Topo

Libertadores - 2019

Muricy Ramalho pede calma ao Flu com arbitragem na Libertadores

Marlos Bittencourt

No Rio de Janeiro

09/02/2011 10h15

Na derrota por 3 a 2 para o Botafogo, pela Taça Guanabara, os jogadores do Fluminense estavam visivelmente nervosos. O capitão Fred, inclusive, pediu para deixar o gramado por causa da irritação. E para a estréia da equipe na Libertadores, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Engenhão, Muricy Ramalho fez um alerta ao seu time.

“Tem de orientar por ser uma competição com arbitragem diferente. Até os árbitros brasileiros mudam o comportamento. Dizem que não, mas mudam. Os juízes marcam poucas faltas na Libertadores. No Brasil, os times mal jogam porque qualquer coisa é falta. No cruzamento os caras agarram, dão trombada e o brasileiro estranha”, explicou Muricy Ramalho.

Para Muricy Ramalho, houve uma visível evolução na arbitragem relativa à Libertadores. De acordo com o técnico do Fluminense, houve época em que os árbitros apitavam de forma favorável aos donos da casa, principalmente nos países de língua espanhola. O treinador comentou até que juízes eram marcados para morrer se não favorecessem os donos da casa.  

“Os nossos jogadores estranham. No Carioca e no Brasileiro não conseguem jogar, mas não existe mais arbitragem como antigamente. O cara marcava lá que você ia morrer, e morria. Não tinha como vencer fora. Se perdesse por 1 a 0 estava bom. Agora não tem mais nada premeditado, isso é bom. Antigamente só time de expressão vencia”, lembrou Muricy.

O FLUMINENSE NO TWITTER

Muricy não demonstrou preocupação com o árbitro paraguaio Carlos Torres, que apitará a partida. O atacante Rafael Moura lembrou o quarto árbitro escalado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Trata-se de Gutemberg de Paula Fonseca, que apitou Fluminense x Botafago, deu seis cartões amarelos para os tricolores e expulsou Valencia.

“Eu disse que naquela partida (derrota por 3 a 2 para os alvinegros na Taça Guanabara) ele foi infeliz pelo que fez. Tenho a certeza de que Gutemberg refletiu muito na noite da partida. Não haverá problema algum contra o Argentinos Juniors somente porque ele será o quarto árbitro da partida”, disse o atacante do Fluminense.