Topo

Milan perde e vê ameaça real da Inter no pré-clássico; Pato sai machucado

Jogadores do Milan lamentam na derrota por 1 a 0 para o Palermo na 30ª rodada - Antonio Calanni/AP
Jogadores do Milan lamentam na derrota por 1 a 0 para o Palermo na 30ª rodada Imagem: Antonio Calanni/AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

19/03/2011 18h37

O Milan chegou a estar a 11 pontos à frente da rival Internazionale. O cenário mudou e, agora, a liderança sofre ameaça real. Neste sábado, a equipe rossonera perdeu para o Palermo por 1 a 0 e teve sua série de 12 jogos sem derrotas no Campeonato Italiano interrompida. Pior do que isso. O time dos brasileiros Thiago Silva, Alexandre Pato (que saiu machucado de campo) e Robinho pode ver a diferença para a vice-líder Inter cair para apenas dois pontos em rodada que antecede o clássico milanês.

Com a derrota fora de casa pela 30ª rodada, o Milan mantém a liderança, mas fica estagnado nos 62 pontos. A Internazionale soma 57 e entra em campo às 11h (horário de Brasília) deste domingo contra o Lecce, que está na zona do rebaixamento. Se vencer, a diferença cai para dois pontos.

E a derrota do Milan não poderia vir em pior momento. O Campeonato Italiano sofre uma pequena pausa para amistosos de seleções e retorna em 3 de abril. Nesta data, haverá confronto direto do time rossonero com a Internazionale, no San Siro, a oito rodadas para o fim da competição.

A fase do Milan, de fato, não é boa. Na semana passada, a equipe amargou a eliminação nas oitavas de final da Liga dos Campeões. No último fim de semana, o time apenas empatou com o lanterna Bari e teve Ibrahimovic expulso por dar um soco no adversário. O rival Inter, ao contrário, conseguiu uma classificação heróica na Liga dos Campeões ao vencer o Bayern de Munique fora de casa com gol no fim.

A vitória do Palermo foi sacramentada ainda no início do primeiro tempo de partida em uma jogada de zagueiros. Aos 9min, Migliaccio ajeitou de cabeça para Goian. O camisa 3 dominou a bola dentro da pequena área e superou Abbiati. O único tento da partida encerrou um jejum de cinco jogos sem vitórias do Palermo.

Sem Ibrahimovic suspenso, o Milan ainda perdeu Alexandre Pato aos 18min do segundo tempo. O atacante brasileiro foi o mais efetivo no primeiro tempo na busca, em vão, pelo empate. O ex-colorado deixou o gramado com dores no tornozelo e preocupa. O próximo compromisso do jogador é pela seleção brasileira no amistoso contra a Escócia no dia 27 de março.

O substituto de Pato foi Robinho. Ele deu novo fôlego ao ataque rossonero, mas não o suficiente para salvar o Milan. O Palermo ainda desperdiçou ótimas chances de consolidar o placar, mas o 1 a 0 foi o bastante para acabar com a série de cinco derrotas seguidas.