Topo

Grêmio reencontra algoz e Universidad Católica embalado na Libertadores

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

25/04/2011 09h30

O Grêmio abre nesta terça-feira as oitavas de final da Libertadores contra o Universidad Católica, às 19h30, no Olímpico. O time chileno conta com um antigo algoz gremista: o técnico Juan Antonio Pizzi. Quando ainda jogador, o ex-meia foi responsável pela eliminação gremista da Copa Mercosul de 1998. O time de Santiago tem o melhor retrospecto como visitante da Libertadores ao lado de Cerro Porteño, Cruzeiro e Libertad, e chegou a Porto Alegre embalado por goleada no certame nacional.

Juan Antonio Pizzi, atual técnico do Universidad Católica, é argentino naturalizado espanhol. Com 42 anos, ele passou por grandes clubes do futebol mundial como jogador. Aposentado em 2002, virou treinador do Colón, da Argentina, depois passou pelo Universidad San Martín de Porres, também no país, foi para o Chile trainar o Santiago Morning em 2009 e em 2010 assumiu o Universidad Católica.

O encontro com o Grêmio aconteceu na Copa Mercosul de 1998, quando era jogador do River Plate. O grupo E da competição apontava os argentinos, os portoalegrenses, o Vasco e o próprio Universidad Católica. A desclassificação do Grêmio, que acabou em terceiro na chave, aconteceu basicamente pelos pés do então camisa 7. Ele marcou dois gols na vitória do River por 3 a 2 em Porto Alegre, e mais um no triunfo por 3 a 1 na Argentina, eliminando o time então treinado por Edinho e depois Celso Roth da competição.

Agora, 13 anos mais tarde, comandando o Universidad Católica, Pizzi traz a Porto Alegre um dos melhores times da Libertadores jogando fora de casa. Longe do estádio San Carlos de Apoquindo, a equipe venceu Vélez Sarsfield (4 a 3) e Caracas (3 a 0) e empatou com Unión Espanhola (2 a 2). Cerro Porteño, Cruzeiro e Libertad igualam os sete pontos como visitantes, e ninguém supera esta marca. Tal situação embala a equipe, que usando time misto venceu por 5 a 2 o jogo contra o Cobresal, no último sábado, pelo Campeonato Chileno, e está a 10 jogos sem perder em seu país.

O time base do Universidad Católica tem: Paulo Garcés; Valenzuela, David Henríquez, Martinez e Juan Eluchans; Jorge Ormeño, Fernando Meneses, Mirosevic, Francisco Silva e Marcelo Cañete; Lucas Pratto.

Os chilenos chegaram em Porto Alegre no domingo e nesta segunda-feira à noite realizarão treinamento de reconhecimento do gramado do estádio Olímpico. Ainda não está confirmado o jogo de volta das oitavas de final. O Grêmio tenta alterar a data da partida, inicialmente marcada para 3 de maio. Isto porque a final do segundo turno do Gauchão acontece domingo, dia 1º, sem tempo hábil para viajar ao Chile e jogar.