Topo

Juventus supera Milan e vai à final da Copa da Itália após oito anos

Alessandro Del Piero comemora gol da Juventus sobre o Milan, nesta terça - REUTERS/Giorgio Perrottino
Alessandro Del Piero comemora gol da Juventus sobre o Milan, nesta terça Imagem: REUTERS/Giorgio Perrottino

Do UOL, em São Paulo

20/03/2012 19h23

A Juventus empatou com o Milan por 2 a 2 no segundo jogo da semifinal da Copa da Itália, nesta terça-feira e, com o resultado, se classificou para a final da competição, por ter vencido o rival na primeira partida, em Milão, por 2 a 1. O jogo foi sensacional, com belos gols, prorrogação e todo o nervosismo que envolve um clássico numa semifinal. Agora, o time alvinegro espera o confronto entre Napoli e Siena, para saber quem enfrenta na decisão.

Não podendo contar com Robinho, com uma lesão no tornozelo, o técnico do Milan, Massimiliano Allegri surpreendeu na escalação inicial. Após divulgar que não entraria com o time titular, pensando na partida do dia 28 contra o Barcelona, pelas quartas de final da Liga dos Campeões, Allegri decidiu colocar Ibrahimovic e Seedorf desde o início, mas o italiano Nocerino, apontado como a melhor contratação do futebol italiano na temporada, começou no banco.

MESSI FAZ 3 GOLAÇOS E VIRA O MAIOR ARTILHEIRO DA HISTÓRIA DO BARCELONA

  • AFP PHOTO/ JOSEP LAGO

    Messi não precisa mais provar que é um dos maiores jogadores de futebol da história, mas a cada dia insiste em quebrar novas marcas. E em grande estilo. Nesta terça-feira, o argentino fez três golaços na vitória do Barcelona sobre o Granada por 5 a 3 e se tornou o maior artilheiro da história do clube com 234 gols em partidas oficiais.


O primeiro tempo começou morno, com ambos os times cautelosos se estudando. Precisando do resultado o Milan foi pra cima e a primeira chance veio aos 14 minutos em chute de Ibrahimovic, com boa defesa de Storari. Aos 17, Seedorf arriscou de fora da área e a bola passou perto do gol da Juventus. Apesar da pressão do visitante, aos 27 minutos, Pirlo lançou Lichsteiner na ponta direita, que cruzou para Del Piero, sem marcação, driblar o goleiro Amelia e abrir o placar para o time da casa. O Milan sentiu o gol e não criou mais nada no primeiro tempo.

No intervalo, Ibrahimovic deu lugar ao ex-gremista Maxi López e o Milan voltou melhor. Logo aos cinco minutos, o zagueiro Mexés fez lindo cruzamento para Mesbah, que apareceu livre por trás da zaga juventina e, de cabeça, empatou o confronto. Após a entrada do volante Marchisio, a Juventus se fechou no campo de defesa esperando o time rossoneri, que desperdiçava suas chances.

Com 21 minutos, Nocerino entrou no lugar de Aquilani e o meio-de-campo do Milan tomou conta da partida. Aos 35, brilhou a estrela do argentino Maxi López, que após receber a bola na entrada da área, girou em cima de Chiellini e chutou forte para virar o jogo em Turim. Um golaço. O jogo seguiu disputado, com chances para os dois lados, mas o segundo tempo terminou em 2 a 1 para o Milan, levando o confronto para a prorrogação.

No primeiro tempo da prorrogação, a Juventus pressionou o visitante com chutes de Borriello e Marchisio, mas foi Vucinic aos seis minutos, com uma paulada de fora da área, que empatou a partida novamente. Depois do empate, o Milan se perdeu e sucumbiu ao toque de bola do time alvinegro. A Juventus seguiu criando as melhores oportunidades, mas parava no goleiro Amelia.

Na última etapa, a partida continuou igual, com a Juventus ditando o ritmo do jogo. O Milan desesperado se apoiou nas bolas alçadas na área para os atacantes Maxi e Inzaghi, mas sem folêgo e organização não conseguiu reverter o placar e foi eliminado da Copa da Itália.

O Milan sofreu com a ausência de Robinho, que poderia dar outra cara à equipe, sem criatividade na prorrogação. Mesmo colocando a competição em segundo plano, os rossoneri sentem muito por serem eliminados por um de seus maiores rivais, apesar de estarem á frente da Juventus no Campeonato Italiano, competição que o Milan coloca em primeiro plano no âmbito nacional.

A Juventus classificada para a final, pode conquistar sua décima Copa da Itália. A equipe alvinegra não chegava na decisão da competição desde 2004, quando perdeu para a Lazio e não conquista o título desde 1996. Na ocasião, a Juventus venceu o Parma e foi campeã.