Willians leva a pior em disputa. O volante foi outro que jogou muito mal nesta noite |
Estudiantes - 10pts e 5 jogos |
São Paulo - 10pts e 5 jogos |
Vélez Sarsfield - 10pts e 5 jogos |
Universitario - 9pts e 5 jogos |
Internacional - 9pts e 5 jogos |
Banfield - 8pts e 5 jogos |
FLAMENGO - 7 pts e 5 jogos |
Racing - 7pts e 5 jogos |
A situação do Flamengo, que já não era fácil, ficou ainda mais complicada na Libertadores. Com atuação apática na noite desta quarta-feira em Santiago-CHI, a equipe foi derrotada por 2 a 0 para a Universidad Catolica e não tem mais chance de terminar a fase de grupos na liderança do Grupo 8.
Isso porque o time brasileiro tem sete pontos, contra 11 da líder Universidad do Chile, faltando apenas uma rodada para o fim. Para piorar, no momento, o Flamengo está entre os dois piores segundos colocados no geral e não avançaria se a fase classificatória terminasse hoje.
"Pela qualidade do nosso time, não esperava essa situação. Mas vamos lutar para vencer na última rodada e ser abençoado com a classificação. Se não conseguirmos, paciência, é correr atrás nas outras competições. Mas com o time que temos, não era para a gente passar por isso", afirmou o goleiro Bruno, capitão flamenguista.
Para avançar, o time dirigido por Andrade terá de vencer na próxima quarta-feira o lanterna Caracas, no Maracanã, às 21h50, e torcer para, com dez pontos, conseguir passar às oitavas-de-final entre os seis melhores vices de chave. Vai precisar "secar" adversários dos outros grupos (Veja tabela acima).
PRIMEIRO TEMPO |
2min - GOOOLLL DA CATOLICA! Morales ganha de Angelim e Álvaro no alto e desvia de cabeça para Díaz. Sozinho, o atacante toca de bico na saída de Bruno e abre o placar. |
18min - Morales recebe em posição duvidosa dentro da área e bate forte de esquerda, por cima do travessão de Bruno. |
45min - GOOOLLL DA CATOLICA! Silva recebe na ponta esquerda e cruza fechado. Morales não chega a tocar, mas engana Bruno em novo vacilo da zaga e a bola entra no canto. |
SEGUNDO TEMPO |
9min - Mirosevic recebe livre na área, levanta a cabeça e bate forte no alto. Bruno espalma e salva o Flamengo. |
15min - Bonita jogada do Fla. Vagner Love recebe na meia-lua e rola para trás para Bruno Mezenga. O atacante chuta muito forte e Garces espalma. |
19min - NA TRAVE! Juan pega rebote próximo à área e chuta cruzado. A bola bate na trave esquerda da Catolica! |
32min - INCRÍVEL! Morales perde sem goleiro! Após cruzamento rasteiro da direita, a bola passa por Bruno e o atacante, sozinho na pequena área, manda por cima do travessão rubro-negro. |
Esse foi o segundo revés do Flamengo na competição, ambos no Chile. O clube não vence há três rodadas na Libertadores e já vinha de um empate, em casa, para a Universidad do Chile. Com o triunfo, a Universidad Catolica foi para seis pontos e encerra sua participação também na quarta-feira, contra a rival Universidad do Chile.
De quebra, os brasileiros vão com a moral em baixa para a decisão da Taça Rio no próximo domingo. O time precisará vencer o Botafogo, às 16h, no Maracanã, para impedir que o rival seja campeão por antecipação e forçar a realização de dois jogos finais.
"Acho que o cansaço nos atrapalhou, mas não serve de desculpa. Tem dias em que nada dá certo. Mas a gente não pode deixar essa derrota abalar nosso ânimo e prejudicar na decisão de domingo", disse Vagner Love, que não teve boa atuação.
Nesta noite, o Flamengo, pela quarta partida seguida na temporada, não teve Adriano. O atacante segue em recuperação de uma lombalgia. Sem o Imperador, Andrade optou por Bruno Mezenga ao lado de Vagner Love e escalou Petkovic como titular, na vaga do também machucado Michael.
O que se viu foi um time lento e sem força ofensiva no primeiro tempo, em que sofreu dois gols após falhas de sua dupla de zaga. Primeiro, Álvaro e Angelim perderam no alto para Morales no lance do gol de Díaz, logo aos 2min de jogo.
Depois, aos 45min, com Fabrício no lugar do lesionado Álvaro, a defesa apenas observou Silva cruzar, Morales tentar concluir e, mesmo sem tocar na bola, enganar a todos, inclusive o goleiro Bruno.
“Demos muito espaço, eles ficaram com a bola e nós não jogamos. Libertadores é marcação forte. É correr atrás agora no segundo tempo para não ficar feio”, alertou o defensor Ronaldo Angelim.
Insatisfeito, Andrade sacou no intervalo Willians e Petkovic, colocando Fierro e Vinicius Pacheco. Se continuou a não jogar bem, o Flamengo ao menos esteve mais presente no campo do adversário e chegou a levar perigo em alguns chutes, sendo uma equipe mais vibrante.
Contudo, em nenhum momento pressionou e muitas vezes foi envolvido pelo bom toque de bola chileno. Ainda viu Morales, aos 32min, perder, sem goleiro, chance inacreditável de ampliar o marcador.
"A gente podia jogar até amanhã que não faríamos gol. Fomos muito mal e acho que o gol sofrido no início nos abalou. Mas não podemos deixar esse resultado interferir no desempenho de domingo, contra o Botafogo", concluiu o técnico Andrade, após a partida.
UNIVERSIDAD CATÓLICA-CHI 2 X 0 FLAMENGO
Universidad Católica
Garcés; Ponce (Rosende), Fuentes e Henríquez; Valenzuela, Ormeño (Rubio), Martínez (Meneses), Díaz e Silva; Mirosevic e Morales
Técnico: Marco Antônio Figueroa
Flamengo
Bruno; Leonardo Moura, Álvaro (Fabrício), Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado, Toró, Willians (Fierro) e Petkovic (Pacheco); Vagner Love e Bruno Mezenga
Técnico: Andrade
Data: 14/04/2010 (quarta-feira)
Local: Estádio San Carlos de Apoquindo, Santiago (Chile)
Árbitro: Sergio Pezzota (Argentina)
Auxiliares: Norberto Moyano (Argentina) e Ariel Bustos (Argentina)
Cartões amarelos: Ponce (U); Vinicius Pacheco (F)
Gols: Diaz, aos 2min, Silva, aos 45min do primeiro tempo
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas