Topo

Libertadores - 2019

Em jogo que começou 1h05 atrasado, Flu derrota o Libertad-PAR e abre vantagem

Rafael Moura fez o primeiro gol do Fluminense na vitória sobre o Libertad por 3 a 1 - Rafael Moraes/Photocamera
Rafael Moura fez o primeiro gol do Fluminense na vitória sobre o Libertad por 3 a 1 Imagem: Rafael Moraes/Photocamera

Do UOL Esporte

No Rio de Janeiro

29/04/2011 00h50

Numa partida que começou com 1h05 de atraso em função de uma queda de luz parcial no Engenhão e terminou já na madrugada desta sexta-feira, o Fluminense, apesar de ter jogado mal durante 20 minutos do segundo tempo, derrotou o Libertad-PAR por 3 a 1 e abriu boa vantagem para chegar às quartas de final da Copa Libertadores da América. Rafael Moura, Marquinho e Darío Conca fizeram os gols da equipe tricolor, enquanto Gamarra anotou para o time paraguaio, que chegou a empatar.

Com o triunfo, o Fluminense pode até perder por um gol de diferença na próxima quarta-feira, no Defensores del Chaco, em Assunção. Derrota por 2 a 0 elimina o Tricolor. Revés por dois gols de diferença, mas a partir de 4 a 2 classifica os brasileiros. Caso os paraguaios devolvam o placar de 3 a 1, a vaga será decidida nos pênaltis.

CONFIRA OS PRINCIPAIS LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO
3min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Marquinho bate escanteio, Edinho desvia na bola e ela chega até Rafael Moura marcar de cabeça
16min - Samudio recebe pela esquerda e chuta cruzado. A bola sai com perigo pela linha de fundo
45min - Mariano cruza, Rafael Moura ajeita de cabeça para Fred, que emenda e chuta "tirando tinta" da trave esquerda de Vargas
SEGUNDO TEMPO
15min - GOOOLLL DO LIBERTAD-PAR!!! Ayala cruza para dentro da área, a zaga e Ricardo Berna falham e Gamarra marca de cabeça
18min - Após cobrança de escanteio, Valencia cabeceia e Vargas faz ótima defesa salvando os paraguaios
27min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Marquinho domina na intermediária, corta Portocarrero e chuta forte no canto esquerdo de Vargas
29min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Darío Conca bate falta e joga a bola no canto direito de Vargas
47min - Gamarra bate falta no canto direito, Ricardo Berna cai, defende e evita o segundo gol do Libertad

Passando pelo Libertad, o Fluminense pega LDU, do Equador, ou Vélez Sarsfield, da Argentina. No compromisso de ida, em Buenos Aires, os donos da casa venceram por 3 a 0.

O jogo

O Fluminense ignorou o fato de ter esperado 1h05 para começar a partida. Logo aos três minutos, após cobrança de escanteio, Rafael Moura marcou de cabeça.

A vantagem inicial era tudo que o Fluminense queria e precisava para aumentar o placar. Entretanto, o time caiu de produção e viu o Libertad se animar. Aos 16 minutos, os paraguaios tiveram uma boa chance com Samudio.

Mesmo com uma equipe superior, o Fluminense não conseguia entrar na defesa do Libertad. Sem tocar a bola e com chutões para frente, Fred e Rafael Moura eram presas fáceis dos paraguaios.

Aos 42 minutos, machucado no joelho esquerdo, Júlio César precisou ser substituído por Fernando Bob. Apesar de não ter feito um primeiro tempo brilhante, o Fluminense, aos 45, quase aumentou com Fred. O chute do atacante saiu com perigo à esquerda de Vargas.

Por causa do atraso no início de jogo, o segundo tempo começou já na madrugada de sexta-feira. Sonolento, o Fluminense errava muitos passes, não conseguia sair jogando e sofreu uma pressão do Libertad.

BLOGUEIROS OPINAM

Juca Kfouri
"Não disse que os guerreiros gostam de viver perigosamente?". Leia mais
Vitor Birner
"Ninguém sabe o que o Fluminense vai fazer. Que time imprevisível". Leia mais

Recuado, errando passes e sendo atacado pelos paraguaios, o Fluminense não demorou muito para levar o empate. Aos 15 minutos, após cruzamento para dentro da área, a zaga e Ricardo Berna falham e Gamarra deixa tudo igual.

Mesmo sem jogar bem o Fluminense acordou após levar o empate. Aos 18, Vargas salvou o Libertad numa cabeçada de Valencia. Aos 27, Marquinho fez bem jogada individual e desempatou para o Tricolor. Dois minutos depois, em cobrança de falta, Darío Conca marcou o terceiro.

Nos 15 minutos finais, o Libertad foi buscar, pelo menos, o segundo gol para diminuir a vantagem do Fluminense. A equipe brasileira sofreu a pane dos 20 minutos do segundo tempo, foi pressionada, mas segurou o placar de 3 a 1.