UOL Esporte Libertadores
 
31/03/2010 - 07h07

Com Cicinho, São Paulo pega Monterrey pressionado por pior sequência

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Após reclamar publicamente da reserva, Cicinho deve voltar ao time titular do São Paulo às 21h50 desta quarta-feira, no estádio Tecnológico, no México. Com o lateral-direito em campo, o clube do Morumbi enfrenta o Monterrey pressionado para manter a liderança do grupo 2 da Copa Libertadores e para evitar pior sequência de derrotas em quase um ano.

O São Paulo não perde três jogos consecutivos desde abril de 2009. Na ocasião, a equipe tricolor sofreu duas derrotas para o Corinthians nas semifinais do Paulistão (2 a 1 e 2 a 0) e entre estes dois jogos foi batido pelo Independiente Medellín por 2 a 1. Agora, soma revezes seguidos para Bragantino e o próprio Corinthians.

Mas um resultado negativo no México pode ser mais trágico do que repetir a pior sequência em um ano. Se perder para o Monterrey e o Once Caldas vencer o eliminado Nacional-PAR na quinta-feira, a equipe de Ricardo Gomes se complica na competição. Para chegar à próxima fase, precisaria de uma vitória na última rodada, frente ao algoz colombiano, para não ver o semestre comprometido.

“É uma partida importante porque estamos quatro pontos à frente do Monterrey e se conseguirmos um resultado positivo praticamente nos garantimos na próxima fase. Se perdermos, Monterrey começa a ter chances de classificar e jogamos a última partida contra o Once Caldas. Então, viemos aqui para obter a classificação”, assegurou o capitão Rogério Ceni.

Porém, para praticamente selar a classificação, o São Paulo terá que superar um retrospecto ruim no México. Pela Libertadores, a equipe não costuma se dar bem e tem um dos seus piores aproveitamentos como visitante no torneio: só venceu 25% dos pontos disputados.

Dos cinco jogos que disputou até hoje no país, o São Paulo perdeu quatro e só venceu um, em 2006, nas semifinais do torneio continental contra o Chivas Guadalajara – Rogério Ceni marcou de pênalti o gol da vitória. O México só não é mais difícil para o clube do Morumbi do que Equador (onde venceu apenas 11,1% dos pontos) e Argentina (14,8%).

Além disso, as recordações contra os mexicanos não são boas já que em duas ocasiões a equipe viu longas séries caírem. Em 2007, a derrota para o Necaxa por 2 a 1 em Aguascalientes acabou com a invencibilidade de 29 jogos. No ano anterior, o Chivas Guadalajara também foi melhor em casa, além de vencer no Morumbi e acabar com 19 anos sem revezes na casa são-paulina pela competição continental.

Ricardo Gomes adiantou que promoverá duas mudanças em relação à equipe derrotada pelo Corinthians no último domingo, mas não confirmou as alterações. O zagueiro Alex Silva deve ser deslocado para a direita, Xandão é o preferido para ganhar a posição na zaga e Cicinho deve voltar ao time titular no meio-campo, após reclamar da reserva.

“Temos uma sequencia pesada pela frente e no meu modo de ver o Cicinho não teria condições de atuar em todos. Ele jogou contra o Palmeiras, foi titular contra o Nacional. Ele veio para ser titular, mas isso não quer dizer que ele vá jogar sempre”, falou o técnico são-paulino.

Já o Monterrey perdeu a liderança do torneio Bicentenário (nome dado ao Clausura de 2010) após empatar com o Jaguares por 1 a 1 e promete ir para cima do São Paulo. O técnico da equipe, Victor Manuel, treinou com portões fechados às vésperas do jogo, mas declarou que a equipe vai jogar no ataque contra os brasileiros. “Vai ser difícil para eles, o time estará completo e será complicado passar pelo Monterrey”, disse Val Baiano, atacante brasileiro que ainda busca seu espaço no time e deve entrar no segundo tempo.

MONTERREY X SÃO PAULO

Data: 31/03/2010, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Transmissão na TV: Globo e Sportv (rede)
Local: estádio Tecnológico, em Monterrey (MEX)
Árbitro: Saúl Laverni (ARG)
Auxiliares: Gustavo Esquivel (ARG) e Roberto Reta (ARG)

Monterrey
Jonathan Orozco; Severo Meza, Duilio Davino, José Basanta, Héctor Morales; William Paredes, Walter Ayoví, Osvaldo Martínez, Neri Cardozo; Abraham Carreño e Aldo de Nigris
Técnico: Víctor Manuel Vucetich

São Paulo
Rogério Ceni, Alex Silva, Xandão, Miranda e Junior Cesar; Jean, Rodrigo Souto, Cicinho e Hernanes; Dagoberto e Washington
Técnico: Ricardo Gomes

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host