UOL Esporte Libertadores
 
08/03/2010 - 12h29

Deportivo Quito, adversário do Inter na Libertadores, passa por crise financeira e técnica

Daniel Cassol
Em Porto Alegre

Um clube com problemas financeiros e um time em decadência técnica. Assim se pode resumir a atual situação do Deportivo Quito, adversário do Inter nesta quinta, pela Libertadores. Bicampeã nacional em 2009, a equipe amarga a penúltima posição do campeonato equatoriano e chegou a ser suspensa pela federação local pelo não pagamento de dívidas.

No sábado, a equipe do técnico argentino Rubén Dario Insúa perdeu por 1 a 0 o clássico da capital contra a LDU, que atuou com nove jogadores na maior parte do jogo. Após cinco rodadas no campeonato nacional, o Deportivo Quito conquistou apenas uma vitória, perdendo três partidas e empatando uma. O empate foi contra o Emelec, que também integra o grupo do Inter na Libertadores. Na competição continental, o Deportivo Quito perdeu na estreia para o Cerro de Montevidéu.

“O time conserva a base do ano passado, que conquistou o bicampeonato equatoriano. É uma equipe forte no âmbito local, mas lhe custa jogar de visitante, como se viu na partida contra o Cerro do Uruguai”, avalia o jornalista Álex Puruncajas, repórter esportivo do El Comércio, de Quito.

Na Libertadores do ano passado, o Deportivo Quito enfrentou na fase de grupo o Cruzeiro e o Estudiantes, ambos finalistas da competição. Jogando no Olímpico Atahualpa, em Quito, a equipe empatou com os mineiros e venceu os argentinos.

A atual equipe tem a mesma base do time campeão nacional em 2009, quando chegou a eliminar a LDU, do então treinador Jorge Fossati, na fase final. Um dos destaques do time, o zagueiro Iván Hurtado é o capitão da seleção equatoriana. O técnico Rubén Insúa chegou no clube no meio do ano passado e, depois de enfrentar resistências no grupo de jogadores, chegou ao bicampeonato nacional.

“É um técnico que atravessou problemas no ano passado. Os dirigentes atrasaram salários dos jogadores e, assim, eles passaram a não acatar as ordens do treinador. Mas logo se superaram os problemas econômicos e o técnico armou um bom time”, destaca Álex Puruncajas.

INTERNACIONAL NO TWITTER

“Ele faz um trabalho bom”, complementa Luis Alberto Otero, editor do site Fútbol Ecuador. “Em 2009, Insúa teve muita oposição por parte de alguns jogadores, que respaldavam a continuidade do técnico anterior. Além disso, teve de suportar a quase quebra financeira do clube. Apesar disso, organizou o time e ao final se sagrou campeão”, destaca o jornalista equatoriano.

Apesar da manutenção da base da equipe campeã em 2009, o Deportivo Quito não vem tendo bom desempenho na atual temporada. Uma das explicações está fora de campo: enfrentando problemas financeiros nos últimos anos, o clube chegou a ser suspenso temporariamente pela Federação Equatoriana de Futebol (FEF), devido ao não pagamento de dívidas.

A partida do Deportivo Quito contra o Internacional acontece nesta quinta, no estádio Olímpico Atuahualpa, na capital equatoriana. A delegação colorada viaja nesta terça para o Equador.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host