UOL Esporte Libertadores
 
18/03/2010 - 02h15

Monterrey e Once Caldas empatam no México e São Paulo pode liderar grupo

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Os são-paulinos que ficaram acordados até 2h15 da madrugada de quarta para esta quinta-feira foram dormir felizes. Isso porque Monterrey e Once Caldas apenas empataram em 2 a 2 no México, um bom resultado para o São Paulo, que assume a liderança do grupo 2 da Copa Libertadores se vencer o Nacional-PAR no Morumbi.  

O Once Caldas continua, provisoriamente, na liderança da chave, com oito pontos, dois a mais que o São Paulo, que faz seu quarto jogo nesta quinta-feira. O Monterrey vai a cinco, e vê a classificação ficar mais distante, já segue três pontos atrás dos colombianos, podendo ver a equipe paulista abrir quatro na ponta caso vença o Nacional-PAR.

O Monterrey volta a campo pela Copa Libertadores no dia 31, novamente em casa, onde recebe o São Paulo precisando vencer a qualquer custo para seguir com chances de classificação no grupo. No dia seguinte, o Once Caldas pega o Nacional do Paraguai em Manizales.

Líder invicto do grupo, o Once Caldas ignorou a pressão da torcida mexicana, abrindo o placar logo com 1min e meio de partida. Diego Arias fez bom lançamento para Dayro Moreno, a zaga do Monterrey, que devia estar em linha, deixou um defensor dando condições, e o atacante apareceu sozinho na cara do goleiro para abrir o placar. Orozco foi mal no lance, titubeando para sair do gol.

Os colombianos seguiam melhor em um jogo que seguia apenas morno quando o zagueiro Alexis Henríquez empurrou acintosamente Darío Carreño na área após cobrança de escanteio e o juiz viu pênalti. Na cobrança, o paraguaio Osvaldo Martínez bateu no ângulo direito do gol, sem chances para Luis Martínez, e empatou o jogo.

Empatado, o jogo mudou completamente de figura. As duas equipes se abriram e passaram a fazer partida repleta de boas chances. Aos 33min, Danny Santoy recebeu nas costas da zaga mexicana, controlou bem a bola, mas, marcado, chutou fraco, em cima de Orozco. No lance seguinte, foi o Monterrey que chegou, aproveitando falha na saída de bola do Once Caldas. Mas Carreño bateu sem força e facilitou a defesa de Martínez.

Era um ataque para cada lado e aos 41min, Ivan Vélez, sozinho na pequena área, cabeceou no pé da trave do Once Caldas. No lance seguinte, Osvaldo Martínez deu sem-pulo da direita, e Luiz Martínez fez grande defesa. No finalzinho do primeiro tempo, após boa troca de passes no ataque mexicano, Neri Cardozo ficou sozinho com o goleiro colombiano, mas chutou por cima do travessão.

O segundo tempo começou como o primeiro: com gol. A zaga colombiana errou na saída de bola, ela sobrou para Neri Cardozo que driblou o goleiro e virou o jogo para os mexicanos. Parecia replay da primeira etapa: após o gol, o jogo ficou morno por 18min, até que o Once Caldas, que era dominado pelo bom toque de bola ofensivo do Monterrey, criou chance com Valência e Castrillón, de fora da área, empatou.

A diferença ficou no aproveitamento dos ataques. Se no primeiro tempo as falhas foram na finalização, na segunda etapa, apesar das constantes falhas das duas defesas, as armações ofensivas não funcionaram. A  situação só mudou no final da partida. Na melhor chance de o Once Caldas virar, o ataque colombiano subiu em rápido contra-ataque, ficou com três atacantes contra dois zagueiros, mas não conseguiu aproveitar.

Nos últimos cinco minutos os mexicanos subiram desesperadamente ao ataque e perderam duas chances claras. A primeira com Neri Cardozo, que, na pequena área, tirou do goleiro, mas Luiz Nuñes tirou em cima da linha. Depois, de Nigris cortou o zagueiro na cara do gol, mas chutou fraco, de esquerda, quanto tinha só o goleiro à sua frente.


 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host