Topo

Libertadores - 2019

Grêmio dá última cartada por 1º lugar contra único time 100% na Libertadores

Escudero será principal atração no Grêmio que enfrenta o Junior, nesta quinta-feira - Nabor Goulart/Agência Freelancer
Escudero será principal atração no Grêmio que enfrenta o Junior, nesta quinta-feira Imagem: Nabor Goulart/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

07/04/2011 07h02

A chance é remota, mas se o Grêmio sonha em ser primeiro colocado no grupo 2 da Libertadores precisa vencer o Junior de Barranquilla, nesta quinta-feira, às 19h15, no Olímpico. De olho nas vantagens das fases seguintes, os comandados de Renato Gaúcho mantêm discurso otimista e querem revanche contra o único time com 100% de aproveitamento na competição continental. Sem Carlos Alberto, que foi liberado para resolver problemas particulares, e Leandro, que não está inscrito na Libertadores, o time tricolor aposta em Escudero, que recebe nova chance.

  • Lucas Uebel/TXT Assessoria

    B. Collaço atua contra o Junior de Barranquilla, mas está fora no domingo pelo revezamento

  • Nos treinos da semana, Renato Gaúcho orientou o volante Adilson chegar ao ataque e chutar no gol

A matemática aponta grandes dificuldades. Mesmo se vencer nesta noite, o Grêmio não irá assumir a liderança da chave imediatamente. Isto porque 5 pontos separam o Junior de Barranquilla do time brasileiro. Assim, além de conquistar os três pontos em casa, a equipe de Porto Alegre precisará torcer para que o eliminado León de Huánuco surpreenda e vença o Junior na Colômbia, na última rodada. Isto combinado, é claro, com uma vitória gremista sobre o também eliminado Oriente Petrolero, na Bolívia, no jogo final. Tudo isto ocorrendo, o Grêmio terminaria a fase de grupos com 13 pontos, contra 12 do Junior.

No entanto é difícil acreditar que um time que tem 100% de aproveitamento na competição até agora passe a ter 0% nas próximas rodadas. Por isso o elenco gremista já se mostra satisfeito em conquistar somente a classificação. Neste ponto a situação é bem menos complicada. Na frente do León de Huánuco - terceiro colocado - três pontos, é necessário somente um empate para garantir vaga nas oitavas de final.

"Não tem como projetar quem se vai enfrentar ali na frente. Isto não dá certo. O que vale é manter o esforço e a cabeça no lugar para conquistar o máximo de pontos", alertou o volante Adílson, que volta ao time após lesão.

A maior sensação recente da equipe está fora do embate. Leandro, de apenas 17 anos, conquistou a titularidade pelo bom rendimento no Campeonato Gaúcho, porém não está inscrito na Libertadores. Seu reserva imediato seria Carlos Alberto, mas este foi liberado pela diração para resolver problemas particulares no Rio de Janeiro e volta somente na próxima semana. Assim, abre-se nova chance para Damián Escudero, que a exemplo de Adílson também retorna após lesão.

Na lateral-esquerda ocorrerá uma mudança de ordem técnica. As atuações abaixo do esperado de Gilson fizeram Renato Gaúcho iniciar um revesamento na função. Nesta quinta-feira, Bruno Collaço será titular. "Qualquer jogo é importante, este não seria diferente. Vou encarar como mais uma final, o jogo da minha vida", disse Collaço.

Junior surpreende e faz planos ambiciosos

Desde a manhã de terça-feira em Porto Alegre, a equipe do Junior de Barranquilla treinou no Olímpico na quarta-feira. O trabalho foi leve e teve ênfase na defesa. O treinador do time colombiano simulou movimentos de ataque do Grêmio, como cruzamentos e o pivô feito por Borges para aproximação dos meio-campistas. O técnico Óscar Quintabani tem três baixas por lesão: Gómez, Páez e Viáfara. Nenhum deles está com a delegação na capital gaúcha.

Para conter o ímpeto local gremista, a ideia é reforçar o meio-campo. "Vamos manter a cautela. Será um jogo bom, o estádio é grande, imagina fazer um gol ali?", brincou apontando para a goleira que fica em frente a torcida Geral o zagueiro Anselmo de Almeida, brasileiro de Juiz de Fora-MG, que atua no time.

O objetivo do Junior é fazer história. Mirando exemplos de surpresas na competição continental, o time ambiciona ser o terceiro colombiano a chegar ao título (Once Caldas em 2004 e Atlético Nacional em 1989 já venceram). "O futebol está muito nivelado. Por que não?", indaga Anselmo de Almeida.

GRÊMIO X JUNIOR DE BARRANQUILLA

Data: 07/04/2011 (quinta-feira)
Horário: às 19h15 (horário de Brasília)
Local: estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Bandsports e Sportv
Árbitro: Marco Rodríguez (MEX)
Auxiliares: Marvin Torrentera e José Luis Camargo (ambos mexicanos)

Grêmio
Victor; Gabriel, Rafael Marques, Rodolfo e Bruno Collaço; Fábio Rochemback, Adílson, Lúcio e Douglas; Escudero e Borges.
Técnico: Renato Gaúcho

Junior de Barranquilla
Viera; Otálvaro, De Almeida, Macías e Fawcett; Amaya, García, Valencia, Cortéz e Hernández; Bacca.  
Técnico: Óscar Quintabani