Topo

100% em casa, Grêmio abre oitavas contra 2º melhor visitante da Libertadores

Com 100% de aproveitamento em casa, o Grêmio aposta na força do Olímpico - Gustavo Granata/Agência Freelancer
Com 100% de aproveitamento em casa, o Grêmio aposta na força do Olímpico Imagem: Gustavo Granata/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

26/04/2011 07h02

O Grêmio será o primeiro brasileiro a jogar pelas oitavas de final da Libertadores. O time tricolor enfrenta o Universidad Católica, nesta terça-feira, às 19h30, no Olímpico. O confronto colocará frente a frente um time com 100% de aproveitamento em casa e o segundo melhor visitante do torneio. Cheio de desfalques, Renato Gaúcho aposta na torcida e diz confiar no elenco gremista.

  • Tárlis Scheider/Agência Freelancer

    Renato Gaúcho estabeleceu o "dia para driblar o chefe" e disparou "dane-se o patrão" tudo isso para ver o Olímpico lotado nesta terça, na Libertadores

Os problemas do treinador estão no setor defensivo. Victor e Lúcio estão lesionados e Rodolfo suspenso. Marcelo Grohe, Gilson e Neuton são os escolhidos para estar em campo. O setor é o que mais preocupa Renato Gaúcho. Os erros contra o Cruzeiro-RS, na semifinal do segundo turno do Estadual, fizeram o comandante trabalhar excessivamente jogadas aéreas na véspera da partida.

"Todos fazem parte do nosso grupo. O treinamento do Victor é o mesmo do Marcelo Grohe. O Rodolfo faz o mesmo que o Neuton. Todos têm minha confiança. É o nosso grupo. Não adianta esperar um jogo importante ou não estar preparado. Sempre que precisei os jogadores deram a resposta, por isso confio na entrega deles", disse Renato Gaúcho.

O técnico gremista aposta no apoio dos torcedores. Na véspera da partida, o comandante pediu para que os aficionados faltassem o trabalho querendo ver mais de 40 mil pessoas presentes no Olímpico. A força vinda das arquibancadas tem ajudado o Grêmio no torneio. Tanto que os quatro jogos disputados em casa resultaram em vitória. Os placares foram: 3 a 1 contra o Liverpool-URU, na fase preliminar, e 3 a 0 no Oriente Petrolero, 2 a 0 no León de Huánuco e 2 a 0 no Junior de Barranquilla, pela fase de grupos. Foram 10 gols marcados e somente 1 sofrido.

"Minha defesa vai bem sim. Sabemos do regulamento e temos que criar um bom ambiente para nós aqui no Olímpico. Passo confiança para meus jogadores e isso é o mais importante. Sabemos das dificuldades e vamos buscar o que nos interessa", referiu Renato Gaúcho.

Algoz retorna ao Olímpico

Divulgação
O Grêmio irá reencontrar, nesta terça-feira, um antigo algoz. O técnico Juan Antonio Pizzi, quando ainda jogador do River Plate, da Argentina, deu muitos problemas ao time, e volta em nova função com a mesma meta

Mas o bom retrospecto em seus domínios será posto a prova contra um adversário de respeito. O Universidad Católica é um dos melhores times da Libertadores fora de casa. Longe do estádio San Carlos de Apoquindo, o time comandado por Juan Antonio Pizzi tem duas vitórias, contra Vélez Sarsfield e Caracas, e um empate, contra Unión Espanhola. Com 7 pontos conquistados, o time iguala Cruzeiro, Libertad e Cerro Porteño, mas no saldo, os brasileiros estão na frente e os chilenos vem em segundo.

Mirosevic é a principal dúvida do Universidad Católica. O meia se recupera de lesão e tem presença ameaçada em campo. Pratto, centroavante do time, é o destaque com 4 gols na Libertadores. A imprensa chilena garante que, mesmo se tratando de um jogador de porte físico avantajado, ele se movimenta bastante e cai pelos lados do campo. Os time se classificou como líder do grupo 4, com 11 pontos.

O único treinamento do Universidad Católica em Porto Alegre seria fechado. Porém, a atividade acabou sendo aberta à imprensa do meio para o fim e somente arremates em gol e corridas leves foram realizadas. A tendência é a utilização do esquema 4-5-1.

GRÊMIO X UNIVERSIDAD CATÓLICA

Data: 26/04/2011 (terça-feira)
Horário: às 19h30 (horário de Brasília)
Local: estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Bandsport e Sportv
Árbitro: Nestor Pitana (ARG)
Auxiliares: Hernan Maidana e Alejo Castany (ambos argentinos)

Grêmio
Marcelo Grohe; Gabriel, Rafael Marques, Neuton e Gilson; Fábio Rochemback, Adílson, Willian Magrão e Douglas; Leandro e Borges.
Técnico: Renato Gaúcho

Universidad Católica
Paulo Garcés; Valenzuela, David Henríquez, Martinez e Juan Eluchans; Jorge Ormeño, Fernando Meneses, Mirosevic (Cañete), Francisco Silva e Tomas Costa; Lucas Pratto.
Técnico: Juan Antonio Pizzi