Embalado, Grêmio visita o Junior de Barranquilla de olho na liderança geral
Grêmio e Junior de Barranquilla se enfrentam na Colômbia, nesta quinta-feira, às 23h45 (horário de Brasília). Será somente o segundo jogo da fase de grupos da Libertadores, porém a meta da equipe brasileira já está traçada: não deixar ninguém distanciar para obter a melhor campanha da primeira fase. O principal inimigo, sob a ótica gremista, é o Cruzeiro, que goleou nos dois primeiros jogos. Para vencer e manter 100% de aproveitamento, o time tricolor aposta no embalo das últimas partidas.
Carlos Alberto deve ser a principal novidade no time tricolor para enfrentar o Junior, nesta quinta-feira
Não houve turbulência no 2011 do Grêmio até agora. Nos 12 jogos disputados, os comandados de Renato Gaúcho venceram 8, empataram 3 e só tiveram uma derrota, contra o Novo Hamburgo, na última rodada da chave do Gauchão, quando já não havia mais nada em jogo pois a classificação com melhor campanha no certame estava confirmada.
Por isso, o embalo gera bom momento e planos maiores no Olímpico. Com impressionantes 75% de aproveitamento na temporada, o clube não esconde que a ideia é terminar a fase de grupos da Libertadores como uma das melhores campanhas. Assim haveria vantagens nas eliminatórias, que seriam decididas no Olímpico.
A meta, no entanto, não será fácil. Os primeiros colocados absolutos no certame garantiram alto saldo. O Cruzeiro tem 6 pontos e saldo 9, enquanto o Universidad San Martín tem a mesma pontuação com saldo 5. Para passar os peruanos seria necessário vencer por 2 gols de diferença, porém os mineiros só seriam ultrapassados com uma goleada abrindo 6 gols de vantagem.
O momento gremista é tão bom que a única preocupação de princípio de ano parece solucionada. As dificuldades defensivas sumiram nas últimas partidas, tanto que nos dois encontros mais recentes a equipe marcou 8 gols e não sofreu nenhum.
Problema de última hora
Lúcio voltou a sentir dores no joelho direito e foi poupado do único treinamento realizado na Colômbia. O departamento médico gremista acompanhará a evolução do jogador, que pode dar lugar ao volante Adílson no meio-campo
Renato Gaúcho esconde o time, mas pretende manter a ideia tática com somente um volante. Fábio Rochemback será o defensor principal no meio-campo, enquanto Carlos Alberto e Lúcio fazem os lados do losango, que será completo por Douglas.
Após marcar três, dos cinco gols contra o Ypiranga, a dupla de ataque formada por André Lima e Borges garante confiança e promete rendimento. "Tenho saído bastante da área, procurado dar opções aos laterais. O Renato Gaúcho fala que eu e o André (Lima) devemos dar opções para os homens de meio, e temos nos esforçado muito", comentou Borges.
O Junior de Barranquilla se caracteriza por buscar o arremate de fora da área como principal arma. Esta situação ficou clara na vitória contra o León, no Peru, na primeira rodada do grupo 2 da Libertadores. A boa atuação no embate, contudo, não está se repetindo no Campeonato Colombiano, onde o time ocupa a 12ª colocação entre 18 clubes e tem somente 4 pontos em 4 jogos.
Amaya, expulso, não enfrentará o Grêmio pois precisa cumprir suspensão automática. Os dois principais atletas do time ainda são dúvidas par a partida. Viera, goleiro com passagem pelo Villareal da Espanha, e Viáfara, que já esteve no futebol inglês se recuperam de lesão e não sabem se poderão atuar.
JUNIOR DE BARRANQUILLA X GRÊMIO
Data: 24/02/2011 (quinta-feira)
Horário: às 23h45 (horário de Brasília)
Local: estádio Metropolitano, em Barranquilla (COL)
Transmissão na TV: Bandsport e Sportv
Árbitro: Marco Rodríguez (MEX)
Auxiliares: Marvin Torrentera e José Luis Camargo (ambos mexicanos)
Junior de Barranquilla
Viera; Jossymar, Macías, De Almeida e Fawcett; García, Viáfara, Valencia e Giovanni; Páez e Bacca
Técnico: Óscar Quintabani
Grêmio
Victor; Gabriel, Paulão, Rodolfo e Gilson; Fábio Rochemback, Carlos Alberto, Lúcio (Adílson) e Douglas; Borges e André Lima.
Técnico: Renato Gaúcho
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.