Classificado, Grêmio enfrenta lanterna do grupo e "seca" o Junior por 1º lugar
O Grêmio encerra sua participação na fase de grupos da Libertadores nesta quinta-feira, às 22h45 (horário de Brasília), em Santa Cruz de la Sierra, contra o Oriente Petrolero. Já classificado, o time tricolor sonha em ultrapassar o Junior de Barranquilla e terminar em primeiro no grupo 2. Para tanto é necessário vencer e contar com um tropeço dos colombianos contra o León de Huánuco, que também já está fora. Portanto, além da Bolívia, a Colômbia também terá atenção gremista nesta noite.
A vantagem de ser primeiro no grupo é, principalmente, jogar a segunda partida das eliminatórias em casa. Tal condição agrada Renato Gaúcho, que deixa claro objetivo único no resultado.
Nova chance para "El Pichi"
Escudero não pode mais reclamar da falta de oportunidades. Nesta quinta-feira o argentino irá, mais uma vez, formar dupla com Borges no ataque
"Definir o mata-mata em casa facilita muito. Nosso primeiro objetivo era classificar, e conseguimos, agora queremos ficar em primeiro. É complicado porque não depende unicamente da gente, mas vamos em busca do resultado", disse o comandante.
Além disso, ser o primeiro pode gerar um enfrentamento teoricamente mais fácil. O regulamento da Libertadores propõe escalonamento de primeiros e segundos colocados para definir oponentes nas oitavas de final. "Adversário mais fraco é relativo. Muitos times fortes estão passando em segundo", alertou o lateral-direito Gabriel.
Caso fique em segundo, serve de alento ao Grêmio ser um dos melhores na posição, o que faz enfrentar um primeiro que tenha somado menos pontos. Como a definição no grupo já ocorreu na rodada passada, com Junior e Grêmio classificados e León e Oriente Petrolero fora, o time tricolor teve tempo para projetar o que pode ocorrer.
"Não tem como escolher adversário, todos são difíceis. Claro que é melhor não ter uma viagem tão longa, ou não pegar um time tradicional, mas o Grêmio é grande e não tem medo de ninguém. Talvez o pior seja a altitude, isso sim atrapalha bastante", explicou Renato Gaúcho.
Antes da rodada desta quinta - que conta também com Junior de Barranquilla x León de Huánuco no mesmo horário do jogo do Grêmio, na Colômbia - os colombianos lideram com 12 pontos, o Grêmio vem em segundo com 10, León, com 4, é terceiro e Oriente Petrolero, com 3, é lanterna. Caso o Junior não vença e o Grêmio some três pontos o time portoalegrense assume a liderança. Em caso de empate do time da Colômbia, por exemplo, a vantagem gremista se daria pelo saldo de gols. Antes dos jogos o Grêmio tem 6 de saldo enquanto o Junior tem 2.
Em campo, Renato Gaúcho tem muitos problemas. Mesmo que não tenha poupado nenhum jogador, o técnico pôde levar somente 18 atletas para a Bolívia. Isto porque Douglas está gripado, André Lima se recupera de cirurgia no joelho direito, Carlos Alberto não tem as melhores condições físicas, Gilson sente dores na panturrilha esquerda, Paulão - que também estava inscrito - foi negociado com o futebol chinês, Júnior Viçosa também está lesionado e um dos três goleiros ficou em Porto Alegre pois não há necessidade de dois para a reserva. Assim, restaram somente 18 inscritos dos 25 aptos a jogar. Não bastasse isso Rodolfo ficou fora dos dois últimos treinamentos e pode dar lugar a Vilson, que está relacionado novamente dois meses após desmaiar em treinamento devido a uma inflamação na traquéia.
Sem tempo para realizar coletivos, a semana indicou que Vinícius Pacheco deve receber oportunidade desde o início do jogo. O atleta se diz descontente pela falta de oportunidades e reclamou em entrevista ao UOL Esporte concedida na terça-feira. Bruno Collaço será o lateral-esquerdo, Escudero forma dupla de ataque com Borges e o restante do time tende a ser o mesmo que vem atuando.
"O adversário não tem responsabilidade nenhuma com o jogo, isto pode ser um dos perigos. Temos que ficar atentos, mesmo sabendo que já estamos classificados", explicou o goleiro Victor.
Adversário prioriza campeonato boliviano
Sabendo que está fora da Libertadores, Ariel Cuffaro Russo, técnico do Oriente Petrolero, irá poupar jogadores. O principal destaque do time, Joselito Vaca, por exemplo, não irá atuar para estar 100% na próxima rodada do certame nacional quando o Oriente pega o Real Potosí. Jhasmani Campos e Mauricio Saucedo se recuperam de lesão e podem aparecer na equipe. Até o goleiro titular irá sair do time. Segundo Cuffaro Russo, a ideia é ver o nível em que os resevas estão. O uruguaio Michael Etulain é que defenderá o gol do Oriente "B" nesta noite.
ORIENTE PETROLERO X GRÊMIO
Data: 14/04/2011 (quinta-feira)
Horário: às 22h45 (horário de Brasília)
Local: estádio Ramón Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia
Transmissão na TV: Bandsport e Sportv
Árbitro: Omar Ponce (EQU)
Auxiliares: Juan Cedeño e Christian Lescano (ambos equatorianos)
Oriente Petrolero
Michael Etulain; Miguel Hoyos, Gustavo Caamaño, Alejandro Schiapparelli e Luis Gutiérrez; Ronald Rea, Diego Terrazas, Fernando Saucedo e Marcelo Aguirre; Juan Carlos Arce e Nicolás Fernández.
Técnico: Ariel Cuffaro Russo
Grêmio
Victor; Gabriel, Rafael Marques, Rodolfo (Vilson) e Bruno Collaço; Fábio Rochemback, Adílson, Lúcio e Vinícius Pacheco; Escudero e Borges.
Técnico: Renato Gaúcho
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.