UOL Esporte Libertadores
 
11/02/2010 - 02h12

Emelec vence Newell's e entra no grupo do Internacional na Libertadores

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Foi definido no início da madrugada desta quinta-feira (horário de Brasília) o último participante da fase de grupos da Copa Libertadores de 2010. Depois de empatar por 0 a 0 na partida de ida com o Newell’s Old Boys, o Emelec (EQU) contou com uma ótima atuação do goleiro Elizaga e conseguiu uma suada vitória por 2 a 1, em Guayaquil, garantindo sua vaga no grupo 5 - que ainda conta com Internacional, Cerro (URU) e Deportivo Quito (EQU).

A partida foi observada pelo assistente Guto Ferreira, especialista do Internacional em observação de jogos e atletas. Guto, que também assistiu ao confronto de ida entre as duas equipes, na Argentina, será o responsável por repassar ao técnico Jorge Fossati as informações sobre o Emelec, primeiro adversário do time gaúcho na Libertadores, no próximo dia 23, no estádio Beira-Rio.

Com a eliminação do Newell’s Old Boys, a Argentina – que poderia ter seis representantes na fase de grupos – fica com apenas quatro equipes: Estudiantes, Lanús, Banfield e Vélez. O Colón, a exemplo do Newell’s, foi eliminado na Pré-Libertadores ao ser derrotado nos pênaltis pelo Universidad Católica (CHI), na última quarta-feira.

Em campo, apesar de ser o Emelec quem apresentava maior posse de bola, foi o Newell’s quem criou as duas chances mais perigosas do primeiro tempo, em lances de contra-ataque. Ambas exigiram uma excelente participação do goleiro argentino Marcelo Elizaga, que se tornou o destaque da etapa inicial. Mas a situação mudou completamente no início do segundo tempo.

Logo aos 34 segundos, João Rojas aproveitou cruzamento rasteiro vindo da direita e bateu para o gol. A bola ainda desviou no goleiro Sebastián Peratta, mas acabou no fundo das redes. O resultado colocava o Emelec na fase de grupos, enquanto um empate por 1 a 1 dava a vaga ao Newell’s.

Porém, a alegria dos torcedores presentes em Guayaquil durou apenas sete minutos. Barrientos aproveitou desvio de cabeça e quase da pequena área tocou de calcanhar; a bola bateu na trave e voltou em seus pés; no rebote, ficou fácil para o camisa 19, já sem goleiro, completar para o gol e empatar a partida.

Poucos minutos depois, o meia Mauro Fórmica avançou pela direita, deu um drible da vaca no zagueiro e soltou a bomba, mas a bola bateu no travessão, evitando uma virada dos argentinos. Mas mesmo apresentando menos futebol que o adversário, o time da casa voltou a ficar na frente aos 20min.

José Quiñónez apareceu como elemento surpresa após cobrança de escanteio e completou com os pés depois de um leve desvio de cabeça. Não restava outra alternativa para os argentinos, a não ser ir para cima do Emelec. Porém, apesar da insistência, o Newell’s mais uma vez esbarrou no goleiro Elizaga e acabou eliminado da competição.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host