UOL Esporte Libertadores
 
30/04/2010 - 09h00

Lourenço credita vitória sobre Corinthians a Adriano e setor defensivo

Da Folhapress
Em São Paulo

A vitória do Flamengo sobre o Corinthians por 1 a 0 na última quarta-feira, no Maracanã, pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, passou pelos pés do centroavante Adriano e do bom desempenho dos jogadores na defesa. A avaliação é do treinador interino Rogério Lourenço, que poderá ser efetivado no cargo dependendo do desfecho do jogo de volta contra os paulistas na próxima quarta-feira, no Pacaembu, em São Paulo.

Antes da partida, o Flamengo estava desacreditado pela crise interna que culminou nas demissões do técnico Andrade, que comandou o clube na conquista do Cameponato Brasileiro de 2009, e dos dirigentes Marcos Braz e Henrique Manhães. O desempenho de Adriano era outra incógnita: o atacante foi um dos mais vaiados pela torcida na derrota por 2 a 1 para o Botafogo na final da Taça Rio, que deu o título estadual ao rival.

A inexperiência de Rogério Lourenço no comando de uma equipe profissional também era vista com ressalvas. Porém, a vitória de quarta-feira, em um Maracanã encharcado e com desvantagem numérica por quase 60 dos 90 minutos após a expulsão de Michael, foi capaz de amenizar a crise flamenguista. Na avaliação do técnico, a aplicação dos jogadores aos esquema defensivo foi um dos fatores decisivos.

‘A zaga teve muita atenção e a atuação foi muito boa. Durante estes dias, procurei falar que o setor defensivo começa com o Adriano e o [Vagner] Love compondo o meio de campo”, disse Lourenço ao site do clube. Do 4-4-2 de Andrade, o Flamengo de quarta-feira atuou numa espécie de 3-5-2, com o volante Rômulo no papel de terceiro zagueiro, à frente de David e Ronaldo Angelim.

No ataque, Adriano ainda se mostrou fora de forma, mas voltou a fazer a marcar e anotou seu segundo gol na Libertadores. Para Lourenço, porém, o jogador já voltou à disputa por uma vaga na seleção brasileira. ‘Ele fez uma grande partida. Ajudou muito o setor defensivo e segurou a bola lá na frente quando precisamos. Acredito que ele está voltando à velha forma, é o Imperador, e vamos ajudá-lo a ir à Copa.”

Para o jogo de volta, os meias Vinícius Pacheco e Petkovic disputarão a vaga do suspenso Michael. No Pacaembu, o Flamengo precisará de um empate ou mesmo uma derrota por um gol de diferença, desde que balance as redes corintianas. Se o Corinthians vencer por 1 a 0, a decisão irá para os pênaltis.

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host