UOL Esporte Libertadores
 
21/04/2010 - 07h01

São Paulo recebe Once Caldas e luta contra pior campanha em 23 anos

Carlos Padeiro
Em São Paulo

CAMPANHAS NA 1ª FASE DA LIBERTADORES

2010 10 pontos, 2º colocado (5 rodadas)
2009 13 pontos, 1º colocado
2008 11 pontos, 1º colocado
2007 11 pontos, 2º colocado
2006 12 pontos, 1º colocado
2005 12 pontos, 1º colocado
2004 15 pontos, 1º colocado
1994 e 1993 Entrou direto nas oitavas de final
1992* 11 pontos, 2º colocado
1987, 82 e 78 Eliminado na 1ª fase
1974* 14 pontos, 1º colocado
1972* 11 pontos, 1º colocado

Reviravolta. Essa foi a palavra utilizada por Hernanes caso o São Paulo vença o Once Caldas nesta quarta-feira, às 21h50, no Morumbi. O clima esquentou após a eliminação para o Santos no Campeonato Paulista e, principalmente, por conta da insatisfação de Washington com a condição de reserva. O último compromisso pela primeira fase da Copa Libertadores surge como uma oportunidade de acalmar os ânimos.

Já uma derrota significaria a pior campanha na fase de grupos desde 1987. Naquele ano, o time do técnico Cilinho ficou fora do mata-mata após ganhar apenas uma partida na chave composta por Guarani e os chilenos Cobreloa e Colo-Colo – perdeu três vezes e empatou duas.

Agora, 23 anos depois, uma eliminação precoce é pouco provável. Acontecerá apenas se o São Paulo for goleado em pleno Morumbi, nesta quarta, e ainda ocorrer uma combinação de resultados em outros grupos.

A equipe tricolor soma dez pontos e precisa da vitória para ultrapassar o Once Caldas, que tem 11. Assim, terminaria a primeira fase como líder do Grupo 2, o que lhe garantiria a vantagem de atuar em casa no duelo de volta pelas oitavas de final.

“Nosso grupo é um dos mais fortes, com Monterrey e Once Caldas. Brigamos pela liderança na última rodada, contra um time forte e equilibrado e, pelas declarações que vi, eles vêm buscar a primeira colocação. Vai ser uma briga boa”, comentou Ricardo Gomes.

O SÃO PAULO NO TWITTER

O treinador realizará apenas uma mudança no time em relação ao clássico do último domingo contra o Santos. Marlos volta de suspensão, e Cleber Santana retorna ao banco de reservas.

Washington, multado em 20% do seu salário por reclamar publicamente da reserva, segue como opção para o segundo tempo.

JUCA OPINA

"Uma vitória sobre o asa negra Once Caldas garante o primeiro lugar"

Questionado se este não é o “clima ideal” para uma partida decisiva, Hernanes respondeu: “Sem dúvida não é, mas a gente tem de ter uma mentalidade de que isso já passou. Vamos ver como uma chance de reverter essa situação, porque uma vitória muda o clima. É pensar positivo e ganhar será uma reviravolta.”

Carrasco do São Paulo nas semifinais da Libertadores de 2004, quando segurou o empate por 0 a 0 no Morumbi e ganhou na Colômbia por 2 a 1, o Once Caldas viajou à capital paulista com a missão de conseguir um empate e terminar como o melhor da chave.

SÃO PAULO X ONCE CALDAS-COL

Data: 21/04/2010, quarta-feira
Horário: às 21h50 (de Brasília)
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo
Transmissão na TV: Rede Globo
Árbitro: Diego Hernán Abal (da Argentina)
Assistentes: Ariel Fernando Bustos e Diego Pablo Romero (ambos da Argentina)

São Paulo
Rogério Ceni; Cicinho, Alex Silva, Miranda e Richarlyson; Rodrigo Souto, Hernanes, Jorge Wagner e Marlos; Dagoberto e Fernandinho
Técnico: Ricardo Gomes

Once Caldas-COL
Luis Martínez; Vélez, Diego Amaya, Vizcarrondo e Alexis Henríquez; Luis Núñez, Castrillón, Danny Santoya e Diego Arias; Dayro Moreno e Uribe
Técnico: Juan Carlos Osorio


*Em 1992, 74 e 72, a vitória valia dois pontos. Para comparar com a campanha de 2010, o UOL Esporte considerou cada triunfo como três pontos.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host