UOL Esporte Libertadores
 
04/05/2010 - 18h29

Retrospecto no Uruguai mostra "equilíbrio" entre Cruzeiro e Nacional

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Com vantagem adquirida na vitória por 3 a 1 sobre o Nacional no Mineirão, o Cruzeiro pode até perder por um gol de diferença nesta quarta-feira, às 21h50 (horário de Brasília) em Montevidéu, para avançar às quartas de final da Copa Libertadores. Nos cinco jogos oficiais entre as duas equipes na capital do Uruguai, em três oportunidades os resultados obtidos seriam favoráveis ao time celeste desta vez. Em outras duas os uruguaios estariam, hoje, classificados.

A partida desta quarta-feira será o sexto compromisso oficial do Cruzeiro diante do Nacional em Montevidéu. No primeiro confronto em território uruguaio, o time mineiro foi derrotado por 2 a 0, pela Copa Libertadores de 1967, placar que se repetido dará a vaga nas quartas de final desta edição ao time uruguaio.

Em 1991, o Nacional conseguiu outra vitória por margem suficiente para sua classificação nesta quarta-feira. Pela Supercopa daquele ano, a equipe uruguaia venceu o Cruzeiro por 3 a 0 no estádio Centenário.

Em contrapartida, por três vezes, o Cruzeiro retornou de Montevidéu com placares que lhe seriam favoráveis nesta quarta-feira. Na Supercopa de 1988, o Nacional saiu de campo vitorioso, mas com placar de 3 a 2. Pela mesma competição, porém na edição de 1993, a equipe mineira venceu no estádio Centenário por 3 a 2. No último jogo oficial em Montevidéu, houve empate em 1 a 1 pela Supercopa de 1996.

Agora em 2010, no confronto pelas oitavas de final da Copa Libertadores, o Cruzeiro garantirá classificação em Montevidéu até com derrota por um gol de diferença, já que venceu no Mineirão por 3 a 1. Um revés por dois gols de desvantagem também pode ser favorável ao time celeste, desde que marque ao menos duas vezes. Caso o Nacional vença por 3 a 1, a decisão da vaga nas quartas de final será em disputa de pênaltis.

No retrospecto geral de confrontos entre Cruzeiro e Nacional, o time mineiro leva vantagem. Foram 14 partidas, com oito vitórias cruzeirenses, dois empates e quatro triunfos da equipe uruguaia. O time mineiro marcou 28 gols e sofreu 20. Três desses jogos foram válidos por competições amistosas.

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host