da batalha para defender a seleção brasileira na próxima Copa. E justamente neste final de semana o jogador terá seu 'grande teste' para provar ao mundo que a fase não é apenas passageira. A estrela enfrentará uma defesa formada por três integrantes da equipe de Dunga que deverão estar no Mundial (Julio Cesar, Maicon e Lucio) no dérbi italiano entre Milan e Internazionale.

O último encontro entre os dois times não traz boas lembraças para Ronaldinho – o meia-atacante foi vaiado ao ser substituído e acabou assistindo do banco de reservas à derrota do Milan por goleada para a Inter por 4 a 0, com direito a gol dos brasileiros Thiago Motta e Maicon.

Mas agora a situação é bem diferente. Ronaldinho se encontra em plena ascensão: marcou seis gols nos últimos três jogos pelo Campeonato Italiano, acumulou boas atuações em sequência e, de quebra, tem arrancado elogios entusiasmados na Europa. Coincidência ou não, o Milan tem 100% de aproveitamento nestas partidas em que o brasileiro foi às redes.

GOLS DE RONALDINHO PELO CAMPEONATO ITALIANO 2009/2010

Data Adversário Resultado Gols
04/10/2009 Atalanta (fora) 1 x 1 38min do segundo tempo
18/10/2009 Roma (casa) 2 x 1 12min do segundo tempo
22/11/2009 Cagliari (casa) 4 x 3 17min do segundo tempo
06/01/2010 Genoa (casa) 5 x 2 32min do primeiro tempo
10/01/2010 Juventus (fora) 3 x 0 27min e 43min do segundo tempo
17/01/2010 Siena (casa) 4 x 0 12min do 1º tempo, 27min e 44min do 2º

Ronaldinho, inclusive, conseguiu em 23 jogos nesta temporada já ultrapassar o número de gols obtido na anterior (o meia-atacante fez 11 gols contra dez em 36 partidas da última temporada).

O desafio do astro brasileiro no próximo domingo às 17h30 (com acompanhamento lance a lance do Placar UOL Esporte) não será nada fácil, já que a zaga da Inter ostentava até antes da rodada passada o posto de defesa menos vazada do campeonato (17 gols sofridos), e foi igualada pelo próprio Milan após sofrer dois tentos do Bari.

Julio Cesar, Maicon e Lucio são titulares de uma seleção brasileira que sofreu apenas 11 gols em 18 jogos pelas eliminatórias para a Copa do Mundo, o que configura um belo teste para Ronaldinho, justamente contra os seus compatriotas.

Tal momento positivo do destaque brasileiro do Milan faz com que ele seja temido pelo mandatário do rival no clássico deste final de semana. O presidente da Inter Maximo Moratti elogiou muito a atual fase de Ronaldinho.

“Ele é um jogador que inventa futebol. Ele é imprevisível, está em forma e feliz, o que o faz provavelmente o jogador a ser mais temido no clássico”, declarou em entrevista ao site oficial da Inter de Milão.

O meia-atacante brasileiro tem confiança de que manterá o bom rendimento conquistado nas últimas partidas no clássico contra a Internazionale. “Contra a Inter, quero continuar jogando bem. Mas é um grande time, com bons jogadores e um técnico que sabe como vencer”, falou o meia-atacante, que novamente terá o inglês David Beckham ao seu lado na criação das jogadas ofensivas.

O dérbi contra a Inter de Milão também ganhou ares de ‘decisão’ se for levada em conta a posição das duas equipes na tabela do Campeonato Italiano. A Inter é a primeira colocada com 46 pontos, seguida pelo Milan com 40 e a Roma com 35. Só que o time rossonero possui um jogo a menos que o líder da competição, e se vencer o clássico ganha a chance de empatar em número de pontos com o rival, o que três rodadas antes parecia improvável.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host