UOL Esporte Libertadores
 
Sebastião Moreira/EFE

Com gol de Vágner Love, o Flamengo de Rogério Lourenço assegurou vaga na quartas

06/05/2010 - 12h00

Lourenço segue 'escola interina', mantém tradição flamenguista e ofusca Mano

Renan Prates
Em São Paulo

O técnico Rogério Lourenço, então interino no comando do Flamengo, conseguiu um feito digno de nota nas duas partidas das oitavas da Libertadores contra o Corinthians. Contrariando as expectativas, o treinador comandou a equipe que eliminou o time de melhor campanha na competição até então, repetindo coincidências históricas do passado flamenguista e ofuscando o badalado Mano Menezes.

COINCIDÊNCIAS LOURENÇO/ANDRADE

Iniciou a carreira de jogador em 1988 pelo Flamengo, onde também teve sua primeira experiência como técnico em um time de futebol (2010) Iniciou a carreira de jogador em 1974 pelo Flamengo, onde também teve sua primeira experiência como técnico em um time de futebol (2004)
Antes de efetivá-lo, o Flamengo tentou, sem sucesso, trazer de volta o técnico Joel Santana Antes de efetivá-lo, o Flamengo tentou, sem sucesso, contratar Carlos Alberto Parreira
Tem como característica escalar um volante alto na frente dos zagueiros. O escolhido foi Rômulo Tinha como característica escalar um volante alto na frente dos zagueiros. O escolhido foi Aírton
Escala no meio de campo três volantes (Rômulo, Maldonado e Willians) e um meia Conquistou o título brasileiro com três volantes ante o Grêmio (Airton, Toró, Willians)

Lourenço seguiu a ‘escola Andrade’ e igualou o seu antecessor no comando do Flamengo em alguns aspectos. O principal deles foi o fato de conquistar um feito à frente do clube mesmo ainda sendo interino (há 17 anos o clube carioca não chegava nessa fase da Libertadores).

Vale lembrar que Andrade foi efetivado em julho do ano passado, depois da demissão de Cuca. O antigo treinador assumiu sob desconfiança, mas comandou a retomada daquele Flamengo que se tornou campeão brasileiro.

O atual treinador do Flamengo também assumiu a equipe nas mesmas condições. Lourenço chegou em um clube repleto de problemas extra-campo, além de ter conquistado a última vaga para as oitavas de final graças a uma combinação de resultados.

O sucesso de Lourenço vem referendar a tese de que o Flamengo historicamente tem êxito em efetivar treinadores interinos. O próprio Andrade é um bom exemplo disso, além do sempre citado Carlinhos. Paulo Cesar Carpegiani, campeão mundial pelo time carioca em 1981, era jogador do clube um ano antes.

O treinador disse que vem obtendo êxito por acreditar nas suas convicções e não inovar muito, já que até agora Lourenço teve pouco tempo para treinar o Flamengo. “A gente tem muita coisa para melhorar, mas o tempo era curto e não tinha como fazer muitas alterações. Meu objetivo inicial era dar um suporte melhor para a defesa e liberar os dois laterais para avançar”, explicou.

A classificação do Flamengo para as quartas de final deixou Rogério Lourenço com moral perante a diretoria do clube rubro-negro. A presidente Patrícia Amorim sinalizou que deverá formalizar a contratação do treinador para comandar o time no Brasileirão e no restante da Libertadores.

“Tivemos um abraço longo depois do jogo e estou bastante segura quanto à continuidade dele, principalmente pela aceitação do grupo em relação a ele. Meu treinador é o Rogério. Meu não, quer dizer, o treinador do Flamengo", decretou.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host