Topo

Defesa falha novamente, Grêmio perde em casa para U. Católica e se complica

Rafael Marques busca a bola na rede após gol do Universidad Católica contra o Grêmio - AFP PHOTO / JEFFERSON BERNARDES
Rafael Marques busca a bola na rede após gol do Universidad Católica contra o Grêmio Imagem: AFP PHOTO / JEFFERSON BERNARDES

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

26/04/2011 21h30

O Grêmio tinha dois objetivos contra o Universidad Católica, nesta terça-feira, no Olímpico. O primeiro era vencer e o segundo não levar gol. Nenhum deles foi atingido. O time tricolor perdeu para os chilenos por 2 a 1 e se complicou nas oitavas de final da Libertadores. Borges foi expulso a 34 minutos do primeiro tempo, prejudicando ainda mais a equipe que já perdia. No segundo tempo, após Douglas empatar, a defesa voltou a errar em jogada aérea. O Católica contou com dois gols de Pratto e grande atuação de Cañete, ambos jogadores do Boca Juniors emprestados, para se tornar melhor visitante da competição.

O resultado obriga o Grêmio a vencer o jogo de volta por dois gols de diferença. A classificação também pode ocorrer com vitória por um gol de diferença, desde que marque 3 gols como visitante. A partida ocorrerá na quarta-feira da próxima semana, às 21h50 (horário de Brasília), no estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, no Chile.

O Grêmio começou o jogo como gosta Renato Gaúcho: a 100 por hora. Até os cinco minutos de jogo, o time tricolor teve quatro escanteios e uma boa chance de abrir o marcador com Borges. O Olímpico, que não esteve lotado, apoiou desde o primeiro minuto, já que a Polícia Militar acatou pedido do presidente Paulo Odone e liberou os instrumentos musicais para a Geral, que haviam sido proibidos.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
1min - Douglas cobra escanteio e Borges quase marca de cabeça
6min - Pratto dribla dois marcadores e chuta para defesa de Marcelo Grohe
10min- Na trave!!! - Douglas chuta de fora da área e acerta a trave de Garcés
21min - Silva fica livre e chuta de fora da área muito perto do gol
25min - Borges recebe, se livra do primeiro, dribla o segundo e chuta cruzado para fora
28min - GOOOOLLLL DO U. CATÓLICA!!!! Cañete pega a bola no meio campo, lança Pratto dentro da área, ele desloca Marcelo Grohe
46min - Cañete entra na área e chuta para fora
SEGUNDO TEMPO
14min - GOOOOLLLL DO GRÊMIO!!!! Douglas chuta de fora da áres no ângulo de Garcés marcando um golaço
29min - GOOOOLLLL DO U. CATÓLICA!!!! Cañete faz corta-luz, Menezes cruza e Pratto faz de cabeça

O Universidad de Chile surpreendeu com uma formação ofensiva. Em vez de 4-5-1, Cañete foi segundo atacante, contando com a chegada de três meias e somente um volante.  Assim, o time chileno chegou ao ataque, mas também deu espaços.

Leandro estreou com autoridade em seu primeiro jogo internacional. O garoto de 17 anos, que foi inscrito junto com Lins e Willian Magrão na atualização da lista da Libertadores nas oitavas de final, foi caçado, levou vantagem sobre os marcadores e obrigou o técnico Juan Antonio Pizzi a recuar o lateral-esquerdo Eluchans para o marcar individualmente. Porém, com a chegada do defensor, sua participação diminuiu sensivelmente.

Gilson erra e Borges é expulso

Em um duelo aberto, o Universidad Católica saiu na frente. Gilson errou saída de jogo, Cañete aparou a bola, lançou Pratto, que deslocou Marcelo Grohe colocando os chilenos em vantagem. O gol do adversário desestabilizou o time local. Os comandados de Renato Gaúcho passaram a tentar jogadas somente pelo meio e perderam a cabeça. Borges foi proteger uma bola aos 34 minutos, acertou cotovelada em Henriquez e foi expulso. Atrás no placar, o Grêmio ficou sem seu principal atacante.

O time tricolor tentou o ataque de todas as formas, mas deixou espaços. Até o fim do primeiro tempo, tanto o Grêmio poderia ter empatado quando o Universidad Católica feito outro. Descontente, Renato Gaúcho, que mandara todos os reservas para o aquecimento assim que o Grêmio levou gol, promoveu a entrada de Lins no lugar de Willian Magrão no segundo tempo.

Douglas faz golaço, defesa erra de novo

BLOGUEIROS OPINAM

Juca Kfouri
"O Grêmio, mais uma vez, jogou mal na Libertadores. E enfrentou um time, a Universidad Católica, que é melhor do que ele". Leia mais
Vitor Birner
"Renato Portalupi toma baile tático, Borges erra de forma inadmissível e Grêmio perde da Universidad Católica no Olímpico". Leia mais

O segundo tempo começou no mesmo ritmo do fim do primeiro. O Grêmio em cima, mas o Universidad Católica longe de ser adversário fácil ou estar totalmente dominado. No entanto, a reação do Grêmio surgiu em um lance de rara beleza. Douglas recebeu no meio-campo, puxou para perna esquerda e deu um lindo chute acertando o ângulo de Garcés e empatando a partida.

No entanto o empate teve fim a 29 minutos. O Grêmio voltou a sofrer com a bola aérea defensiva. Pratto marcou seu segundo gol na partida após receber cruzamento de Menezes. O jogador recebeu a jogada após um corta-luz de Cañete, destaque da partida. De cabeça o "substituto de Palermo", já que pertence ao Boca Juniors, jogou um balde de água fria no festivo estádio gremista. Antes do apito derradeiro, Marcelo Grohe ainda evitou que o quadro se tornasse pior.

Até o fim do jogo o Grêmio lutou, mas inutilmente. A classificação terá que acontecer fora de casa, onde o Grêmio não tem nenhuma vitória na Libertadores 2011. Foram derrotas para Oriente Petrolero e Junior de Barranquilla, e empates com León de Huánuco e Liverpool-URU.