Topo

Libertadores - 2019

Grêmio abre pré-Libertadores contra Liverpool-URU para salvar início de ano

Até Renato Gaúcho (f) está com a moral abalada pelo começo complicado de 2011 - Fábio Berriel/Freelancer
Até Renato Gaúcho (f) está com a moral abalada pelo começo complicado de 2011 Imagem: Fábio Berriel/Freelancer

Do UOL Esporte

Em Porto Alegre

26/01/2011 07h02

O torcedor do Grêmio amargou o fim trágico da novela Ronaldinho Gaúcho, assistiu as trapalhadas da parceria com a Traffic, viu Vinícius Pacheco ser apresentado e precisar voltar ao Flamengo, criou expectativa mas recebeu poucos reforços e, por fim, lamentou a saída de Jonas. Nesta quarta-feira, porém, todo infortúnio do início de 2011 pode ser revertido. A partida contra o Liverpool, às 22h, no estádio Centenário, em Montevidéu, significa a possibilidade de avançar para a fase de grupos de Libertadores e por um fim nos problemas. Encaminhar a classificação é o dever dos comandados de Renato Gaúcho para salvar o princípio tempestuoso.

Para priorizar a partida e esquecer os problemas fora de campo, dirigentes, técnico e jogadores afinaram o discurso desde segunda-feira. Toda manifestação oficial só se refere a partida desta noite. O problema mais recente - a saída de Jonas - virou passado com velocidade espantosa e Renato Gaúcho tratou de blindar o grupo de jogadores.

"Só eu vou dar entrevistas nesta segunda, e antecipei meu diálogo com vocês da imprensa exatamente para blindar meu elenco. Não quero que meus jogadores percam o foco. Nosso pensamento é um só: conseguir um bom resultado contra o Liverpool", disse o técnico gremista antes de partir para capital uruguaia.

O mistério ronda o time gremista. A lista de relacionados para viagem não foi divulgada, seguindo nova norma imposta pelo comando técnico. Até a relação de inscritos demorou para sair e só foi levada à público depois de muita reclamação e através do site oficial.

A ideia de Renato Gaúcho é tornar o Grêmio tão desconhecido ao Liverpool, quanto o Liverpool é desconhecido ao Grêmio. Mesmo que o auxiliar técnico Andrey Lopes tenha observado os últimos dois jogos do time uruguaio, pouco se sabe sobre jogadores de expressão, alternativas no elenco ou lances treinados do adversário.

O respeito é outra arma gremista para conquistar um bom resultado. O exemplo do Internacional no Mundial de Clubes (derrotado pelo Mazembe da República do Congo nas semifinais quando era favorito) é citado com frequência por jogadores e treinador do time tricolor. Assim, ninguém sequer pensa em menosprezar o oponente.

Torcida local pelo Grêmio

  • Divulgação

    Além dos brasileiros que moram ou foram ao Uruguai torcer pelo Grêmio, o time tricolor terá a torcida dos aficionados do Cerro, que irão retribuir o apoio dado pelos gremistas na Libertadores 2010 quando enfrentaram o Inter

"Posso adiantar que o Liverpool vai ter todo nosso respeito. É um adversário que tem seus méritos, por isso está na Libertadores. Ninguém ganha nada de boca, o exemplo está aí", garantiu Renato.

Desde a reapresentação dos jogadores, o calendário gremista está sendo preparado visando os dois duelos da pré-Libertadores. A pré-temporada, que estava marcada para Bento Gonçalves, na serra gaúcha, foi realizada em Porto Alegre, o time reserva alternou partidas com o titular no Estadual, não ocorreram jogos-treino e qualquer atleta que sentisse dores era prontamente retirado das atividades. Tudo isso para chegar no enfrentamento com o Liverpool com 100% de capacidade.

No entanto, o Grêmio tem um desfalque no time. Expulso na última partida da Libertadores de 2009, quando o Grêmio foi desclassificado na semifinal pelo Cruzeiro, o volante Adílson dará lugar a Vilson, que é zagueiro mas atuará improvisado. A vaga deixada por Jonas faz Renato Gaúcho manter mistério. Ainda em Porto Alegre o técnico testou a formação 3-6-1 com Neuton na zaga, depois passou para o 4-5-1, com Vinícius Pacheco e, por fim, utilizou Júnior Viçosa e voltou ao 4-4-2. Em meio à possíveis alterações, V.Pacheco é o mais cotado.

O Liverpool disputa sua 1ª Libertadores e chegou à competição por ter acabado o Campeonato Uruguaio em terceiro na última temporada. O clube não utilizará seu estádio na competição continental, pois o acanhado (com capacidade para 6.500 torcedores) Belvedre não possui iluminação. Sem grandes destaques no time, o técnico Eduardo Favaro aposta no grupo e nos treinamentos iniciados uma semana antes do Grêmio para surpreender o time brasileiro.

LIVERPOOL-URU X GRÊMIO

Data: 26/01/2011 (quarta-feira)
Horário: às 22h (horário de Brasília)
Local: Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai)
Transmissão na TV: RBS TV E SPORTV 2
Árbitro: Carlos Torres (PAR)
Auxiliares: César Franco e Darío Gaona (ambos do paraguaios)

LIVERPOOL-URU
Matías Castro; Jonathan Souza, Juan Alvez, Hugo Souza e Maximiliano Monteiro; Mauricio Felipe, Carlos Macchi, Hernán Figueredo e Nícolas Guevara; Emiliano Alfaro e Maureen Franco.
Técnico: Eduardo Favaro

GRÊMIO
Victor; Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Gilson; Fábio Rochemback, Vilson, Lúcio, Douglas e Vinícius Pacheco; André Lima.
Técnico: Renato Gaúcho