UOL Esporte Campeonato Italiano
 
Giuseppe Cacace/AFP

Brasileiro Thiago Motta comemora um dos seus gols na vitória da Inter sobre o Bologna

03/04/2010 - 11h53

Milan, Inter e Roma vencem e briga segue igual; Thiago Motta marca dois

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Inter, Roma e Milan, primeiro, segundo e terceiro colocados do Campeonato Italiano venceram suas partidas deste sábado e mantiveram a ponta da competição tal qual estava no começo desta 32ª rodada. Líder com 66 pontos, a Inter de Milão, única a atuar em casa, jogou fácil contra o Bologna e não teve dificuldades em vencer por 3 a 0, com dois gols do brasileiro Thiago Motta e outro Mário Balotelli, que marcou na sua volta à equipe mas não comemorou

VEJA OS GOLS DA LÍDER INTER DE MILÃO

A Roma, vice-líder com 62 pontos, visitou o Bari, dominou o jogo e venceu pela diferença mínima: 1 a 0, gol de Vucinic no primeiro tempo. Quem mais sofreu na rodada foi o Milan, que abriu vantagem duas vezes no primeiro tempo, em ambas sofreu o empate em falhas da sua zaga e só marcou o terceiro em jogada grotesca da defesa do Cagliari, que marcou contra. No segundo tempo, quando só os donos da casa jogaram, Dida garantiu o resultado com três ótimas defesas. 

Na 33ª rodada, na próxima semana, a Internazionale é a única das três primeiras colocadas a jogar fora de casa, visitando a perigosa Fiorentina em Florença. Enquanto isso, a Roma recebe a Atalanta e o Milan joga em San Siro contra o Catania.

A Inter volta a campo antes. Na próxima terça-feira, visita o CSKA em Moscou no jogo de volta das quartas de final da Liga dos Campeões. Tendo vencido a primeira partida por 1 a 0, o time de Julo César, Maicon e Lúcio joga pelo empate na Rússia.

Os jogos

DESTAQUES DA RODADA NO ITALIANO

  • AFP

    Balotelli fez um gol em seu retorno à Internazionale

  • Tiziana Fabi/AFP

    Milan derrotou Cagliari por 3 a 2 fora de casa

  • Alessandro Bianchi/Reuters

    Vucinic (nº 9) deu a vitòria à Roma sobre o Bari


Depois da vitória da Roma sobre a Inter no sábado passado, a equipe da capital italiana encostou de vez nos tetracampeões nacionais, ficando apenas um ponto atrás na ponta da competição – 62 pontos contra 63. O Milan, apesar de só ter empatado em casa com a Lazio na 31ª rodada, também voltou a colar e chegou aos 60.

 

Com as três equipes que disputam ponto a ponto o título italiano entrando em campo ao mesmo tempo na manhã deste sábado, no horário de Brasília, a rodada ganhou em emoção e rivalidade. Para receber o Bologna em San Siro, a Inter, líder, não tinha Maicon, Lúcio, Sneijer, Eto’o e Zanetti, mas contava com a volta de Mário Balotelli, que retornava ao grupo depois de pedir desculpas públicas por seu comportamento nas últimas semanas.

O Milan visitava o Cagliari com Ronaldinho, mas sem Alexandre Pato, contundido, e com Gattuso e Zambrota como reservas. Já a Roma, que também jogava fora de casa, encarava o Bari com seus três principais homens de frente: Totti, Vucinic e Luca Toni, deixando Cerci, Brighi e Julio Baptista apenas como opções no banco.

Em San Siro, após um chute de fora da área de Milito nos primeiros segundos de jogo, foi o Bologna que criou a primeira boa chance da partida, com Adaílton fazendo linda jogada pela esquerda, pedalando sobre Chivu, que o derrubou. Na batida da falta, o brasileiro que marcara cinco vezes nos últimos seis jogos, bateu fechado, na trave esquerda da Júlio César.

Depois só deu Inter. Aos 5min, Portanova escorregou sozinho e deixou a bola com Diego Milito, que saiu na cara do gol e chutou fraco, em cima do goleiro, em gol que o argentino, na fase em que está, não costuma perder. Se a Inter desperdiçava a oportunidade criada, o Milan não. Borriello tabelou com Seedorf e o holandês deu boa assistência para o centroavante marcar na cara do gol.

PRINCIPAIS MOMENTOS DA RODADA DO ITALIANO

1º TEMPO
7min - GOOOLLL do MILAN!!! Borriello tabela com Seedorf, sai na cara do gol e abre o placar em Cagliari
17min - GOOLL do CAGLIARI!!! Ragatzu, sozinho na área, empata o jogo contra o Milan
19min - GOOOLL da ROMA!!! Após troca de passes no ataque, Vucinic abre o placar em Bari
19min - GOOOLL do MILAN!!! Huntelaar chuta de longe, acerta no ângulo e marca o segundo do Milan
29min - GOOOLL da INTER!!! Thiago Motta chuta fraco de longe, o goleiro falha e a bola entra
32min - GOOLL do CAGLIARI!!! Em contra-ataque, Matri recebe na esquerda e bate na saída de Dida
38min - GOOOLL do MILAN!!! Huntelaar cruza da esquerda, o goleiro falha e Astori, de joelho, faz contra
2º TEMPO
7min - GOOOLL da INTER!!! Milito faz bom lançamento da direita, no pé de Balotelli, que marca mas não comemora
40min - GOOOLL da INTER!!! Thiago Motta recebe de Stankovic, chuta de esquerda e faz o segundo dele no jogo
38min - DIDA!!! Larrivey chuta de dentro da área e Dida garante a vitória com uma ótima defesa


O gol milanista em Cagliari parece ter incentivado a Inter, que passou a criar uma chance por minuto até os 10min, quando Thiago Motta fez jogada de atacante classudo, entrou na área, cortou de calcanhar, deixou o zagueiro deitado e na hora de bater de esquerda, deu uma de zagueiro botinudo e isolou.

