Topo

Libertadores - 2019

Classificado, Grêmio enfrenta lanterna do grupo e "seca" o Junior por 1º lugar

Lúcio marcou contra o Junior de Barranquilla, adversário na classificação do grupo 2  - Wesley Santos/Pressdigital
Lúcio marcou contra o Junior de Barranquilla, adversário na classificação do grupo 2 Imagem: Wesley Santos/Pressdigital

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

14/04/2011 07h01

O Grêmio encerra sua participação na fase de grupos da Libertadores nesta quinta-feira, às 22h45 (horário de Brasília), em Santa Cruz de la Sierra, contra o Oriente Petrolero. Já classificado, o time tricolor sonha em ultrapassar o Junior de Barranquilla e terminar em primeiro no grupo 2. Para tanto é necessário vencer e contar com um tropeço dos colombianos contra o León de Huánuco, que também já está fora. Portanto, além da Bolívia, a Colômbia também terá atenção gremista nesta noite.

A vantagem de ser primeiro no grupo é, principalmente, jogar a segunda partida das eliminatórias em casa. Tal condição agrada Renato Gaúcho, que deixa claro objetivo único no resultado.

Nova chance para "El Pichi"

  • Gustavo Granata/Agência Freelancer

    Escudero não pode mais reclamar da falta de oportunidades. Nesta quinta-feira o argentino irá, mais uma vez, formar dupla com Borges no ataque

"Definir o mata-mata em casa facilita muito. Nosso primeiro objetivo era classificar, e conseguimos, agora queremos ficar em primeiro. É complicado porque não depende unicamente da gente, mas vamos em busca do resultado", disse o comandante.

Além disso, ser o primeiro pode gerar um enfrentamento teoricamente mais fácil. O regulamento da Libertadores propõe escalonamento de primeiros e segundos colocados para definir oponentes nas oitavas de final. "Adversário mais fraco é relativo. Muitos times fortes estão passando em segundo", alertou o lateral-direito Gabriel.

Caso fique em segundo, serve de alento ao Grêmio ser um dos melhores na posição, o que faz enfrentar um primeiro que tenha somado menos pontos. Como a definição no grupo já ocorreu na rodada passada, com Junior e Grêmio classificados e León e Oriente Petrolero fora, o time tricolor teve tempo para projetar o que pode ocorrer.

"Não tem como escolher adversário, todos são difíceis. Claro que é melhor não ter uma viagem tão longa, ou não pegar um time tradicional, mas o Grêmio é grande e não tem medo de ninguém. Talvez o pior seja a altitude, isso sim atrapalha bastante", explicou Renato Gaúcho.

Antes da rodada desta quinta - que conta também com Junior de Barranquilla x León de Huánuco no mesmo horário do jogo do Grêmio, na Colômbia - os colombianos lideram com 12 pontos, o Grêmio vem em segundo com 10, León, com 4, é terceiro e Oriente Petrolero, com 3, é lanterna. Caso o Junior não vença e o Grêmio some três pontos o time portoalegrense assume a liderança. Em caso de empate do time da Colômbia, por exemplo, a vantagem gremista se daria pelo saldo de gols. Antes dos jogos o Grêmio tem 6 de saldo enquanto o Junior tem 2.

Em campo, Renato Gaúcho tem muitos problemas. Mesmo que não tenha poupado nenhum jogador, o técnico pôde levar somente 18 atletas para a Bolívia. Isto porque Douglas está gripado, André Lima se recupera de cirurgia no joelho direito, Carlos Alberto não tem as melhores condições físicas, Gilson sente dores na panturrilha esquerda, Paulão - que também estava inscrito - foi negociado com o futebol chinês, Júnior Viçosa também está lesionado e um dos três goleiros ficou em Porto Alegre pois não há necessidade de dois para a reserva. Assim, restaram somente 18 inscritos dos 25 aptos a jogar. Não bastasse isso Rodolfo ficou fora dos dois últimos treinamentos e pode dar lugar a Vilson, que está relacionado novamente dois meses após desmaiar em treinamento devido a uma inflamação na traquéia.

Sem tempo para realizar coletivos, a semana indicou que Vinícius Pacheco deve receber oportunidade desde o início do jogo. O atleta se diz descontente pela falta de oportunidades e reclamou em entrevista ao UOL Esporte concedida na terça-feira. Bruno Collaço será o lateral-esquerdo, Escudero forma dupla de ataque com Borges e o restante do time tende a ser o mesmo que vem atuando.

"O adversário não tem responsabilidade nenhuma com o jogo, isto pode ser um dos perigos. Temos que ficar atentos, mesmo sabendo que já estamos classificados", explicou o goleiro Victor.

Adversário prioriza campeonato boliviano

Sabendo que está fora da Libertadores, Ariel Cuffaro Russo, técnico do Oriente Petrolero, irá poupar jogadores. O principal destaque do time, Joselito Vaca, por exemplo, não irá atuar para estar 100% na próxima rodada do certame nacional quando o Oriente pega o Real Potosí. Jhasmani Campos e Mauricio Saucedo se recuperam de lesão e podem aparecer na equipe. Até o goleiro titular irá sair do time. Segundo Cuffaro Russo, a ideia é ver o nível em que os resevas estão. O uruguaio Michael Etulain é que defenderá o gol do Oriente "B" nesta noite.

ORIENTE PETROLERO X GRÊMIO

Data: 14/04/2011 (quinta-feira)
Horário: às 22h45 (horário de Brasília)
Local: estádio Ramón Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia
Transmissão na TV: Bandsport e Sportv
Árbitro: Omar Ponce (EQU)
Auxiliares: Juan Cedeño e Christian Lescano (ambos equatorianos)

Oriente Petrolero
Michael Etulain; Miguel Hoyos, Gustavo Caamaño, Alejandro Schiapparelli e Luis Gutiérrez; Ronald Rea, Diego Terrazas, Fernando Saucedo e Marcelo Aguirre; Juan Carlos Arce e Nicolás Fernández.
Técnico: Ariel Cuffaro Russo

Grêmio
Victor; Gabriel, Rafael Marques, Rodolfo (Vilson) e Bruno Collaço; Fábio Rochemback, Adílson, Lúcio e Vinícius Pacheco; Escudero e Borges.
Técnico: Renato Gaúcho