UOL Esporte Campeonato Italiano
 
25/03/2010 - 18h42

Com Diego no banco, Juventus joga mal e cai em Nápoles

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Napoli conquistou nesta quinta-feira um importante resultado na busca por uma vaga nas competições europeias da próxima temporada ao bater a Juventus por 3 a 1 em casa, de virada, pela 30ª rodada do Campeonato Italiano. O placar só não foi ainda mais elástico porque Hamsik perdeu um pênalti no começo do segundo tempo, quando o jogo estava 1 a 0 para a equipe de Turim.

Com o resultado, a segunda derrota seguida, a Juventus cai para a sétima colocação com 45 pontos, mesma pontuação do Napoli, que leva vantagem no saldo de gols. O Palermo, quarto e último dentro zona de classificação para a Liga dos Campeões, tem 48.

A Juventus volta a campo no domingo, dia 28, quando recebe a Atalanta no Estádio Olímpico de Turim, às 11h, horário de Brasília. Ao mesmo tempo, o Napoli joga mais uma vez em casa na 31ª rodada, recebendo o Catania no San Paolo.

Depois de perder para a Sampdoria por 1 a 0 na última rodada, apresentando um futebol muito abaixo da crítica, o treinador da Juve, Alberto Zaccheroni, deixou Diego no banco de reservas para enfrentar o Napoli fora de casa. No ataque, Amauri, que também começaria como reserva, teve mais uma chance como titular porque Trezeguet sentiu uma lesão no último treino antes do jogo e foi poupado.

A nova formação da Juventus parecia ter dado certo porque logo com sete minutos a equipe de Turim abriu o placar. Após escanteio batido pela direita no primeiro pau, Del Piero desviou e Chiellini, sozinho no meio da área, cabeceou cara a cara com De Sanctis. O zagueiro do Napoli Paolo Canavarro, irmão de Fábio, da Juventus, falhou no lance.

Após tomar o gol, o Napoli conseguiu equilibrar a partida, impor seu ritmo de jogo, mas não chegava com perigo ao gol defendido por Manninger. As melhores jogadas ofensivas da equipe napolitana foram dois chutes de fora da área. O primeiro dado por Quagliarella e o segundo por Lavezzi, que exigiu difícil defesa do goleiro.

A má atuação da Juventus foi punida no segundo tempo quando o Napoli, que já havia sido melhor no primeiro tempo, acertou o seu ataque. Logo com 1min, Zebina puxou a camisa de Quagliarella na área e o juiz deu pênalti. Na cobrança, Hamsik bateu forte, alto, no meio do gol, com categoria. Mas a bola subiu, bateu no travessão e saiu. Três minutos depois ele se redimiu. O eslovaco recebeu bom cruzamento de Quagliarella e, sozinho no segundo pau, empatou o jogo. Na comemoração, Hamsik fez como se tivesse tirando “a zica” do corpo.

Tentando mudar a cara do jogo, Zaccheroni lançou Diego no lugar de Camoranesi, que havia perdido a bola que originou o gol napolitano. Logo em seguida, porém, tirou Del Piero para dar lugar a Grygera, o que acabou com o pouco futebol que a Juventus apresentava.

Sem que a Juventus incomodasse, o Napoli partiu ainda mais para o ataque e marcou o virou o jgo. Retribuindo a assistência do primeiro gol, Hamsik cruzou da direita, a bola passou por Manninger, mas não por Quagliarella, que, esperto, esticou a perna e tocou com a sola do pé para empurrar para o gol vazio.

Em seguida, a Juventus ainda tentou mostrar algum futebol, mas a melhor chance criada foi mesmo um chute de fora da área de Marchisio que De Sanctis defendeu com tranquilidade. Quem voltou a marcar, porém, foi o Napoli. Em um contra-ataque, Lavezzi recebeu sozinho na marca do pênalti e teve tempo de dominar e tirar do goleiro para fazer o terceiro.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host