Topo

Libertadores - 2019

Com 100% de aproveitamento na Libertadores, Junior quer repetir Once Caldas

Time do Junior de Barranquilla se reúnem em treino no Olímpico como se fosse jogo - Carmelito Bifano/UOL Esporte
Time do Junior de Barranquilla se reúnem em treino no Olímpico como se fosse jogo Imagem: Carmelito Bifano/UOL Esporte

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

07/04/2011 09h20

Com 12 pontos conquistados em 4 partidas, o Junior de Barranquilla tem o melhor aproveitamento da Libertadores deste ano: 100%. O time colombiano venceu todas as partidas que disputou até agora e só não tem a melhor campanha entre todos os disputantes do torneio porque o Cruzeiro soma 13 pontos e tem um jogo a mais. Para seguir com este feito, a equipe que usa vermelho e branco mira o exemplo do Once Caldas, campeão do torneio continental em 2004, mesmo sem ser um dos favoritos.

Nesta quarta-feira o Junior fez um treinamento leve no estádio Olímpico. Palco da partida desta quinta, contra o Grêmio, às 19h15. Procurando se recuperar da longa viagem, os jogadores ensaiaram jogadas e cuidaram principalmente da defesa.

"Sabemos da importância do jogo. É uma oportunidade linda para nós pensando no que resta da primeira fase da Libertadores. É importante somar a maior quantidade de pontos. Será um jogo em que o Grêmio vai atacar. Temos que fazer o que nos pediu o treinador e dentro de campo mostrar o que estamos mostrando na competição", disse o zagueiro brasileiro Anselmo de Almeida, natural do Estado de Minas Gerais, que passou por clubes pequenos no Brasil, esteve no Uruguai e joga na Colômbia há três temporadas.

No campeonato nacional o desempenho do Junior não é tão bom. Em 18 jogos somente duas vitórias aconteceram e a equipe está longe das primeiras posições. Tal queda de rendimento é explicada pela falta de interesse na competição local em comparação com a Libertadores.

"São circunstâncias diferentes. Um torneio internacional te dá uma vitrine maior. O jogador tem um plus, pode se dizer assim, pensando em um torneio internacional. Graças a Deus vencemos o último jogo, que era um clássico, ganhamos de 2 a 0 (contra o Real Cartagena). Foi importante para nos dar confiança", disse o defensor.

O exemplo é bastante claro. Com objetivo de surpreender na competição, o Once Caldas campeão do torneio em 2004, é tido como time a ser seguido. Mesmo que as características em campo ou situação seja diferente, a façanha de eliminar grandes clubes - como Vélez Sarsfield, Boca Juniors, São Paulo e Santos - motiva os também colombianos.

"O futebol hoje em dia está muito nivelado. Qualquer time tem a possibilidade de brigar pela taça. O Junior está apostando em buscar o lugar mais alto da competição. Na Colômbia só dois times conquistaram isso (Once Caldas em 2004 e Atlético Nacional em 1989)", finalizou.

O Junior tem 5 pontos a mais que o Grêmio no grupo 2 da competição e está garantido nas oitavas de final. No entanto o primeiro lugar no grupo só será confirmado caso o time colombiano não seja derrotado em Porto Alegre. Caso contrário ainda poderá ser superado pelo próprio Grêmio dependendo da última rodada.