UOL Esporte Libertadores
 
17/08/2010 - 11h11

Para jornalistas mexicanos, só 'partida perfeita' fará Chivas vencer o Inter

Daniel Cassol
Em Porto Alegre

O capitão Héctor Reynoso e o treinador José Luiz Real afirmaram nesta segunda que o Chivas pode, sim, jogar mais do que o apresentado em Guadalajara, quando o Inter venceu por 2 a 1. Os jornalistas mexicanos até concordam com a tese, mas reconhecem a força do Inter no Beira-Rio e acreditam que só com uma partida perfeita o Chivas poderá ser campeão da Libertadores.

A reportagem do UOL Esporte conversou com alguns jornalistas mexicanos que trabalhavam nesta segunda no Beira-Rio. Para os profissionais da imprensa esportiva, já não há muita esperança de que o Chivas possa reverter a desvantagem, a não ser que faça um jogo perfeito e faça valer o retrospecto fora de casa na Libertadores.

“A realidade é que não existe a confiança de que o Chivas possa virar o resultado, pelo jogo que fez em Guadalajara. O Inter é melhor que o Chivas”, admite Raymundo Gonzalez, do jornal esportivo Record, de Guadalajara. Ele lembra que só uma atuação como a apresentada em Santiago, quando o Chivas venceu a Universidad de Chile por 2 a 0, pode dar esperança aos mexicanos. “Se o Chivas faz uma partida praticamente perfeita, pode ser que vença o Inter”, avalia.

O comentarista da Fox Sports mexicana, Salvador Aguilera, o Chivas também se viu prejudicado pelo jogo em gramado sintético em Guadalajara. “Creio que Chivas não estava adaptado totalmente à sua nova casa. A equipe joga muito melhor do que apresentou na partida de ida”, explica.

Agora, o desafio é repetir o bom retrospecto fora de casa na Libertadores. Confiante, Aguilera alerta que o Inter é quem está com a obrigação do título, o que poderia beneficiar os mexicanos. “O Inter é quem tem a pressão agora. Com toda a vantagem que trouxe, tem a obrigação de ser campeão. E o Chivas pode surpreender a qualquer momento”, aposta.

Apesar do fio de esperança em uma virada mexicana, os jornalistas que acompanham o Chivas sabem que a parada é difícil. Todos se declaram impressionados com a atuação do Inter no primeiro jogo da final. “Sabemos o que é o Inter. Em Guadalajara, parecia o time da casa”, resume Manoel Gómez, do jornal Esto.

O repórter da Televisa, Marco Cancino, concorda. “Não vejo muitas debilidades no Inter. Claro que o técnico deve haver detectado alguma coisa, mas o Inter me parece um time muito compacto e de qualidade”, admite.

Inter e Chivas decidem o título da Libertadores às 21h50 desta quarta-feira, no estádio Beira-Rio. O Inter tem a vantagem do empate, mas uma vitória simples do Chivas leva a partida para a prorrogação.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host