Topo

Juventus empata com a Roma e caminha tranquila para título italiano

Do UOL, em São Paulo

02/03/2015 18h51

A Juventus empatou com a Roma por 1 a 1 jogando fora de casa e segue tranquila seu caminho para o título Italiano. A equipe de Turim subiu para 58 pontos, contra os 49 do time romano, que é vice-líder, restando apenas 13 rodadas para o fim do torneio.

Sem Pirlo e Pogba, o artilheiro Tevez abriu o placar para a Juventus, cobrando falta, mas Keita empatou para a Roma quando o time estava com apenas dez em campo - Torosidis foi expulso na falta que originou o primeiro gol do jogo.

Fases do jogo: No primeiro tempo, a Roma caiu na armadilha tática da Juventus. O time de Turim fica postado na defesa com seus três zagueiros e cria oportunidades em contragolpes velozes partindo lados do campo (com Lichtsteiner e Evra), centralizando nos velozes Morata e Tevez.

Foi assim que a Velha Senhora conseguiu criar quatro chances de perigo, mesmo tendo apenas 37% da posse de bola. Enquanto isso, a Roma trabalhou a bola de forma inócua - não conseguiu sequer uma finalização durante os primeiros 45 minutos.

No segundo tempo, a Juventus começou a marcar no campo de ataque, ensaiou uma pressão no campo de ataque, graças a maior participação de Vidal. Em uma das ultrapassagens do chileno, aos 17 minutos, Torosidis fez uma falta perigosa e acabou expulso por levar o segundo amarelo.

Na cobrança, Tevez bateu com perfeição no canto direito do goleiro De Sanctis e fez seu 15º gol no Italiano, se tornando artilheiro isolado da competição (com um a mais que Icardi, da Inter de Milão).

A Roma então partiu para cima desesperadamente atrás do empate. Conseguiu fazer Buffon trabalhar em uma bola de Manolas aos 25 minutos, na sequência, ficou reclamando um pênalti em Keita, ignorado pelo árbitro.

Aos 33 minutos, Keita aproveitou uma cobrança de falta de Florenzi e cabeceou do bico da pequena área para empatar o jogo.

O melhor: Lichtsteiner - Sem Pirlo e com Pogba no banco, óbvio que o meio-campo da Juve sentiria falta de criatividade para atacar. Com isso, o lateral suíço foi a principal arma ofensiva do time. Foi o lado direito que nasceram as principais oportunidades. Além de ser o principal homem de ataque, fez uma atuação segura defensivamente.

Toque dos técnicos: Massimiliano Allegri deu um 'nó tático' em Rudi Garcia durante a maior parte do jogo. No primeiro tempo, controlou o jogo no campo de defesa, no segundo avançou a marcação e conseguiu chegar ao gol. Só que o treinador francês mudou o jogo com as entradas de Florenzi, Iturbe e Nainggolan. Mesmo com um jogador a menos, a Roma conseguiu equilibrar o jogo e chegar ao gol de empate.

Para lembrar:

- Este foi o sexto consecutivo que a Roma empata jogando em casa. Se por um lado a equipe romana perdeu só dois jogos, já foram dez empates no Italiano, contra sete empates e só uma derrota da Juventus. Veja a classificação.