UOL Esporte Libertadores
 
08/02/2010 - 07h11

Contra Monterrey, São Paulo tenta superar inédita derrota pré-Libertadores

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Apesar do discurso dos jogadores são-paulinos de que a derrota para o Santos por 2 a 1, no clássico do último domingo pelo Paulistão, não irá atrapalhar os planos para a estreia na Copa Libertadores, é preciso ter cuidado. Isso porque o time do Morumbi irá passar por uma experiência nova neste século: começar a competição continental com uma derrota em dias que antecedem o debute. O mexicano Monterrey é o adversário do time de Ricardo Gomes às 21h50 desta quarta-feira, no Morumbi.

Fazendo a sua sétima participação consecutiva na Copa Libertadores, o São Paulo nunca iniciou, nas seis edições anteriores, a competição continental vindo de revés no jogo anterior, sempre pelo Paulistão. Entre 2004 e 2009, os são-paulinos não sofreram nenhuma derrota – somaram quatro vitórias e dois empates – antes do primeiro compromisso pelo torneio sul-americano.

Neste século, a trajetória vitoriosa do São Paulo pré-Libertadores começou em 2004, quando voltou a disputar a competição após dez anos. Naquela ocasião, o time que era dirigido por Cuca ganhou do América-SP por 2 a 0 pelo Estadual antes de encarar o Alianza Lima. Depois disso foram mais três triunfos – dois diante do Corinthians (2005 e 2007) e um contra a Ponte Preta (2006).

Na semana que antecedeu a partida com o Santos na Arena Barueri, o treinador são-paulino Ricardo Gomes já havia lamentado clássicos antes da estreia na Libertadores.

CONFIRA A CAMPANHA PRÉ-LIBERTADORES DO SÃO PAULO NESTE SÉCULO

  PAULISTA LIBERTADORES
2004 América 0x2 São Paulo Alianza Lima 1x2 São Paulo
2005 São Paulo 1x0 Corinthians The Strongest 3x3 São Paulo
2006 Ponte Preta 1x2 São Paulo Caracas 1x2 SP
2007 São Paulo 3x1 Corinthians Audax 0x0 São Paulo
2008 São Paulo 2x2 Noroeste Atlético Nacional 1x1 SP
2009 São Paulo 1x1 Corinthians São Paulo 1x1 I.Medellín

A sorte começou a mudar nas últimas duas temporadas, quando o time tricolor só empatou nos duelos pelo Estadual - 2x2 com o Noroeste (2008) e 1x1 com o Corinthians (2009)

“Santos e Palmeiras tiveram uma preparação [na pré-temporada] diferente de Corinthians e São Paulo, acho que isso ficou bem claro para todo mundo. Vamos jogar o clássico pra valer, mas não dá para esconder que os jogadores já pensam na quarta-feira”, disse o técnico logo depois de superar o São Caetano por 3 a 0, no dia 3, pelo Paulista. Ele chegou a cogitar que poderia mandar um time misto para o jogo com os santistas, o que não ocorreu.

No domingo, boa parte dos atletas do São Paulo deixou o gramado da Arena Barueri falando que a derrota não mudaria em nada o planejamento para a partida contra o Monterrey na quarta-feira. Ricardo Gomes seguiu o discurso dos pupilos e viu com bons olhos a partida contra o Santos. “O time está como eu imaginei. No ponto físico e técnico que eu queria imaginava. É claro que ainda pode melhorar com a chegada dos reforços. E tem sempre algo de bom para fazer", comentou o treinador.

Para a partida de quarta-feira, Ricardo Gomes pode ficar sem o atacante Dagoberto. O jogador sentiu uma lesão muscular na coxa e corre o risco de ser barrado. O grupo volta a treinar nesta segunda-feira, às 16h, no CCT da Barra Funda. Em seguida, o grupo entra em concentração para a estreia diante dos mexicanos.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host