UOL Esporte Libertadores
 
Arquivo/EFE

São Paulo e Inter lutam para ser o primeiro brasileiro a disputar duas vezes o Mundial

05/08/2010 - 07h01

Após 4 anos, São Paulo e Inter reeditam decisão por domínio no Mundial

Carlos Padeiro e Jeremias Wernek
Em São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS)

São Paulo e Internacional definem na noite desta quinta-feira quem será o clube brasileiro na decisão da Copa Libertadores. Mais do que isso, o vencedor garante vaga no Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, já que o outro finalista é o mexicano Chivas, que não pode representar o futebol sul-americano nos Emirados Árabes Unidos.

Será uma reedição da final de 2006, quando o time gaúcho levou a melhor e ergueu a taça. A diferença agora é que a fase é semifinal, porém com uma premiação antecipada: carimbar o passaporte para o torneio que reúne os campeões dos continentes no fim do ano.

Desde que a Fifa assumiu a organização do Mundial em 2000, Corinthians, São Paulo e Inter representaram o Brasil uma vez cada. Portanto, a supremacia nacional estará em jogo nesta noite, a partir das 21h50. Quem levar a melhor no Morumbi será o clube nacional com mais participações no torneio.

“A vaga no Mundial não altera o comportamento. A gente tinha que ganhar do Inter de qualquer jeito, e a situação continua igual. O que muda é um prêmio maior, um prêmio antecipado de estar no Mundial, mas a necessidade de se classificar continua a mesma”, opinou o capitão são-paulino Rogério Ceni.

Do outro lado, o volante Sandro afirmou: “Com certeza muda, sim. O fato de ganhar ou empatar e estar no Mundial motiva mais o nosso time a passar pelo São Paulo. Com certeza eles vão estar muito motivados também para esse jogo.”

A equipe colorada entra em campo em vantagem. Como venceu por 1 a 0 no Beira-Rio, joga por um empate. Já os paulistas precisam ganhar por dois gols de diferença – triunfo por 1 a 0 leva a disputa para os pênaltis.

O técnico Ricardo Gomes adotará uma formação ofensiva, praticamente um 4-3-3, com Fernandão, Dagoberto e Ricardo Oliveira na frente. Já Celso Roth repetirá o 4-5-1, com Tinga como reforço no meio e D’Alessandro e Taison próximos ao centroavante Alecsandro.

Além disso, a partida pode marcar algumas despedidas. Pelo lado são-paulino, Hernanes está negociado com o Lazio e viaja à Itália assim que encerrar a sua participação na Libertadores. Em caso de derrota, Ricardo Gomes dificilmente terá seu contrato renovado. O reserva Marcelinho Paraíba está próximo de um acerto com o Sport.

No Inter, Sandro, vendido ao Tottenham, precisa se apresentar na Inglaterra 48 horas depois do término da participação do clube gaúcho no torneio sul-americano. Além dele, o lateral-esquerdo Kléber e o atacante Taison também não devem permanecer para o restante do ano.

SÃO PAULO X INTERNACIONAL

Data: 05/08/2010, quinta-feira
Horário: às 21h50min (horário de Brasília)
Transmissão de TV: Globo, Bandsports e Sportv
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Carlos Amarilla (PAR)
Auxiliares: Nicolás Yegros (PAR) e Milciades Saldívar (PAR)

São Paulo
Rogério Ceni; Jean, Alex Silva, Miranda e Junior Cesar; Rodrigo Souto, Hernanes, Cleber Santana; Fernandão, Dagoberto e Ricardo Oliveira
Técnico: Ricardo Gomes

Internacional
Renan; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Sandro, Guiñazu, Tinga, D’Alessandro e Taison; Alecsandro
Técnico: Celso Roth

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host