Aos poucos o Bologna conseguiu acertar a marcação e, mesmo que a Inter tocasse bem a bola no campo de ataque, parou de chegar cara a cara com Viviano. Enquanto isso, em Cagliari, a equipe da casa empatava o jogo. Em vacilo da zaga do Milan, Ragatzu recebeu passe de Conti na pequena área e bateu a queima-roupa, sem chances para Dida.

Mal deu tempo de a notícia ser comemorada em Bari e no San Siro, já que logo no minuto seguinte o Milan voltou à frente. A zaga do Cagliari deu bobeira e deixou Huntellar livre na intermediária. Sem pestanejar, o centroavante holandês chutou de longe e acertou um lindo chute no ângulo direito do goleiro. Para piorar a situação da Inter, a Roma também marcou, com Vucinic, e chegou momentaneamente à liderança. O gol saiu após boa troca de passes no ataque romano, com a bola passando pelos pés de Totti e Toni até chegar ao montenegrino.

A felicidade de Milan e Roma durou somente 9min, até que Thiago Motta tentou um chute despretensioso de fora da área, fraco, a bola foi quicando no campo molhado, o goleiro Viviano pulou com o braço dobrado e viu a bola entrar no canto esquerdo, facilitando o gol do volante brasileiro.

Ao mesmo tempo, o Cagliari empatava com o Milan. Em um contra-ataque, Thiago Silva e Favalli se viram contra três atacantes e deram espaço para Matri receber na esquerda e tocar com classe na saída de Dida. Em San Siro, mesmo vencendo, a Inter voltou a pressionar, criando uma chance atrás da outra para ampliar. Quem voltou a marcar, porém, foi o Milan. Aos 38min, Huntelaar cruzou da esquerda, Marchetti saiu mal e Astori bateu de joelho empurrou a bola contra o seu próprio gol.

O segundo tempo começou antes em Cagliari e em Bari, com o jogo da Inter cerca de 6min atrasado. Mas foi a equipe de José Mourinho que balançou as redes primeiro. Milito apareceu bem pela direita e lançou no pé de  Mário Balotelli, que marcou na sua volta à Inter, mas não comemorou. Thiago Motta marcou de canhota, da entrada da área, o terceiro da Inter, após boa troca de passes com Stankovic.

Enquanto isso, o Milan passava sufoco. Com Ronaldinho apagado no segundo tempo, o Cagliari criou chance clara de marcar quando Thiago Silva e Favalli literalmente bateram cabeça e deixaram Ragatzu entrar na área. O atacante ainda cortou Favalli, que ficou deitado e chutou em cima de Dida. No rebote, Cossu chutou para sem goleiro, mas Antonini tirou em cima da linha.

Se Roma e Inter tinham amplo domínio de suas partidas, criando boas chances e correndo poucos riscos, o Milan jogava mal e via o Cagliari ficar mais perto de empatar. Aos 25min, Matri recebeu livre grande área e bateu de primeira. Dida se esticou todo para fazer boa defesa. A superioridade dos anfitriões pode ser medida pela substituição realizada pelo técnico Leonardo: Aos 27min, ele tirou Pirlo para dar lugar ao marcador Gattuso. Antes, o treinador brasileiro já havia trocado Huntelaar por Zambrotta.

As alterações, como não poderia ser diferente, minaram a criatividade do Milan e atrairam o ataque do Cagliari, que passou a criar divesas chances, parando sempre na boa atuação de Dida. Depois de pegar bom chute de Matri, aos 38min o goleiro brasileiro fez uma defesa digna dos melhores momentos de sua carreira em cabeceio de Larrivey. Na única chance de marcar do Milan, Ronaldinho bateu falta com categoria aos 46min e a bola passou rente ao ângulo esquerdo.

Aos 48min, o Cagliari ainda criou chance clara, em cruzamento no segundo pau, com Dida batido, que Favalli tirou da cabeça do brasileiro Geda. Ainda deu tempo de Matri e Zambrotta se enrolarem na área, caírem juntos no chão e o ataque do Cagliari ficar pedindo pênalti.

Demais jogos


Mais cinco jogos abriram a rodada do Italiano. Tanto Lazio e Napoli quanto Palermo e Fiorentina empatataram em 1 a 1, em resultados bons para a Juventus, que joga ao final do dia. O Palermo tem 52 pontos, o Napoli 50 e a Juve 48 na briga pela quarta vaga na Liga dos Campeões e as duas da Liga Europa. A Sampdoria venceu o Chievo por 2 a 1 fora de casa e também está na disputa, agora com 51 pontos. Com 46, a Fiorentina fica um pouco atrás, em oitavo. O Genoa, que empatou em casa em 1 a 1 com o lanterna Livorno, também tem 46.

Já na luta contra o rebaixamento, o Atalanta bateu o Siena por 2 a 0 em casa e deixou a zona de degola do Campeonato Italiano, ultrapassando momentaneamente a Udinese. 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host