UOL Esporte Libertadores
 
31/03/2010 - 07h01

Cruzeiro decide futuro na Libertadores em "nova final" contra argentinos

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Em confronto decisivo pela liderança do grupo 7, fundamental para garantir a classificação às oitavas de final da Libertadores sem depender do critério técnico, o Cruzeiro terá outro argentino pelo caminho. No ano passado, o time celeste encarou o Estudiantes na final da competição continental e acabou derrotado em pleno Mineirão.

Para evitar nova queda diante de argentinos, o Cruzeiro encara como decisão a partida contra o Vélez Sarsfield, nesta quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), no Mineirão, pela penúltima rodada do grupo. Em segundo lugar na chave com sete pontos, o time mineiro assumirá a liderança em caso de vitória.

“Em Libertadores todo jogo é difícil, mas contra argentino é como um clássico, tem rivalidade, é diferente. Assim como um Cruzeiro e Atlético não é a mesma coisa, com todo respeito, que Ipatinga e Cruzeiro, por toda história e tradição. A rivalidade Brasil e Argentina é levada para dentro de campo”, observou o atacante Kléber.

Com dez pontos, o Vélez lidera o grupo, mas possui quatro gols de saldo, contra três do Cruzeiro, que ultrapassa o time argentino com vitória simples. O Colo-Colo ocupa o terceiro lugar com quatro pontos e ainda briga por vaga na próxima fase. O Deportivo Italia, na última colocação com apenas um ponto, está fora da briga.

A vitória sobre o Vélez virou obrigação para o Cruzeiro, até porque o time celeste enfrenta o Colo-Colo, na última rodada, em Santiago, no dia 15 de abril. Mesmo que não vença os chilenos, com dez pontos, a equipe mineira ainda briga por uma vaga pelo critério técnico.

Pelo regulamento da Libertadores deste ano, classificam-se para as oitavas de final os campeões de cada grupo e os seis melhores segundos colocados. Isso porque os mexicanos San Luis e Chivas Guadalajara, que no ano passado desistiram de continuar na competição por causa da nova gripe, foram convidados a entrar na próxima fase do torneio.

Um empate nesta quarta-feira obriga o Cruzeiro a vencer o Colo-Colo na rodada final e beneficia o Vélez, que ficará a um ponto de confirmar o primeiro lugar do grupo 7. O time argentino recebe o Deportivo Italia na última rodada da chave, também no dia 15.

O CRUZEIRO NO TWITTER

Na final da Libertadores 2009, o Cruzeiro esteve perto de conquistar o terceiro título da competição – os outros dois foram em 1976 e 1997. No jogo de ida, em La Plata, houve empate sem gols. Porém, na partida de volta, o time mineiro perdeu para o Estudiantes, por 2 a 1, de virada, em pleno Mineirão, e frustrou mais de 60 mil torcedores no estádio.

Na atual edição da competição, o Cruzeiro estreou na fase de grupo com derrota para o Vélez, por 2 a 0, em Buenos Aires, único revés do time mineiro na competição. Naquela partida, o meia Gilberto foi expulso com dois minutos de bola rolando. O zagueiro Gil também recebeu o cartão vermelho e deixou o jogo aos 36min do primeiro tempo.

Kléber volta

Para a partida desta quarta-feira, o técnico Adilson Batista terá a volta do atacante Kléber, que cumpriu suspensão na vitória sobre o Deportivo Italia, por 2 a 0, na rodada passada. O meia Roger, que se recupera de entorse no tornozelo esquerdo, voltou a treinar na segunda-feira, mas dificilmente deve jogar, segundo Adilson Batista.

Adilson Batista poderá utilizar o restante dos titulares, que foram poupados na derrota para o Democrata-GV, por 3 a 1, no encerramento da fase classificatória do Campeonato Mineiro, no domingo passado. O Cruzeiro havia garantido o primeiro lugar com uma rodada de antecedência.

No Vélez, o técnico Ricardo Gareca terá o retorno de Victor Zapata, que cumpriu suspensão na vitória sobre o Colo-Colo, em Buenos Aires, por 2 a 1, por sua expulsão no jogo contra o mesmo time, em Santiago. Esta deverá ser a única modificação para a partida com o Cruzeiro.

CRUZEIRO X VÉLEZ SARSFIELD

Data: 31/3/2010 (quarta-feira)
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Auxiliares: Wilson Enrique Berrio (COL) e Javier Camargo (COL)

CRUZEIRO
Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Thiago Heleno e Diego Renan; Fabinho, Marquinhos Paraná, Henrique e Gilberto; Thiago Ribeiro e Kléber
Técnico: Adilson Batista

VÉLEZ SARSFIELD
Montoya; Gastón Díaz, Sebastián Domínguez, Nicolás Otamendi e Emiliano Papa; Fabián Cubero, Leandro Somoza e Victor Zapata e Maximiliano Moralez; Rodrigo López e Santiago Silva
Técnico: Ricardo Gareca

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host