Topo

Santos bate Táchira, termina em segundo no grupo 5 e faz torcida já falar no tri

Neymar abriu o placar e fez a jogada que resultou no terceiro gol do Santos - Ricardo Nogueira/Folhapress
Neymar abriu o placar e fez a jogada que resultou no terceiro gol do Santos Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Renan Prates

Em São Paulo *

20/04/2011 21h27

Com uma atuação convincente e no Pacaembu lotado, o Santos fez sua parte ao derrotar nesta quarta-feira o Deportivo Táchira por 3 a 1 e terminar em segundo no grupo 5 da Libertadores. Empolgada, a torcida gritou “vamos ser tri, Santos”, em alusão ao possível tricampeonato que o time da Vila pode conquistar, cenário bem diferente daquele há três rodadas, em que a eliminação estava próxima.

O Santos terminou com 11 pontos na segundo colocação da chave, pois o Cerro Porteño buscou a vitória contra o Colo-Colo na casa do adversário e eliminou os chilenos, que ficaram com 9 pontos. Os paraguaios conquistaram a segunda vaga (com 11, melhores no saldo), enquanto o Táchira finalizou em último com 2.   

Os santistas terminaram como melhor segundo colocado e agora irão encarar o América-MEX (pior primeiro lugar) nas oitavas de final. A primeira partida já será realizada na próxima quarta na Vila Belmiro.

O clima foi todo montado para a festa santista. Os torcedores lotaram o Pacaembu (37.701 pessoas) e gritaram desde o anúncio do nome dos jogadores no telão do estádio. O meia Paulo Henrique Ganso, por sinal, foi um dos mais ovacionados, um sinal de que os fãs perdoaram a intenção do jogador de ir embora para a Europa e o flerte recente com o arquirrival Corinthians.

VEJA OS PRINCIPAIS LANCES DA PARTIDA

PRIMEIRO TEMPO
1min - DEFENDE! Léo acha Danilo no meio da área, o voalnte enche a bomba de esquerda e Sunhouse salva o Táchira
4min - GOOOOOOOOOOOL DO SANTOS!!!! Neymar domina a bola na área, chuta rasteiro, ela desvia em Rouga e engana o goleiro Sanhouse
12min - RAFAEL! Herrera chuta bem de fora da área, a bola vai no ângulo esquerdo e Rafael se estica para mandar pela linha de fundo
13min - GOOOOOOOOOL DO SANTOS!!!! Jonathan recebe a bola na direita da área com muita espaço e solta uma bomba para ampliar
22min - QUASE!!! Danilo é lançado nas costas da defesa, mas Sanhouse sai com muita precisão, toca na bola e evita o terceiro gol do Santos
43min - ESPALMA! Elano bate falta, Durval cabeceia e Sunhouse espalma. Dracena pega o rebote e o goleiro salva o Táchira de novo!
SEGUNDO TEMPO
11min ? DEFENDE! Elano dá belo passe para Jonathan, que chuta para boa defesa de Sunhouse
24min - GOOOOOOOOOOOL DO TÁCHIRA!!! Chacón cobra falta e acerta o ângulo de Rafael
27min - GOOOOOOOOOL DO SANTOS!!!! Neymar faz fila na defesa e toca para Zé Eduardo, que fura, mas se corrige e toca para Danilo marcar

“Não é mole não, o Paulo Henrique é o maestro do Peixão”, gritaram os torcedores que, além de Ganso, exaltaram todos os titulares, mas poucos com o mesmo entusiasmo do que falaram do meia santista.

Talvez inflado pela torcida, o Santos começou em ritmo alucinante a partida. Com minutos minutos, duas chances e um gol. A primeira foi com Danilo, que obrigou o goleiro Sunhouse a defender. Na segunda, Neymar caiu na área e o árbitro mandou o jogo seguir. Na última, o camisa 11 santista abriu o placar com categoria.

Mesmo com o placar favorável, o Santos não tirou o pé e continuou pressionando o Táchira. O time alvinegro perdeu uma boa chance e viu o goleiro Rafael trabalhar bem até o lateral Jonathan receber sozinho, fazer o segundo e ensaiar uma goleada no Pacaembu.

E foi ‘só’ com o 2 a 0 no placar que o Santos passou a cadenciar o jogo e a tocar a bola de lado, mas toda vez que chegava no gol era com muito perigo. O Táchira agradeceu e começou a ter mais posse de bola, apesar de não incomodar.

Na saída para o intervalo, Neymar admitiu que imitou uma máscara na comemoração do gol, em alusão ao episódio que causou sua expulsão  contra o Colo-Colo. "Não foi um óculos, foi uma máscara. Já que não pode usar uma de verdade a gente faz com os dedos".

No segundo tempo o panorama continuou o mesmo: o cadenciado Santos dominando o jogo e fazendo o que quer com o Táchira, como se soubesse a hora certa de marcar o terceiro gol. No início, Jonathan perdeu grande chance e obrigou Sunhouse a trabalhar.

BLOGUEIROS OPINAM

Juca Kfouri
"O Santos é candidatíssimo à terceira estrela porque, de novo, está completo e tem elenco".
Leia mais
Vitor Birner
"A tendência era de uma grande festa santista! E ela aconteceu". Leia mais

Apesar de não incomodar muito, o Táchira teve em bola parada mais uma bela chance de gol, mas Rafael trabalhou novamente e salvou o Santos. O time da casa cadenciou ainda mais o ritmo e irritou a torcida, que pediu a entrada do atacante Maikon Leite. Logo após, Chacón marcou de falta e deixou tenso o ambiente no Pacaembu.

Foi nessa hora que um dos principais jogadores do Santos resolveu aparecer. Neymar fez bela jogada individual que terminou no gol de Danilo para acalmar os ânimos da torcida. Logo depois, o técnico Muricy Ramalho colocou Maikon Leite na vaga de Zé Eduardo

Muricy ainda trocou o meia Elano pelo volante Adriano e o meia Ganso pelo volante Pará. Mesmo com as três alterações, o Táchira não conseguiu mudar o panorama da partida. Por isso, o jogo acabou mesmo 3 a 1, para a alegria dos torcedores santistas.

* Atualizada às 23h59