UOL Esporte Libertadores
 
23/03/2010 - 12h11

Somar seis pontos no Mineirão vira obrigação do Cruzeiro na Libertadores

Gustavo Andrade
Em Belo Horizonte

Nas duas próximas rodadas do grupo 7 da Copa Libertadores, o Cruzeiro jogará no Mineirão, contra Deportivo Itália e Vélez Sarsfield. Atualmente na segunda colocação da chave, o time celeste quer somar os seis pontos disputados como mandante para encaminhar a classificação às oitavas de final da competição continental.

Para o atacante Thiago Ribeiro, que retorna à equipe na quarta-feira depois de duas partidas afastado por causa de incômodo na coxa esquerda, o Cruzeiro tem obrigação de somar os pontos que ainda disputará no Mineirão. “A gente precisa das vitórias nesses dois próximos jogos. Jogando em casa, a gente tem de somar seis pontos, é praticamente uma obrigação que a gente tem ao jogar no Mineirão”, afirmou.

Com quatro pontos, o Cruzeiro precisa vencer o Deportivo Italia na quarta-feira, a partir das 21h50 (horário de Brasília), para não se complicar na competição. A três pontos do líder Vélez Sarsfield, o time mineiro pode tanto assumir a liderança quanto se afastar do primeiro lugar. Se vencer e o Vélez perder para o Colo-Colo na quinta-feira 25, em Buenos Aires, a equipe celeste pode se garantir na ponta.

A intenção da comissão técnica e dos jogadores cruzeirenses é chegar à última rodada, em 15 de abril, diante do Colo-Colo, em Santiago, sem a obrigação de vitória para se classificar. “Dez pontos vai se tornar a pontuação mínima. Vai depender das outras chaves”, observou o capitão Leonardo Silva.

O CRUZEIRO NO TWITTER

“A gente está trabalhando com essa meta pela necessidade de vencer os dois jogos, mas é claro que a gente tem de fazer dez pontos para viajar para o Chile precisando de no máximo um ponto. A gente quer chegar a dez pontos e deixar para decidir no Chile. Então não podemos deixar escapar nenhum ponto em casa para não ter obrigação de vencer no Chile”, acrescentou o zagueiro.

Para o meia Gilberto, o Cruzeiro tem de manter viva a chance de chegar à primeira colocação do grupo 7. “A questão é que temos dois jogos em casa pela Libertadores, então temos de ganhar os dois para manter nossa equipe com chances de classificar em primeiro. A intenção é vencer os dois jogos, porque é nossa obrigação vencer em casa e depois tentar ganhar mais três pontos diante do Colo-Colo”, observou.

Pelo regulamento da Libertadores 2010, apenas o campeão de cada grupo e os seis melhores segundos colocados avançam para as oitavas de final. Isso porque os mexicanos San Luis e Chivas Guadalajara, que desistiram de seguir na competição no ano passado por causa da nova gripe, foram convidados e entram diretamente na próxima fase.

Vaga não é garantida

Na última edição da Libertadores, todas as equipes que somaram dez pontos ficaram entre as 14 melhores campanhas da fase de grupos. No entanto, em 2008 e 2007, três equipes que atingiram essa pontuação foram eliminadas por terem ficado com saldo de gols inferior aos dos segundos colocados de suas próprias chaves.

Há dois anos, o Colo-Colo foi eliminado com essa pontuação no grupo 3, já que teve saldo de gols inferior ao do Boca Juniors, que também somou dez pontos. Em 2007, o Internacional foi eliminado na fase de grupos com dez pontos somados. A equipe gaúcha teve saldo de gols igual a zero, contra quatro do Nacional do Uruguai, o segundo colocado do grupo 4.

Também em 2007, o Audax, do Chile, somou 11 pontos na fase de grupos, porém ficou fora das oitavas de final por ter contabilizado saldo inferior ao do segundo colocado do grupo 2, o São Paulo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host