Topo

Inter encara Once Caldas, na pré-Libertadores, com clima de despedida para D'Ale

Gringo será centro das atenções e carrega grande parte da esperança de vitória do Inter Imagem: Jefferson Bernardes/VIPCOMM

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

25/01/2012 06h02

O Internacional começa a luta pelo tri da América nesta quarta, às 22h no estádio Beira-Rio, diante do Once Caldas, com um ambiente diferente. O jogo vale uma vaga na fase de grupos, é envolto em caráter decisivo. Mas tem um ingrediente a mais, e nada animador para os colorados: é a sensação de poder acompanhar o último jogo de D’Alessandro com a camisa vermelha.

Serão quase 40 mil torcedores ansiosos para ver o camisa 10, que está na mira do novo rico do futebol mundial, o Shanghai Shenhua, da China. O Internacional admite que o confronto com os colombianos pode virar o capítulo final na passagem de D’Alessandro por Porto Alegre. Mas exatamente por isso, aposta tudo no argentino. Em sua capacidade de decisão.

“Ele está mais do que preparado para jogar. E sempre que ele foi para campo, nunca deixou de fazer o melhor [...]  A presença do D’Ale é fundamental para o nosso time se apresentar bem. Por tudo que ele apresentou nos últimos anos”, disse o técnico Dorival Júnior.

A visão do comandante também é a da torcida, da direção. Dos próprios jogadores. D’Alessandro tem status de ídolo, uma figura emblemática na história recente do clube. E para aqueles que convivem com ele, a impressão é de irá jogar ao máximo, como se não houvesse amanhã. Como um presente, ou compensação, pelo o iminente adeus.

“O D’Alessandro tem coração colorado. É difícil garantir que ele esteja no segundo jogo, mas dá para garantir que ele vai se doar neste primeiro”, discursou o diretor técnico Fernandão, com quem o meia manteve várias conversas no intervalo dos treinos da semana.

A falta de garantias dos cartolas se baseia na volúpia chinesa, que deve dar origem a uma nova proposta. Se o novo contato ocorrer – e o Inter tem quase convicção de que irá acontecer, o negócio deve ser sacramentado antes da partida de volta da pré-Libertadores, no dia 1º de fevereiro, em Manizales.

Clique para acessar conteúdo externo

Não podemos esconder que existe uma dramaticidade, uma expectativa diferente

Clique para acessar conteúdo externo

Dorival Júnior, ao falar do ambiente para o jogo da pré-Libertadores

A reboque com a apreensão da torcida por D’Alessandro, está a ideia do Internacional de vencer o Once Caldas com um placar largo. E sem sofrer gol. Tudo para evitar maiores dificuldades na altitude, no segundo jogo. Quesito que aumenta mais a tensão pré-jogo.

“Não podemos esconder que existe uma dramaticidade, uma expectativa diferente”, admitiu Dorival Júnior, ao falar da junção do jogo eliminatório com a situação de D’Alessandro.

Do lado do Once Caldas, o adeus de D’Alessandro não repercute muito. Os colombianos, na verdade, demonstram uma confiança incomum. No discurso, a garantia de que a equipe irá atacar o colorado. Irá buscar não só um gol fora de casa, mas sim a vitória.

“Não cogitamos perder. Nós viemos aqui para jogar e buscar a vitória”, definiu Casierra, defensor e capitão do time. “Vamos atacar, propor o jogo mesmo. Só assim temos chances de conseguir um bom resultado”, apontou o atacante Pajoy, um dos destaques da equipe.

Sob o comando de Pompilio Páez, o Once Caldas se baseia na manutenção da base que fez sucesso em 2011. Campeão da Libertadores há sete anos, o clube fez uma grande campanha no torneio Finalización, no segundo semestre do ano passado. Chegou aos 73 pontos, 13 a mais que o segundo colocado, o Millionarios, na fase de classificação. Teve o melhor ataque, com 79 gols marcados e só perdeu em casa duas vezes.

Internacional x Once Caldas

Data: 25/01/12 (quarta-feira)
Horário: às 22h (horário de Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Transmissão na TV: RBSTV (somente RS) e Canal FX
Árbitro: Martin Vazques (URU)
Auxiliares: Mauricio Espinosa e Miguel Nievas (URU)

Internacional
Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Oscar e D’Alessandro; Dagoberto e Leandro Damião
Técnico: Dorival Júnior

Once Caldas
Neco Martínez; Jamell Ramos, Emmanuel Acosta, Diego Amaya e Mauricio Casierra; Hárrison Henao, Avimiled Rivas, Mario González e Jorge Núñez; Jéfferson Cuero e Jhon Pajoy
Técnico: Pompilio Páez

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Inter encara Once Caldas, na pré-Libertadores, com clima de despedida para D'Ale - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Libertadores - 2019