UOL Esporte Libertadores
 
10/02/2010 - 22h14

Banfield estreia com vitória na Libertadores, e Alianza Lima bate Bolívar fora

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • James Rodríguez do Banfield comemora gol marcado sobre o Morelia na Libertadores

    James Rodríguez do Banfield comemora gol marcado sobre o Morelia na Libertadores

O atual campeão argentino Banfield estreou com vitória na Copa Libertadores da América, ao bater nesta quarta-feira em Buenos Aires os mexicanos do Monarcas Morelia por 2 tentos a 1, em partida válida pelo Grupo 6. Os gols do time da casa foram marcados por Rúben Ramírez e Roberto Battión, enquanto os visitantes descontaram com Jorge Rey.

Vindo de duas vitórias fora de casa no Campeonato Mexicano, o Morelia, que disputa sua segunda Libertadores da história, tinha sua principal força na experiência dos atacantes Jared Borgetti (titular da seleção local nas Copas do Mundo de 2002 e 2006) e Miguel Sabah (provável centro-avante titular do México na África do Sul) para conseguir levar algum ponto para casa.

Já o Banfield, vindo de derrota para o Chacarita no Clausura, contava com o apoio de sua torcida para chegar ao êxito nesta que é apenas sua terceira Libertadores – em 2005 perdeu nas quartas de final para o América (MEX) e dois anos depois não passou da primeira fase.

No primeiro tempo, os torcedores presentes no estádio Florencio Sola viram uma clara superioridade da equipe mexicana. Inicialmente esperando a ação dos argentinos em seu campo, o Morelia suportou tranquilamente a pressão do Banfield e, sob o comando do experiente volante argentino e capitão Mauricio Romero, os visitantes pouco a pouco adiantaram sua marcação, fechando os espaços de ataque do time da casa.

Com mais posse de bola, os mexicanos trocavam passes no meio de campo, totalmente à vontade, chegando facilmente à entrada da área do Banfield. Na frente, Miguel Sabah e Jared Borgetti incomodavam o tempo inteiro. A melhor chance foi aos 42, quando após uma espirrada da zaga argentina, a bola sobrou na ponta direita para Sabah, que livre, desferiu um forte chute defendido pelo goleiro Cristian Luchetti.

No entanto, a partida tomou um rumo totalmente diferente na etapa complementar, quando logo aos 6 minutos o lateral Adrian Aldrete, do Morelia, foi expulso ao desferir uma forte cotovelada num adversário.

Com um homem a menos, a equipe mexicana já não conseguia articular uma jogada sequer e tomou o primeiro gol logo após a expulsão, aos 10 minutos. Num rápido contra-ataque, o atacante Rúben Ramírez recebeu um passe cruzado na ponta esquerda e viu o colombiano James Rodríguez entrar livre dentro da pequena área para cabecear ao fundo do gol, colocando o Banfield em vantagem.

Com um homem a mais, o Banfield tomava todas as iniciativas e não deixava jogar o Morelia, totalmente perdido em campo.

Após três boas chances desperdiçadas por Fernandez, Rodríguez e Quinteros, os argentinos conseguiram ampliar vantagem. Em cobrança de escanteio, Roberto Battión subiu em meio a dois jogadores do Morelia, que ficaram grudados ao solo e permitiram que o volante argentino cabeceasse totalmente livre.

Também de bola parada o Morelia conseguiu diminuir, já nos acréscimos, quando após cobrança de falta pela ponta esquerda, o goleiro argentino Cristian Lucchetti perdeu o tempo da bola e deixou Jorge Rey cabecear rente a trave.

O próximo compromisso do Banfield na Libertadores será no próximo dia 17, quando se desloca ao Equador para enfrentar o Deportivo Cuenca. Já o Morelia recebe o Nacional do Uruguai dia 23, no México.

Bolívar x Alianza Lima

Ainda nesta quarta-feira, o Alianza Lima conseguiu uma boa vitória fora de casa ao vencer por 3 a 1 o Bolívar em La Paz, em partida válida pelo grupo 3 da Libertadores.

Os destaques da partida foram os atacantes do Alianza: enquanto José Carlos Fernández marcou duas vezes (aos 27 e 29 do segundo tempo), o colombiano Johnnier Montaño marcou um golaço ao passar a bola por baixo das pernas de um adversário, arrancar 30 metros e marcar, já nos acréscimos. Já o Bolívar descontou com Ferreira, de pênalti, aos 44 da etapa final.

Na segunda rodada, o Alianza Lima recebe na capital peruana o Estudiantes de la Plata, da Argentina, no próximo dia 18., enquanto o Bolívar vai ao Peru enfrentar o Juan Aurich, dia 24.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host