Topo

Kaká e Balotelli brilham, mas brasileiro do Livorno estraga festa do Milan

Do UOL, em São Paulo

07/12/2013 16h53

O Milan teve um começo fulminante e saiu na frente na partida contra o Livorno, na tarde deste sábado, no estádio Armando Picchi, pela 15ª rodada do Campeonato Italiano. Kaká mostrou que continua firme na sua recuperação, armando jogadas e dando uma assistência. O polêmico atacante Mario Balotelli marcou duas vezes, e tinha tudo para ser o herói da partida, mas ela acabou empatada em 2 a 2.

Se todos os olhos estavam sobre as estrelas milanesas, foi um brasileiro bem menos conhecido que estragou a festa dos rossoneros. O camisa 9 Paulinho, revelado pelo Juventude e no Livorno desde 2005, infernizou a defesa adversária, marcou um bonito gol e quase causou uma zebra.

A equipe rossonera começou o jogo pressionando e trocando passes com Kaká e Montolivo, que se movimentavam muito. Foi dos pés do brasileiro que, antes da marca dos primeiros dez minutos, saiu a jogada que levou ao gol: o meia fez boa jogada pela esquerda e passou para Balotelli, que só teve o trabalho de empurrar para o gol.

O 1 a 0 no placar pareceu acomodar o Milan, que aos poucos foi cedendo terreno para o adversário, inflamado com o apoio da torcida. Kaká continuou correndo muito, mas com dificuldades para encontrar os companheiros desmarcados. Enquanto isso, a pressão do Livorno aumentava.

O goleiro brasileiro Gabriel até conseguiu evitar o empate ao defender uma cobrança de falta de Emerson, mas nada pôde fazer quando Siligardi fez bela jogada individual e soltou uma bomba, indefensável, no seu canto direito, para empatar o jogo. Mais tarde, no segundo tempo, foi a vez de Paulinho, que já vinha incomodando muito a defesa, roubar a cena, com um contragolpe rápido e uma finalização firme, sem chance de defesa.

A partir da virada, os visitantes não tiveram escolha a não ser ir ao ataque, mas de forma bastante desorganizada. Em um raro momento de lucidez, Kaká conseguiu uma enfiada de bola magistral para Niang, mas o atacante finalizou muito mal e desperdiçou a chance.

Se com a bola rolando estava complicado, a derrota do Milan foi evitada na bola parada. A sete minutos do fim do jogo, Balotelli cobrou com precisão uma falta que ele mesmo sofreu, empatando o jogo diante do incrédulo olhar do técnico do Livorno, Davide Nicola.

O empate não ajuda muito a situação do Milan na competição: agora com 17 pontos, a equipe comandada por Massimiliano Alegri segue no meio da tabela, muito longe do rival Internazionale, quarto colocado com 27. Até o momento, a recuperação de Kaká tem sido o único ponto positivo da temporada. Já o Livorno tem 12, e luta para escapar da zona do rebaixamento.