As três maiores torcidas do Brasil estão ansiosas pelo mesmo título. Na Libertadores deste ano, os clubes com maior número de seguidores do país disputarão pela primeira vez simultaneamente o cobiçado título continental. Juntos, Flamengo, Corinthians e São Paulo prometem roubar a atenção da mídia e do meio futebolístico. Serão os grandes atrativos do futebol nacional antes da Copa do Mundo da África do Sul.
Torcida do Flamengo é a maior do Brasil: 19%
Corintianos, 13% do país, comemoram centenário
São-paulinos já se acostumaram à Libertadores
Segundo a última pesquisa do Datafolha, divulgada em janeiro deste ano, os três times concentram 40% dos torcedores brasileiros. O Flamengo tem 19%, o Corinthians 13% e o São Paulo aparece em terceiro com 8%. Para completar a lista dos clubes nacionais presentes nesta edição, o Cruzeiro figura na sexta posição com 4%, e o Inter em sétimo com 3%.
No ano passado, o Corinthians desbancou o São Paulo nas transmissões de jogos pela TV aberta. O crescimento deixa explícito o espaço que as equipes terão quando entrarem em campo na Libertadores. Além disso, Corinthians e Flamengo contam com estrelas internacionais em seus elencos: Ronaldo, Adriano e Roberto Carlos conquistam destaque natural na mídia.
A presença dos maiores clubes de massa numa mesma edição da Libertadores é inédita. Nunca Corinthians, São Paulo e Flamengo brigaram pelo troféu no mesmo ano. O encontro triplo pode resultar em confrontos diretos capazes de parar São Paulo e Rio de Janeiro.
A partir das semifinais, o regulamento força que equipes do mesmo país se enfrentem. Com cinco clubes no torneio, o futebol brasileiro tem boas chances de protagonizar duelos decisivos. Um confronto reunindo Ronaldo e Adriano, por exemplo, levaria milhares de torcedores aos estádios e milhões de telespectadores para frente das telinhas.
Não à toa, Corinthians e Flamengo têm os maiores patrocínios do país. O clube alvinegro receberá R$ 38 milhões anuais do Grupo Hypermarcas e pretende elevar esse número ao vender o espaço na parte inferior da camisa. O Flamengo, por sua vez, fechou com a Batavo por R$ 22 milhões, sem contar os custos com ativação promocional e prêmios, e também busca mais parceiros. O São Paulo não renovou com a LG e espera alcançar números parecidos.
A vaga na Libertadores foi fundamental para o trio mais popular do Brasil traçar planejamentos mais ousados e abrir os cofres. Agora, eles tentam canalizar a exposição que terão no torneio para conseguir também bons resultados. Dentro e fora de campo.
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