Topo

Grêmio perde Victor e Lúcio para jogo de terça; lateral dispara contra gramado

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

23/04/2011 21h28

O lateral esquerdo Lúcio terminou a partida contra o Cruzeiro, neste sábado, em que o Grêmio venceu por 3 a 2 e se classificou para a final do segundo turno do Estadual, no sacrifício. Com uma lesão na virilha esquerda e uma na panturrilha direita, ele só não foi substituído porque Renato Gaúcho já havia feito as três trocas. Depois do duelo, o jogador disparou contra o piso sintético. Segundo ele, sua lesão foi fruto do solado mais duro. O médico Paulo Rabaldo não foi tão enfático, minimizando os efeitos do solado. Além do lateral, Victor também deve desfalcar o time tricolor na terça-feira.

"Machuquei minha virilha esquerda e a panturrilha direita. É o que eu disse no fim do jogo. Jogar 90 minutos em um campo tão duro não há musculatura que aguente. Eu conversei com os jogadores do Cruzeiro durante o jogo, nem eles queriam jogar aqui. Tinha muitas opções: Canoas, o próprio Olímpico, sei lá. Na Europa só se joga em sintético em último caso, só em países com muita neve. Um jogo inteiro, correndo, saltando, até a musculatura se acostumar leva tempo. Eu nem tenho músculo suficiente para ter lesão e tive duas. Nunca terminei um jogo assim. Foi por causa da grama, tenho certeza. Ainda teve o caso do Sorondo", lembrou o jogador.

Além de Lúcio, Victor também saiu lesionado. O caso do goleiro não foi fruto do campo, mas de um choque com o centroavante Mauro, do Cruzeiro-RS. Aos 33 minutos do primeiro tempo, o camisa 1 foi substituído por Marcelo Grohe. Ambos devem ficar fora da partida de terça-feira, contra o Universidad Católica, no Olímpico, pelas oitavas de final da Libertadores.

"É muito difícil fazer uma ligação entre o gramado e as lesões. Não é o campo com o qual estamos acostumados, até o calçado tem que ser diferente, isso é verdade. Modifica o tempo de corrida e de freada em campo. Uma série de coisas é diferente. Há uma certa associação neste sentido, mas se houvesse adaptação não aconteceria nada", referiu o médico Paulo Rabaldo, minimizando os reflexos do piso sintético.

"Duas lesões? Para eu voltar até terça-feira só com um milagre. Para mim já estou fora do jogo", reclamou Lúcio. No entanto, os exames a serem realizados no domingo é que definirão esta situação. No caso de Victor, a suspeita é de lesão nos ligamentos do ombro, e a tendência é que também não jogue pela competição continental.

"É difícil dizer agora, até terça preocupam muito. Dificilmente ele (Victor) jogará. Veremos se houve a lesão ligamentar, mas como o jogo é terça-feira, isso sim é que nos deixa preocupado", referiu o médico gremista.

Grêmio e Universidad Católica abrem as oitavas de final da Libertadores nesta terça-feira, às 19h30, no Olímpico. Com a final do turno, inicialmente, marcada para domingo, mais um problema será a viagem até o Chile para o jogo de volta. A partida seria na terça seguinte, mas o time tricolor busca a troca de data.