UOL Esporte Libertadores
 
22/04/2010 - 07h00

Sem Ronaldo, Corinthians mira melhor fase de grupos da história na Libertadores

Bruno Thadeu
Em São Paulo

CORINTHIANS EM LIBERTADORES

  • Corinthians, de Giba, caiu nas oitavas diante do Boca em 1991. Fraca 1ª fase: 50% dos pontos

  • Folha Imagem

    A melhor performance do clube em primeiras fases de Libertadores foi em 2003: 83,3% dos pontos

  • AP

    O atual Corinthians pode terminar a fase de grupos com a melhor campanha entre os 32 participantes

Milhões de reais foram investidos. Um enorme aparato foi montado para cuidar fisicamente de Ronaldo, e as principais estrelas foram mantidas no elenco. O projeto arquitetado exclusivamente para o ano do centenário pode ter o efeito esperado pelo Corinthians, pelo menos por enquanto.

Classificado, o time alvinegro encara o Independiente nesta quinta-feira, às 21h50, no Pacaembu, com a chance de confirmar a melhor campanha entre os 32 times ainda presentes na atual edição do torneio, o que dará o direito de disputar em casa todos jogos de volta dos mata-matas.

“Quem se classifica melhor pode apresentar surpresa de momento, mais ligada ao desempenho do grupo do que geral da competição. Mas não dá para escolher rival para a outra fase e também não gosto de ficar apontando muito, porque pode dar o pior e já sai psicologicamente abatido”, comenta Mano Menezes.

Além da possibilidade de “título” da fase, um triunfo do Corinthians em casa assegurará a melhor campanha de sua história em uma fase de grupos da Libertadores. É a oitava participação do clube na competição.

A melhor campanha corintiana em fases de grupos ocorreu em 2003, quando somou 15 pontos, aproveitamento de 83,3% dos pontos.

Se o Corinthians derrotar o Independiente chegará a 16 pontos - aproveitamento de 88,9% dos pontos.

A pior foi em 1977, eliminado logo na fase inicial, somou cinco dos 12 possíveis. Nas edições disputadas pelo Corinthians em 1977 e 1991, a vitória representava dois pontos.

A condição de classificado com antecedência fez Mano Menezes iniciar planos para as oitavas. Ronaldo está fora do confronto desta quinta. O Fenômeno priorizará atividades de aprimoramento muscular durante a semana. Em seu lugar atuará Iarley.

“O Mano me deu liberdade para eu jogar mais fora da área, mas eu também buscarei atuar mais centralizado”, comenta Iarley.

CORINTHIANS NO TWITTER

Felipe, com um coágulo na perna, continua fora do time. Julio Cesar será o goleiro corintiano. Tcheco e Morais estão contundidos.

O Independiente enfrentará o Corinthians para cumprir tabela. O time não tem mais chances de classificação.

Para o duelo no Pacaembu, o time colombiano terá apenas cinco jogadores no banco de reservas. A ideia é priorizar a disputa das semifinais do torneio local.

Luis Carlos Arias, lesionado, e Ochoa, opção técnica, não viajaram.

CORINTHIANS X INDEPENDIENTE-COL

Data: 22/04/2010, quinta-feira
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo
Horário: 21h50
Transmissão: Sportv
Árbitro: José Federico Beligoy (ARG)
Assistentes: Daniel Norberto Moyano e Roberto Reta (ARG)

Corinthians
Julio Cesar, Moacir, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Danilo; Dentinho e Iarley
Técnico: Mano Menezes

Independiente
Aldo Bobadilla; Ricardo Calle, Anselmo De Almeida, Leiton Jiménez e Juan Valencia; Jhon Javier Restrepo, Esteban Ortiz, Tressor Moreno e Nelson Barahona; Felipe Pardo e César Valoyes
Técnico: Leonel Álvarez
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host