UOL Esporte Libertadores
 
29/04/2010 - 08h14

Enfrentar o Nacional não será novidade para cruzeirense Gilberto

Gustavo Andrade
Em Belo Horizonte

Embora não estivesse na disputa do Torneio de Verão em janeiro de 2009, no Uruguai, o meia Gilberto não será pego de surpresa ao entrar em campo para enfrentar o Nacional nesta quinta-feira, às 19h (horário de Brasília), no Mineirão. O camisa 10 do Cruzeiro tem uma experiência diante da equipe uruguaia em mata-mata na Copa Libertadores.

Em 2002, defendendo o Grêmio, Gilberto eliminou o Nacional nas quartas de final. Depois de vencer em 1 a 0 em Porto Alegre, o tricolor gaúcho garantiu vaga nas semifinais com empate em 1 a 1, em Montevidéu.

Com a experiência de uma classificação diante do Nacional, Gilberto pede atenção aos companheiros com a postura do adversário. “Sempre que joga fora de casa em fases finais da Libertadores, o Nacional atua com duas linhas de quatro. Muitas vezes só com um atacante. Foi assim em 2002, quando jogava no Grêmio e vencemos por 1 x 0 no Olímpico. Depois, empatamos por 1 x 1 em Montevidéu e nos classificamos”, afirmou.

Entre os jogadores do Nacional, Gilberto tem conhecimento especial sobre os volantes Oscar Morales, que estava no elenco do Nacional em 2002, e Gustavo Varela, a quem enfrentou no futebol alemão.

“Em 2002 já estava lá o (Oscar) Morales, capitão do time. O (Gustavo) Varela jogou no Schalke 04, um jogador 'chato', que joguei várias vezes contra quando estava no Hertha Berlim. Eles têm jogadores com qualidade, temos que ter cuidado”, alertou.

O CRUZEIRO NO TWITTER


Diante do Nacional, o Cruzeiro defenderá o retrospecto de 100% de aproveitamento em casa na Libertadores. Em quatro jogos, a equipe marcou 16 gols e sofreu apenas um. O meia cruzeirense evita prognósticos para o confronto contra a equipe uruguaia. “Futebol é imprevisível. É difícil dizer qual vai ser o placar, se será goleada ou não. O importante é não perder essa partida em casa”, observou.

Gilberto chegou ao Cruzeiro para sua segunda passagem pelo clube em julho passado, portanto não participou do último confronto com o Nacional. Em janeiro de 2009, o Cruzeiro goleou o Nacional, por 4 a 1, e conquistou o Torneio de Verão, competição amistosa disputada na capital do Uruguai. O time celeste havia vencido o arquirrival Atlético-MG, por 4 a 2, no primeiro jogo do torneio.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host