Topo

Libertadores - 2019

Cruzeiro vence Guaraní, sela classificação e se aproxima de meta

Thiago Ribeiro comemora o primeiro gol na vitória sobre o Guaraní por 2 a 0 - Norberto Duarte/AFP
Thiago Ribeiro comemora o primeiro gol na vitória sobre o Guaraní por 2 a 0 Imagem: Norberto Duarte/AFP

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

30/03/2011 23h43

O Cruzeiro entrou em campo com a classificação às oitavas de final garantida, graças ao empate entre Deportes Tolima e Estudiantes por 1 a 1. Diante do já eliminado Guaraní-PAR, o time mineiro a partida nesta quarta-feira, em Assunção, por 2 a 0, manteve-se isolado na liderança do grupo 7 da Copa Libertadores e ficou muito perto de encerrar esta fase em primeiro lugar na chave. 

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
18min - GOL DO CRUZEIRO!!! Thiago Ribeiro recebe passe de Montillo, livre, na esquerda da área, e só tem o trabalho de bater no canto esquerdo da meta
20min - Gilberto recebe na esquerda e cruza para Thiago Ribeiro, que cabeceia firme, mas joga por cima da meta
30min -Wallyson recebe passe de Thiago Ribeiro na marcado pênalti, mas completa muito mal, à esquerda do gol
32min - Ovelar recebe passe na direita da área em ótimas condições e bate cruzado. Fábio aparece bem e espalma para escanteio
SEGUNDO TEMPO
6min - Ovelar fica com uma sobra na esquerda da área e bate firme, cruzado. O goleiro do cruzeiro espalma para fora da área
12min - Thiago Ribeiro recebe na direita da área, bate cruzado e a bola sai com muito perigo, à direita da meta
19min - Gilberto aproveita uma bola roubada por Henrique na esquerda da área e bate firme. O goleiro do Guaraní defende, mandando para escanteio
47min - GOL DO CRUZEIRO!!! Ortigoza recebe na direita do ataque e ganha da marcação. Ele invade a área, finta e bate rasteiro. A bola morre no canto direito da meta

Na última rodada, o Cruzeiro pode garantir o primeiro lugar do grupo mesmo se for derrotado pelo Estudiantes, na Argentina. Isso porque a diferença no saldo de gols é de 16 gols para o time mineiro contra apenas um dos argentinos, que também estão classificados para as oitavas de final.

Porém, a meta do Cruzeiro é mais ambiciosa: vencer o Estudiantes para garantir o primeiro lugar geral da Libertadores, feito que lhe daria vantagem de decidir em casa até a final da competição, caso chegue até lá. O principal concorrente dos cruzeirenses é o Junior de Barranquilla, da Colômbia, que venceu os quatro jogos que disputou até agora.

Com a vitória sobre o lanterna Guaraní, que não somou pontos, o Cruzeiro foi a 13 pontos e está a três do vice-líder Estudiantes, que chegou a 10 ao empatar com o Deportes Tolima, por 1 a 1, em Ibagué, na Colômbia. O time argentino abriu o placar com Fernandes aos 23min. Os colombianos, que permaneceram em terceiro com cinco pontos, empataram ainda no primeiro tempo com Noguera, aos 31min.

O Cruzeiro obteve a quarta vitória e a primeira fora de casa na competição. As outras três ocorreram diante da torcida, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas: Estudiantes (5 a 0), Guaraní (4 a 0) e Deportes Tolima (6 a 1). Em outro jogo como visitante, empatou sem gols com o Tolima, em Ibagué. Foram 17 gols marcados e apenas um sofrido: saldo positivo de 16 gols.

A última rodada do grupo 7 será disputada no dia 13 de abril, com Cruzeiro e Estudiantes jogando na Argentina, enquanto Deportes Tolima e Guaraní cumprem tabela em Assunção.

O jogo

O Cruzeiro começou bem a partida e criou chances para abrir o placar. O objetivo foi alcançado aos 18min com o artilheiro Thiago Ribeiro. Na reta final do primeiro tempo, o time celeste diminuiu o ritmo e o Guaraní cresceu na partida. O goleiro Fábio passou a ser mais exigido e voltou a se sair bem para garantir a vitória parcial.

Logo aos 8min, a zaga do time paraguaio vacilou e Thiago Ribeiro entrou livre na área, mas chutou em cima do goleiro Joel Silva, que evitou o primeiro gol celeste. A equipe mineira continuou em cima do adversário e conseguiu abrir o placar aos 18min.

A jogada que resultou no gol foi bem trabalhada. Roger recebeu na intermediária e lançou Wallyson, que tocou de cabeça para Montillo. O meia argentino dominou e passou a bola para Thiago Ribeiro, que bateu no canto esquerdo do goleiro para fazer 1 a 0.

Em seguida, o Cruzeiro teve a chance de ampliar. Gilberto desceu pela esquerda e cruzou na medida para Thiago Ribeiro. Dessa vez o atacante cruzeirense cabeceou por cima do travessão. Aos 30min, foi a vez de Wallyson desperdiçar excelente oportunidade. Ele ficou cara a cara com o goleiro, mas tocou para fora.

O Guaraní acordou na partida e criou chance para empatar a partida. Aos 32min, Ovelar recebeu livre na área e chutou cruzado. Fábio espalmou para escanteio. Os paraguaios passaram a atacar mais e viraram preocupação para a zaga celeste.

Montillo quebrou a sequência do adversário e chegou com perigo aos 40mim. O camisa 10 celeste recebeu de Henrique e, sem marcação, chutou para fora. Na sequência, Sosa chutou rasteiro de fora da área e Fábio desviou para escanteio.

A partida caiu de rendimento no segundo tempo, mas as equipes criaram oportunidades para marcar. O Cruzeiro esteve perto de ampliar, mas não soube aproveitar as oportunidades.

Quando o Guaraní pressionava e levava perigo ao gol de Fábio, o Cruzeiro selou a vitória aos 47min. O atacante paraguaio Ortigoza, que entrara na partida, ampliou para o time mineiro: 2 a 0.