Topo

Grêmio aposta em melhora defensiva para ter vitória inédita e ir às quartas

Em jogo disputado, o Grêmio perdeu por 2 a 1 para o Universidad Católica e vive situação complicada - Nilton Vasquez /Agência Freelancer
Em jogo disputado, o Grêmio perdeu por 2 a 1 para o Universidad Católica e vive situação complicada Imagem: Nilton Vasquez /Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

26/04/2011 22h46

A derrota por 2 a 1 em casa contra o Universidad Católica, nesta terça-feira, rompeu o 100% de aproveitamento que tinha o Grêmio na Libertadores em seus domínios, e obrigará algo inédito para a classificação. Com dois empates e duas derrotas jogando fora, o time tricolor precisará vencer, e ainda por 2 gols de diferença. Para tanto é necessário, primeiro, resolver os problemas defensivos e depois aprender com os momentos difíceis.

A partida ocorrerá na próxima quarta-feira, no estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, no Chile, às 21h50 (horário de Brasília). Sem Borges, expulso no jogo desta terça, Renato Gaúcho contará com Rodolfo para resolver os problemas defensivos na bola aérea. Isto porque, mais uma vez o time tricolor errou neste tipo de lance ao sofrer o segundo gol da partida.

"Não podemos criticar a defesa, o erro pode ter vindo de muitas circunstâncias. Eu posso ter saído errado, alguém não cortou o cruzamento, a defesa é um conjunto", disse o volante Adílson. "Não adianta expor os defeitos do time, é este grupo que pode nos levar à classificação", acrescentou Renato Gaúcho.

Fora de casa o time tricolor levou 3 a 0 do Oriente Petrolero e 2 a 1 do Junior de Barranquilla. Além dos empates em 2 a 2 com Liverpool-URU e em 1 a 1 com León de Huánuco. Assim, foram 4 gols marcados e 8 sofridos em 4 jogos.

"Levamos muitas coisas positivas de jogos como o de hoje, de derrota. Começamos até bem, mas com um a menos as coisas ficaram mais difíceis. Temos é que nos reorganizar para buscar a reversão", explicou Adílson.

A situação ainda se agrava porque há a final do segundo turno do Campeonato Gaúcho, contra o Internacional, domingo, às 16h, no estádio Beira-Rio. Neste caso a situação é mais tranquila, pois caso o Grêmio seja derrotado terá mais dois jogos para decidir o certame.

"Não entendo onde vocês (imprensa), querem chegar. Perdemos um jogo, mas o time está vivo na Libertadores e no Gauchão. Ganhamos o primeiro turno e vamos conquistar o campeonato. Não está tudo mil maravilhas, mas não é terra arrasada", disse Renato Gaúcho.

Para chegar às quartas de final da Libertadores, o Grêmio necessita vencer por 2 gols de diferença, ou ainda um caso marque três fora de casa.  O jogo com o Universidad Católica no estádio San Carlos de Apoquindo está marcado para quarta-feira da semana que vem, às 21h50 (horário de Brasília), em Santiago.