UOL Esporte Campeonato Italiano
 
22/08/2010 - 18h12

Thiago Silva perde pênalti e Juventus conquista Troféu Luigi Berlusconi

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Ronaldinho passa por Felipe Melo no amistoso entre Milan e Juventus; Gaúcho foi o destaque

    Ronaldinho passa por Felipe Melo no amistoso entre Milan e Juventus; Gaúcho foi o destaque

Em um duelo fraco tecnicamente, a não ser pelas jogadas do brasileiro Ronaldinho Gaúcho, a Juventus contou com o erro de Thiago Silva na decisão por pênaltis - após empate por 0 a 0 no tempo normal - para superar o Milan (por 5 a 4) e ficar com o título do Troféu Luigi Berlusconi, neste domingo, em pleno estádio San Siro.

Disputado desde 1991, o Troféu Luigi Berlusconi é um tradicional torneio amistoso realizado pelo Milan que foi criado pelo primeiro-ministro italiano e também proprietário do clube, Silvio Berlusconi, como uma forma de homenagear o seu próprio pai.

Del Piero, do lado do Juventus, e Ronaldinho Gaúcho, pelo Milan, eram os dois jogadores que mais apareciam no início do primeiro tempo, principalmente o brasileiro, que tinha Seedorf e Pirlo ao seu lado para construir as jogadas. Apesar de alguns bons lances individuais, o jogo foi perdendo qualidade com o passar do tempo e passou a se concentrar em ‘chutões’ para frente.

No melhor lance da etapa inicial, aos 42min, Ronaldinho cobrou escanteio da direita e Seedorf pegou de primeira de fora da área, mandando a bola muito perto da trave direita do gol de Manninger. No segundo tempo, o Milan continuou superior ao time da Juventus, e Ronaldinho Gaúcho, em cobrança de falta pelo lado esquerdo, exigiu boa defesa do goleiro da Juve.

Poucos minutos depois, Del Piero respondeu em tiro livre do mesmo lugar, e desta vez foi o goleiro Abbiati quem trabalhou. Aos 15min, o técnico Luigi Del Neri fez três substituições em sua equipe, entre elas a entrada de Diego no lugar de Del Piero. O meia brasileiro deu mais criação ao time da Juventus, que melhorou na partida, mas não o suficiente para abrir o placar.

Nos pênaltis, todos os cobradores - entre eles Ronaldinho Gaúcho e Diego - converteram suas penalidades, a não ser o brasileiro Thiago Silva, que pegou muito mal na bola, mandou por cima do gol e 'deu' o título para a Juventus, de Felipe Melo.

Pelo Campeonato Italiano, o clube rossonero faz sua estreia no próximo dia 29, sábado, diante do Lecce, em mais um duelo no estádio San Siro. No mesmo dia, a Juventus inicia sua caminha no Calcio fora de casa, contra o Bari.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host