Topo

Zebra, lanterna Novara apronta para cima da Inter de novo e complica rival no Italiano

Internazionale tropeçou de novo no Novara e completou quinto jogo sem vencer - Luca Bruno/AP
Internazionale tropeçou de novo no Novara e completou quinto jogo sem vencer Imagem: Luca Bruno/AP

Do UOL, em São Paulo

12/02/2012 13h54

O Novara tem grandes chances de ser rebaixado para a segunda divisão italiana, mas ao menos pode se orgulhar de um feito nesta temporada: ser uma pedra no sapato da Internazionale. Neste domingo, o lanterna do Campeonato Italiano nem se importou com o fato de atuar em Milão e derrotou os donos da casa por 1 a 0, em jogo válido pela 23ª rodada da competição.

Desde 26 de novembro, na 13ª rodada, o Novara não vencia no Campeonato Italiano – na ocasião, derrotou o Parma por 2 a 1. Curiosamente, uma das duas únicas vitórias da equipe até então no torneio foi sobre a Internazionale: 3 a 1 em casa.

A zebra agrava a situação da Internazionale. O time nerazzurro completou seu quinto jogo seguido sem vencer – foram quatro derrotas e um empate. Com o resultado deste domingo, a Inter se complicou na briga por uma vaga na Liga dos Campeões.

O time milanês está com 36 pontos, seis a menos do que a Lazio, terceira colocada e dona da última vaga para o torneio continental neste momento. Para piorar, a Internazionale ainda pode deixar a quinta posição caso a Roma (6º, 35) vença o Siena no complemento da rodada nesta tarde.

O jogo

A Internazionale deu a impressão de que teria facilidade para superar o adversário. Logo aos 9min, Sneijder chutou de longe e Ujkani fez uma defesa difícil. No entanto, apesar do controle do jogo, o time de Milão não conseguia criar grandes chances de perigo.

OUTROS RESULTADOS DESTE DOMINGO

Catania 4 x 0 Genoa (Barrientos (2), Bergessio e Lodi)
Atalanta 0 x 0 Lecce

Aos 25min, a Internazionale quase abriu o placar em outra finalização de Sneijder. Após boa jogada com Milito, o holandês mandou para fora. O Novara se aproveitou da falta de criatividade dos donos da casa para se fechar na defesa, mas também deu pouco trabalho ao goleiro Julio Cesar.

Nos primeiros 45 minutos de jogo, a Internazionale teve 72% de posse de bola. Apesar do grande domínio sobre o Novara, os donos da casa estavam com a pontaria ruim: foram apenas dois chutes na direção do gol, o que dá uma dimensão de como a etapa inicial foi fraca do ponto de vista técnico.

No segundo tempo, a Internazionale tentou aumentar a pressão sobre o Novara e caprichar um pouco mais nos chutes. Aos 7min, Milito recebeu bom passe de Cambiasso, mas chutou em cima de Ujkani. Lucio também teve uma chance, de cabeça, aos 10min. O goleiro do Novara novamente apareceu bem.

O contra-ataque do Novara após a subida do zagueiro brasileiro foi mortal. Caracciolo recebeu lançamento e, de fora da área, bateu colocado no canto, sem chances de defesa para Julio Cesar. O gol fez a Inter se lançar ao ataque, mas sem tanta organização e explorando jogadas pelo alto.

Nervosa, a equipe milanesa se mostrou muito dependente das jogadas de Sneijder, que tentava criar espaço em jogadas individuais. Quem esteve perto de ir às redes foi o Novara: aos 29min, Julio Cesar cortou um cruzamento perigoso da direita e evitou o segundo gol.

O goleiro brasileiro teve trabalho mais uma vez aos 33min ao espalmar um chute de Morganella. O Novara ficou com dez jogadores em campo pouco depois após a expulsão de Radovanovic aos 35min. Nem assim a Internazionale se animou para buscar o empate e amargou mais um resultado decepcionante. A melhor chance dos donos da casa foi aos 43min, quando Sneijder acertou o travessão.

NEVE PROVOCA ADIAMENTO DE DUAS PARTIDAS DA 23ª RODADA DO ITALIANO

Os confrontos entre Bologna e Juventus e Parma e Fiorentina pela 23ª rodada do Campeonato Italiano que seriam disputados neste domingo foram adiados por causa das intensas nevadas que caem sobre toda a Itália e deixaram impraticáveis os campos e os acessos aos estádios. Leia mais