UOL Esporte Libertadores
 
30/04/2010 - 07h01

Retrospecto em 2010 dá força para Fla findar traumas na Libertadores

Cauê Rademaker
No Rio de Janeiro
  • David anulou Ronaldo no duelo do Rio de Janeiro e, se Fla não levar gol na volta, avançará no torneio

    David anulou Ronaldo no duelo do Rio de Janeiro e, se Fla não levar gol na volta, avançará no torneio

Por pouco o Flamengo não foi eliminado na fase de grupos da Libertadores e fechou sua década com péssimas participações no torneio continental. Contudo, ao vencer o duelo de ida das oitavas de final contra o Corinthians por 1 a 0, a equipe rubro-negra mudou o quadro. Apoiada no retrospecto da temporada, espera acabar com as más campanhas recentes na competição.

Para avançar às quartas de final, algo que não ocorre com o clube desde 1993, quando foi eliminado pelo São Paulo, o time flamenguista joga pelo empate na próxima quarta-feira no Pacaembu. Se perder por um gol de diferença, desde que tenha feito ao menos um, também elimina o adversário. Derrota por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis.

“Não é muito grande a vantagem , mas ajuda. O empate é nosso e esperamos que possamos jogar em cima disso, mas também não podemos ficar só atrás. É fazer o possível para atacar o Corinthians”, alertou o zagueiro David.

O FLA NA LIBERTADORES

1981 - Campeão
1982 - Triangular semifinal
1983 - Primeira fase
1984 - Triangular semifinal
1991 - Quartas-de-final
1993 - Quartas-de-final
2002 - Primeira fase
2007 - Oitavas de final
2008 - Oitavas de final

Em 2010 o Flamengo sofreu apenas uma derrota por um placar que o eliminaria nesta oitavas de final. Foi justamente na Libertadores, quando perdeu por 2 a 0 para a Universidad Catolica na fase de grupos. Por sinal, esse foi o único duelo em que a equipe da Gávea não marcou um gol no ano.

Em 25 partidas oficiais disputadas, foram apenas quatro resultados negativos, sendo dois para o Botafogo e outro para a Universidad do Chile, todos por 2 a 1. Além, é claro, do revés por 2 a 0 para a Universidad Catolica.

Se conseguir manter essa boa média no ano, o Flamengo deixará São Paulo com a classificação, inédita nesta década. Nas outras três vezes em que disputou a Libertadores neste Século 21, o time rubro-negro não deixou boas recordações para o seu torcedor.

Em 2002, foi eliminado na primeira fase, enquanto em 2007 e 2008 a equipe, uma das favoritas ao título, caiu nas oitavas de final, ao ser batida no mata-mata por Defensor-URU e America-MEX, respectivamente.

“Nossa tranquilidade agora é maior, porque conseguimos a vantagem. Mas não acabou e temos que ficar com o pé no chão. Tem o jogo da volta em São Paulo e sabemos da força do Corinthians no Pacaembu. Temos que estar preparados, porque eles merecem respeito”, pregou o técnico Rogério Lourenço.

Quem passar do confronto entre Flamengo e Corinthians vai enfrentar nas quartas de final o vencedor de Universidad do Chile x Alianza Lima-PER. No duelo de ida, nesta última quinta-feira, os chilenos venceram por 1 a 0 fora de casa.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host