Topo

Libertadores - 2019

Sob olhar de Mano, Cruzeiro goleia, obtém série perfeita e encaminha classificação

Jogadores do Cruzeiro comemoram gol durante a vitória sobre o Tolima - Juliana Flister/Vipcomm
Jogadores do Cruzeiro comemoram gol durante a vitória sobre o Tolima Imagem: Juliana Flister/Vipcomm

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

16/03/2011 23h48

Sob o olhar do técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, que esteve em Sete Lagoas nesta quarta-feira, o Cruzeiro goleou o Deportes Tolima por 6 a 1, na Arena do Jacaré, encerrou a série em casa com 100% de aproveitamento e ficou muito perto da classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
3min - GOL DO CRUZEIRO!!! Montillo recebe passe de Henrique na esquerda do ataque, limpa a marcação e solta um chute certeiro de fora da área. No ângulo esquerdo da meta
29min - A defesa do Cruzeiro bate cabeça e Castillo recebe livre na direita da área. Ele acerta uma pancada, mas Fábio cai no canto direito espalma para fora da área
31min - GOL DO CRUZEIRO!!! A bola é tocada para a área do Tolima, mas a defesa bobeia. Wallyson aparece com esperteza, rouba a bola, tira do goleiro e bate para o fundo das redes
38min - Marrugo recebe passe na entrada da área, dá um belo drible em Diego Renan e bate cruzado. A bola sai em linha de fundo e passa triscando a trave direita
SEGUNDO TEMPO
16min - GOL DO CRUZEIRO!!! Wallyson é lançado na direita do ataque, cruza rasteiro para a área e Roger domina e bate rasteiro no canto direito
23min - GOL DO TOLIMA!!! Marrugo fica com a bola na direita da área, após bobeada de Gil, que não consegue um domínio. Ele fica cara a cara com Fábio e toca na saída, diminuindo a desvantagem
25min - GOL DO CRUZEIRO!!! Árbitro marca pênalti em cima de Wallyson. Roger cobra no ângulo direito da meta com muita precisão e marca novamente
43min - GOL DO CRUZEIRO!!! Gilberto conduz a bola pelo centro da intermediária de ataque e bate rasteiro no canto direito
46min - GOL DO CRUZEIRO!!! Thiago Ribeiro recebe passe de Gilberto na esquerda da grande área e bate no canto esquerdo

Com o triunfo, o time celeste manteve na liderança do grupo 7 com dez pontos e 14 gols de saldo e abriu seis pontos de vantagem em relação ao Tolima, terceiro colocado com quatro. O Estudiantes, que enfrenta o Guaraní-PAR nesta quinta-feira, é o segundo com seis pontos.

O Cruzeiro ficou próximo de avançar à próxima fase. Com três vitórias e um empate, o time mineiro só pode ser ultrapassado pelo Estudiantes, que ainda tem nove pontos a disputar. O Tolima, que também pode chegar a dez pontos, terá de tirar uma diferença grande no saldo de gols. Com isso, a equipe celeste garantiria ao menos a segunda vaga do grupo.

A vitória nesta quarta-feira confirmou a boa campanha celeste. O time comandado por Cuca venceu os três jogos como mandante. Além de golear o Tolima, o time mineiro venceu por placar expressivo o Estudiantes por 5 a 0 na estreia e o Guaraní por 4 a 0. Os três jogos foram disputados na Arena do Jacaré. Como visitante, empatou por 0 a 0 com o Tolima.

Para manter a liderança do grupo, o Cruzeiro terá de pontuar fora de casa para não depender de outros resultados. A equipe de Belo Horizonte jogará longe da torcida nas duas rodadas finais. No dia 30, enfrenta o Guaraní em Assunção. Em 13 de abril encerra sua participação nesta fase da Libertadores diante do Estudiantes, na Argentina.

Para sonhar com a classificação, o Tolima, que surpreendeu na fase preliminar ao passar pelo Corinthians ainda com Ronaldo, precisa vencer os dois jogos finais, contra o Estudiantes em casa e diante do Guaraní em Assunção.

O Cruzeiro dá uma pausa na Libertadores e se volta para o Campeonato Mineiro. No próximo sábado, o time celeste enfrenta o Funorte, às 16h, na Arena do Jacaré, pela 7ª rodada do Estadual.

O jogo

Para não dar chance para ser surpreendido diante da torcida, o Cruzeiro iniciou a partida disposto a inaugurar o placar logo no início. O objetivo foi cumprido rapidamente, aos 3min, com Montillo. O meia argentino fez boa jogada na intermediária e chutou de perna esquerda. A bola entrou no ângulo superior esquerdo do goleiro.

O time mineiro manteve o domínio da partida, mas não conseguiu criar mais oportunidades claras para ampliar até os 31min, quando Roger lançou na área e a defesa do Tolima vacilou. Atento ao jogo, Wallyson aproveitou a falha para ficar com a bola, driblar o goleiro e tocar para fazer 2 a 0.

O Tolima apostou na forte marcação e tentou surpreender nos contra-ataques. O time colombiano teve duas oportunidades para mudar o panorama do primeiro tempo. Aos 29min, Castillo recebe na frente e chutou forte para Fábio espalmar a bola. Aos 38min, Marrugo fez boa jogada e entrou livre na área, mas chutou para fora, desperdiçando a melhor chance do time visitante.

No segundo tempo, o Cruzeiro voltou a comandar a partida e, apesar de diminuiu o ritmo, não teve problema para chegar ao terceiro gol, marcado por Roger aos 16min. Depois de receber de Wallyson, que desceu pela direita e cruzou para o companheiro, o meia dominou e bateu no canto direito do goleiro.

O Tolima conseguiu diminuir aos 23min com Marrugo, que entrou livre e tocou na saída do goleiro Fábio. O Cruzeiro respondeu rapidamente e voltou a ampliar aos 26min novamente com Roger, dessa vez em cobrança de pênalti, sofrido por Wallyson.

No final da partida, Hurtado, que fez falta em Roger, foi expulso de campo e deixou o Tolima com dez jogadores em campo. Logo em seguida, aos 43min, Gilberto, que entrara no segundo tempo, ampliou. Aos 46min, Thiago Ribeiro, que também entrou na etapa final, selou a goleada celeste na Arena do Jacaré.