Topo

Libertadores - 2019

Bombonera dá sorte, Vélez faz 3 a 0 e encaminha classificação à semi

Jogadores do Vélez comemoram gol em vitória que deixou o time perto da vaga - Juan Mabromata/AFP
Jogadores do Vélez comemoram gol em vitória que deixou o time perto da vaga Imagem: Juan Mabromata/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

12/05/2011 22h13

O Vélez Sarsfield não gostou nada da ideia de ter que jogar na La Bombonera na noite desta quinta-feira, por causa da interdição de última hora de seu estádio. Mas a arena do Boca Juniors acabou dando sorte para a equipe argentina, que venceu o paraguaio Libertad por 3 a 0 e encaminhou bem a sua classificação para a semifinal da Copa Libertadores.

A partida teve que ser disputada na Bombonera por causa do último jogo do Vélez pelo Campeonato Argentino, ainda nesta segunda-feira. O time recebeu o Banfield no Estádio José Amalfitani, ganhou por 2 a 0, mas viu a sua torcida exagerar no uso de sinalizadores, o que acabou ocasionando a punição. A euforia dos torcedores se justifica pela liderança isolada do Torneio Clausura, quatro pontos à frente dos demais.

JAGUARES ARRANCA EMPATE AOS 45 MIN DO SEGUNDO TEMPO

O Cerro Porteño conseguiu um bom resultado fora de casa pelas quartas de final da Libertadores. Mesmo atuando em Tuxtla Gutiérrez, o time paraguaio segurou a igualdade com o Jaguares por 1 a 1, nesta quinta-feira, no México, e poderá empatar sem gols em casa, no jogo de volta, para avançar às semifinais.

A vantagem poderia ser ainda maior, mas um gol do Jaguares aos 45 minutos do segundo tempo impediu a vitória do Cerro. Jonathan Fabbro, aos 27 minutos da etapa final, abriu o placar para os paraguaios. Mas Pedroza, no fim da partida, garantiu o empate para os mexicanos.

Aproveitando o bom momento e tentando ignorar o campo estranho, o Vélez fez uma boa partida na Bombonera. Não foi brilhante. Mas nem precisou. Sem criatividade no ataque, o Libertad pouco fez para tentar arrancar ao menos um empate fora de casa no confronto de ida das quartas de final. A primeira chance ainda foi da equipe visitante, logo no início, mas depois o time argentino tomou o controle do jogo e construiu a vantagem com tranquilidade.

O placar em Buenos Aires foi aberto aos 20 minutos de jogo. Fernández avançou pela direita e sofreu falta. O árbitro brasileiro Wilson Luiz Seneme foi bem e deu vantagem. O jogador do Vélez então se recuperou, foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro para Moralez, que chegou batendo firme para marcar.  O restante do primeiro tempo teve poucas emoções.

Na etapa final, o Libertad deu a impressão de que buscaria o empate, com uma bela cobrança de falta de Gamarra, que passou perto da trave, logo aos três minutos. Daí para a frente, porém, praticamente só deu Vélez. O goleiro Vargas salvou o time paraguaio aos 26, em finalização de Álvarez, mas pouco depois fez pênalti em Martínez. O próprio cobrou bem e fez 2 a 0. Aos 34, o mesmo Martínez arriscou um chute despretensioso, Vargas falhou e sofreu seu terceiro gol.

Vélez Sarsfield e Libertad voltam a esse enfrentar agora na próxima quarta-feira, desta vez no Paraguai. O time da casa receberá a equipe argentina no Defensores del Chaco, em Assunção. Se ainda quiser sonhar com a semifinal, o Libertad terá que fazer ao menos 3 a 0 para levar a decisão aos pênaltis. Quem passar encara o vencedor do confronto entre Peñarol, do Uruguai, e Universidad Católica, do Chile.