UOL Esporte Libertadores
 
09/02/2010 - 06h59

Clubes de massa se encontram pela 1ª vez na Libertadores e roubam atenção

Do UOL Esporte
Em São Paulo

As três maiores torcidas do Brasil estão ansiosas pelo mesmo título. Na Libertadores deste ano, os clubes com maior número de seguidores do país disputarão pela primeira vez simultaneamente o cobiçado título continental. Juntos, Flamengo, Corinthians e São Paulo prometem roubar a atenção da mídia e do meio futebolístico. Serão os grandes atrativos do futebol nacional antes da Copa do Mundo da África do Sul.

  • Vipcomm

    Torcida do Flamengo é a maior do Brasil: 19%

  • Folha Imagem

    Corintianos, 13% do país, comemoram centenário

  • Flávio Florido/UOL

    São-paulinos já se acostumaram à Libertadores

Segundo a última pesquisa do Datafolha, divulgada em janeiro deste ano, os três times concentram 40% dos torcedores brasileiros. O Flamengo tem 19%, o Corinthians 13% e o São Paulo aparece em terceiro com 8%. Para completar a lista dos clubes nacionais presentes nesta edição, o Cruzeiro figura na sexta posição com 4%, e o Inter em sétimo com 3%.

No ano passado, o Corinthians desbancou o São Paulo nas transmissões de jogos pela TV aberta. O crescimento deixa explícito o espaço que as equipes terão quando entrarem em campo na Libertadores. Além disso, Corinthians e Flamengo contam com estrelas internacionais em seus elencos: Ronaldo, Adriano e Roberto Carlos conquistam destaque natural na mídia.

A presença dos maiores clubes de massa numa mesma edição da Libertadores é inédita. Nunca Corinthians, São Paulo e Flamengo brigaram pelo troféu no mesmo ano. O encontro triplo pode resultar em confrontos diretos capazes de parar São Paulo e Rio de Janeiro.

A partir das semifinais, o regulamento força que equipes do mesmo país se enfrentem. Com cinco clubes no torneio, o futebol brasileiro tem boas chances de protagonizar duelos decisivos. Um confronto reunindo Ronaldo e Adriano, por exemplo, levaria milhares de torcedores aos estádios e milhões de telespectadores para frente das telinhas.

Não à toa, Corinthians e Flamengo têm os maiores patrocínios do país. O clube alvinegro receberá R$ 38 milhões anuais do Grupo Hypermarcas e pretende elevar esse número ao vender o espaço na parte inferior da camisa. O Flamengo, por sua vez, fechou com a Batavo por R$ 22 milhões, sem contar os custos com ativação promocional e prêmios, e também busca mais parceiros. O São Paulo não renovou com a LG e espera alcançar números parecidos.

A vaga na Libertadores foi fundamental para o trio mais popular do Brasil traçar planejamentos mais ousados e abrir os cofres. Agora, eles tentam canalizar a exposição que terão no torneio para conseguir também bons resultados. Dentro e fora de campo.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host