Topo

Libertadores - 2019

Inter terá o retorno de Bolatti e pode mudar no ataque contra o Peñarol

Do UOL Esporte

Em Porto Alegre

02/05/2011 13h35

O técnico Paulo Roberto Falcão começa a preparar o Inter no treino desta segunda-feira às 16h para a partida de volta das oitavas de final da Libertadores contra Peñarol. Bolatti, que não atuou no Gre-Nal de domingo devido à expulsão contra Juventude na semifinal, retorna a equipe contra os uruguaios. A tendência é que Tinga volte para o banco de reservas e Guiñazu permaneça como titular, com a manutenção da dupla de volantes argentinos.

A outra dúvida na equipe é no ataque. Rafael Sobis foi sacado no Gre-Nal por uma questão tática. Falcão queria impedir que Fabio Rochemback tivesse liberdade para iniciar as jogadas e subir ao ataque, por isso, o treinador optou por colocar D'Alessandro a frente das duas linhas de quatro. Com isso, a tendência é que Sobis retorne ao time para a decisão contra o Peñarol, com o argentino voltando a atuar na formação de quatro jogadores do meio de campo. Mas a manutenção do esquema do clássico de domingo não está descartada.

"Mantivemos as duas linhas de quatro, a única mudança que fiz foi colocar o D'Alessandro para fazer um 4-4-1-1. Para ele jogar na frente do Rochemback, onde o Grêmio começa todas as jogadas. Ele jogou muito bem e dali ele tinha a liberdade para sair e encostar. Ele foi um dos destaques porque se entregou muito no jogo", afirmou o técnico.

Com a sequência de decisões que o Inter terá na sequência na Libertadores e no Gauchão, o objetivo de Falcão é manter todos os jogadores do grupo preparados para entrar a qualquer momento na equipe. Os exemplos das mudanças no Gre-Nal e da semifinal contra o Juventude deixam claro que o treinador pretende variar a formatação tática e a escalação de acordo com o adversário.

"Se a gente tivesse jogos de domingo a domingo, não estaria preocupado com nada. Como é partida em cima de partida, temos que deixar todo muito ligado. Todo mundo em condições de entrar. Com a expulsão do Bolatti [em Caxias], o Tinga entrou muito bem. A gente precisa do grupo. Quando eu resolvi a escalação do Oscar, eu e o Julinho (Camargo, auxiliar técnico) chamamos o Sobis e expliquei para ele o porquê da mudança. Tem determinados jogadores que merecem uma explicação. Acredito que as coisas funcionam no diálogo, na conversa e no discernimento daquilo que o jogador precisa. Vou errar um monte, mas quero um grupo que me dê a tranquilidade que mesmo perdendo vai ser sempre grande", declarou.

Com um empate em 0 a 0 no jogo da quarta-feira das 19h30, no estádio Beira-Rio, o Inter classifica para as quartas de final da Libertadores, mas dificilmente o técnico Paulo Roberto Falcão jogará pensando no regulamento. Desde que chegou ao clube, o treinador declara que quer um time ofensivo e compactado, por isso, deverá optar pelo retorno do segundo atacante contra o Peñarol. A montagem da equipe para a decisão começa nesta segunda-feira, às 16h.