Topo

Na última rodada do Italiano, Pato deixa campo de maca e vira dúvida na seleção

Pato sofre lesão e sai do gramado de maca no empate do Milan contra a Udinese - Franco Debernardi/AP
Pato sofre lesão e sai do gramado de maca no empate do Milan contra a Udinese Imagem: Franco Debernardi/AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

22/05/2011 17h38

A última rodada do Italiano não valia nada para o campeão Milan, mas pode custar caro para o brasileiro Alexandre Pato. Nos minutos finais do empate sem gols diante da Udinese, ele trombou com um rival e caiu. A lesão foi no ombro esquerdo e, chorando bastante, deixou o gramado de maca --Robinho entrou em seu lugar.

O atacante foi convocado na quinta-feira pelo técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, para dois amistosos em junho. O Brasil enfrenta a Holanda, no dia 4, em Goiânia, e a Romênia, dia 7, em São Paulo. Serão os primeiros jogos do treinador em território brasileiro.

A última rodada na Itália

A Udinese confirmou sua excelente temporada no encerramento do Italiano. Após o empate por 0 a 0 contra os atuais campeões, assegurou presença na próxima Liga dos Campeões. Enquanto isso, os rivais romanos, Lazio e Roma, participarão na Liga Europa. Já a Juventus selou sua péssima fase e não vai disputar nenhuma competição europeia.

Com o resultado, a Udinese terminou na quarta colocação, com 66 pontos, mesma pontuação da Lazio, que ficou em quinto lugar por levar desvantagem nos critérios de desempate --Milan, Internazionale e Napoli também jogarão o principal torneio entre clubes europeus.

O time de Údine dependia apenas si para confirmar a quarta posição. Tinha pela frente o Milan, que entrou em campo sem nenhuma obrigação. Mesmo assim, levou certo perigo aos donos da casa. Alexandre Pato (antes de sair), Boateng e Cassano criaram algumas oportunidades na etapa inicial.

Do lado dos donos da casa, aos 18min, o artilheiro Di Natale acertou a trave, após bela cobrança de falta. O resultado já era suficiente para sua classificação, uma vez que a Lazio, que poderia tirá-lo do torneio, foi para o intervalo empatando por 2 a 2. Rocchi e Zarate anotaram para o time de Hernanes e André Dias, enquanto Coppola e Piatti deixaram tudo igual.

A situação da Udinese começou a se complicar no começo da etapa final, quando Zarate cobrou pênalti e colocou a Lazio novamente em vantagem. Depois, Vives fez contra e anotou o quarto dos romanos. Ou seja, a equipe do ex-palmeirense Armero não poderia pensar em perder o duelo. E não decepcionou. Até acertou outra bola na trave e ficou no 0 a 0.

Juventus fica fora das competições europeias

Dois grandes do futebol italiano, Roma e Juventus disputavam na última rodada quem evitaria encerrar a temporada de forma decepcionante. O time romano levou a melhor e assegurou presença na Liga Europa.

Em casa, diante de uma Sampdoria já rebaixada e necessitando de um simples empate. Na teoria, a tarefa da Roma parecia simples para confirmar sua classificação à próxima edição da Liga Europa. Até levou um susto, aos 26min, com tento anotado por Mannini para o time de Gênova.

No entanto, apenas quatro minutos mais tarde, o experiente Totti deixou tudo igual. Melhor em campo, a Roma virou o marcador, aos 25min do segundo tempo, com Vucinic. No final, Borriello selou o triunfo, 3 a 1 e 63 pontos conquistados.

A Juventus também sonhava com a vaga. No entanto, sequer fez sua parte. Apenas empatou com o Napoli por 2 a 2, somou apenas 58 pontos e, desta forma, não disputará nenhuma competição europeia na temporada 2011/2012.