Topo

Melhor da fase de grupos, Cruzeiro tenta repetir façanha na etapa decisiva

Cruzeiro defende invencibilidade contra Once Caldas, pior colocado na fase de grupos - Washington Alves/Vipcomm
Cruzeiro defende invencibilidade contra Once Caldas, pior colocado na fase de grupos Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Bernardo Lacerda

Em Belo Horizonte

27/04/2011 07h03

Respaldado pela melhor campanha na fase de grupos da Copa Libertadores, o Cruzeiro defende a invencibilidade no torneio diante do Once Caldas, pior colocado na etapa passada mas acostumado a se dar bem contra brasileiros atuando em casa. O primeiro duelo do mata-mata será nesta quarta-feira, às 21h50 (horário de Brasília), no estádio Palogrande, em Manizales, na Colômbia.

  • Washington Alves/Vipcomm

    Substituto de Thiago Ribeiro, machucado, Brandão estreará em momento decisivo para o Cruzeiro

A seu favor, o Cruzeiro conta com o bom futebol demonstrado nesta temporada e os resultados obtidos não só na Libertadores, como também no Campeonato Mineiro. Já o Once Caldas aposta no 100% de aproveitamento diante da torcida em jogos contra equipes brasileiras pela Libertadores – foram quatro vitórias em quatro jogos.

O Cruzeiro classificou-se em primeiro lugar do grupo 7, com 16 pontos e aproveitamento de 89%. Em seis jogos, o time comandado por Cuca obteve cinco vitórias e empatou com o Deportes Tolima, por 0 a 0. Dono do ataque positivo e da defesa menos vazada, marcou 20 gols e sofreu apenas um.

O Once Caldas ficou com a última vaga na etapa anterior, ao se classificar em segundo lugar no grupo 1, com sete pontos somados e 39% de aproveitamento. Conquistou apenas uma vitória, empatou quatro vezes e sofreu uma derrota.

Pelo Campeonato Mineiro, o Cruzeiro conquistou, também, a melhor campanha na primeira fase. No primeiro jogo das semifinais, goleou o América-TO por 8 a 1, sábado passado, em Teófilo Otoni, e encaminhou a classificação para a final contra o vencedor de Atlético e América.

Considerado uma das sensações do futebol brasileiro neste começo de ano, a equipe celeste vai encarar altitude de Manizales, com 2.150 metros acima do nível do mar. “Temos de fazer o que a gente já vem fazendo ao longo da temporada. Estamos bem, vencendo os jogos, não podemos mudar a nossa maneira de atuar pelas dificuldades que tiver”, afirmou o volante Leandro Guerreiro.

Dentro das quatro linhas, o Cruzeiro terá de suprir a ausência de Thiago Ribeiro, que sofreu entorse no joelho esquerdo na partida contra o América-TO e ficará de fora por três semanas. O treinador optou por Brandão, que estreará com a camisa celeste. O atacante foi contratado em março junto ao Olympique de Marselha, da França.

Com a entrada de Brandão, o ataque celeste mudará a maneira de jogar, já que vem atuando sem a presença de um centroavante, com Thiago Ribeiro e Wallyson formando o ataque. Apesar da nova formação, Cuca disse que o Cruzeiro manterá o estilo nesta quarta-feira.

“Vamos jogar em velocidade, como a gente vem fazendo sempre, mesmo em jogos dentro de casa, com toques rápidos, procurando sair da marcação adversária e tentando encaixar a marcação na equipe”, ressaltou o treinador.

Outro desfalque será o lateral Pablo, que sofre estiramento na panturrilha direita e também para por três semanas. Apesar de não ter confirmado o time que vai a campo, Cuca deverá promover a entrada de Leandro Guerreiro, como terceiro zagueiro, deslocando Marquinhos Paraná para a lateral direita, como fez diante do Estudiantes, na primeira fase da Libertadores.

“Contra o Estudiantes foi desta maneira, a gente se saiu bem, surpreendeu até em alguns momentos, se entrosou rápido. Iniciou um pouco perdido, mas depois se acertou, fomos bem, não vai ter dificuldade nenhuma, já fiz esta função no Botafogo, aqui também, o importante é um ajudando o outro ali atrás”, observou Leandro Guerreiro.

Com campanha irregular no Campeonato Colombiano, o Onde Caldas é o terceiro colocado e vem de empate com o Independiente Santa Fé por 2 a 2, com gol marcado aos 45 minutos do segundo tempo. Além disso, o clube enfrenta grave crise financeira, com atraso no pagamento de salários dos atletas.

ONCE CALDAS X CRUZEIRO

Data: 27/4/2011 (Quarta-feira)

Horário: 21h50 (de Brasília)

Local: Estádio Palogrande, Manizales, Colômbia

Árbitro: Victor Hugo Carrillo (PER)

Assistentes: Cesar Escano (PER) e Hector Parra (COL)

Transmissão: TV Globo Minas e Sportv (canal alternativo)

ONCE CALDAS

Martínez, Henríquez, Amaya, Nuñez e Calle; Valentierra, Fula, Mejía e Carbonero; Moreno e Rentería

Técnico: Juan Carlos Osório

CRUZEIRO

Fábio; Marquinhos Paraná, Victorino, Gil e Gilberto; Leandro Guerreiro, Henrique, Roger e Montillo; Wallyson e Brandão

Técnico: Cuca