Topo

Libertadores - 2019

Wallyson lamenta ausência de Thiago Ribeiro, mas aprova dupla com Brandão

Substituto de Thiago Ribeiro, Brandão foi titular na vitória sobre o Once Caldas na Colômbia - Washington Alves/Vipcomm
Substituto de Thiago Ribeiro, Brandão foi titular na vitória sobre o Once Caldas na Colômbia Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

28/04/2011 10h30

Para enfrentar o Once Caldas, em Manizales, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores, o técnico Cuca recorreu à oitava formação de ataque diferente do Cruzeiro em 2011. Estreante, Brandão herdou a vaga de Thiago Ribeiro, contundido, e agradou ao companheiro Wallyson, embora não tenha balançado as redes na vitória cruzeirense por 2 a 1.

“O Thiago, com certeza, faz falta. Ele é um grande jogador, um grande artilheiro. Ele não precisa provar mais nada. O Brandão fez a estreia. Acho que todo mundo gostou da estreia dele. Ele não fez gol, mas gostei da estreia dele”, comentou Wallyson, autor do primeiro gol cruzeirense.

Para o atacante velocista, Brandão poderá exercer papel importante para o ataque cruzeirense ao explorar a altura de 1,89m. “Ele é um atacante que segura bem a bola, vai bem de cabeça. Terá jogo em que vamos precisar de bola aérea e o Brandão vai nos ajudar”, observou Wallyson.

Depois de Thiago Ribeiro sofrer a entorse no joelho esquerdo, Brandão foi escolhido por Cuca para atuar ao lado de Wallyson. O atacante emprestado pelo Olympique de Marselha aguardava condição de jogo para estrear pelo time celeste.

Com a dupla Wallyson e Brandão, Cuca chegou à oitava formação de ataque diferente do Cruzeiro em 19 jogos nesta temporada. Foram utilizadas cinco duplas de ataque, além de dois trios distintos. Ao todo, seis jogadores já tiveram chances de iniciar as partidas na linha de frente da equipe celeste.

Cuca acredita que Brandão possa render mais pelo time celeste. "É natural que o primeiro jogo não seja tudo aquilo que ele pode render. Ele até teve chance de fazer gol, fez o pivô, chutou para o gol, mas sentiu um pouco a falta de conjunto, a falta de ritmo de jogo", ressaltou o treinador.

A dupla formada por Wallyson e Thiago Ribeiro é uma das duas formações mais utilizadas, com cinco partidas. Curiosamente, a alternativa que mais foi a campo não poderá mais ser repetida até o fim da temporada. Essa dupla teve Wallyson e Wellington Paulista, que foi emprestado ao Palmeiras até 31 de dezembro. Juntos, eles começaram quatro jogos pela Copa Libertadores e um pelo Estadual.

Wellington Paulista esteve presente também em uma formação utilizada em quatro jogos. No princípio da temporada, o antigo camisa 9 formou dupla de ataque com Thiago Ribeiro, que atuou também uma vez ao lado de Ortigoza. O paraguaio foi escalado ainda ao lado de Wallyson.

No Campeonato Mineiro, Cuca testou ainda dois trios de ataque. Na goleada por 7 a 0 sobre o Democrata-GV, Thiago Ribeiro e Wallyson tiveram a companhia de Farías. Já no triunfo por 3 a 0 sobre o Funorte, Wellington Paulista substituiu o centroavante argentino.