Topo

Libertadores - 2019

Inter encara Once Caldas, na pré-Libertadores, com clima de despedida para D'Ale

Gringo será centro das atenções e carrega grande parte da esperança de vitória do Inter - Jefferson Bernardes/VIPCOMM
Gringo será centro das atenções e carrega grande parte da esperança de vitória do Inter Imagem: Jefferson Bernardes/VIPCOMM

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

25/01/2012 06h02

O Internacional começa a luta pelo tri da América nesta quarta, às 22h no estádio Beira-Rio, diante do Once Caldas, com um ambiente diferente. O jogo vale uma vaga na fase de grupos, é envolto em caráter decisivo. Mas tem um ingrediente a mais, e nada animador para os colorados: é a sensação de poder acompanhar o último jogo de D’Alessandro com a camisa vermelha.

  • Inter citou o amor de D'Alessandro pelo clube ao anunciar sua inscrição na Libertadores, mesmo que ele possa jogar somente uma partida; torcida vermelha deve clamar por permanência antes, durante e depois do jogo desta quarta, no Beira-Rio

Serão quase 40 mil torcedores ansiosos para ver o camisa 10, que está na mira do novo rico do futebol mundial, o Shanghai Shenhua, da China. O Internacional admite que o confronto com os colombianos pode virar o capítulo final na passagem de D’Alessandro por Porto Alegre. Mas exatamente por isso, aposta tudo no argentino. Em sua capacidade de decisão.

“Ele está mais do que preparado para jogar. E sempre que ele foi para campo, nunca deixou de fazer o melhor [...]  A presença do D’Ale é fundamental para o nosso time se apresentar bem. Por tudo que ele apresentou nos últimos anos”, disse o técnico Dorival Júnior.

A visão do comandante também é a da torcida, da direção. Dos próprios jogadores. D’Alessandro tem status de ídolo, uma figura emblemática na história recente do clube. E para aqueles que convivem com ele, a impressão é de irá jogar ao máximo, como se não houvesse amanhã. Como um presente, ou compensação, pelo o iminente adeus.

“O D’Alessandro tem coração colorado. É difícil garantir que ele esteja no segundo jogo, mas dá para garantir que ele vai se doar neste primeiro”, discursou o diretor técnico Fernandão, com quem o meia manteve várias conversas no intervalo dos treinos da semana.

A falta de garantias dos cartolas se baseia na volúpia chinesa, que deve dar origem a uma nova proposta. Se o novo contato ocorrer – e o Inter tem quase convicção de que irá acontecer, o negócio deve ser sacramentado antes da partida de volta da pré-Libertadores, no dia 1º de fevereiro, em Manizales.

Não podemos esconder que existe uma dramaticidade, uma expectativa diferente

Dorival Júnior, ao falar do ambiente para o jogo da pré-Libertadores

A reboque com a apreensão da torcida por D’Alessandro, está a ideia do Internacional de vencer o Once Caldas com um placar largo. E sem sofrer gol. Tudo para evitar maiores dificuldades na altitude, no segundo jogo. Quesito que aumenta mais a tensão pré-jogo.

“Não podemos esconder que existe uma dramaticidade, uma expectativa diferente”, admitiu Dorival Júnior, ao falar da junção do jogo eliminatório com a situação de D’Alessandro.

Do lado do Once Caldas, o adeus de D’Alessandro não repercute muito. Os colombianos, na verdade, demonstram uma confiança incomum. No discurso, a garantia de que a equipe irá atacar o colorado. Irá buscar não só um gol fora de casa, mas sim a vitória.

“Não cogitamos perder. Nós viemos aqui para jogar e buscar a vitória”, definiu Casierra, defensor e capitão do time. “Vamos atacar, propor o jogo mesmo. Só assim temos chances de conseguir um bom resultado”, apontou o atacante Pajoy, um dos destaques da equipe.

Sob o comando de Pompilio Páez, o Once Caldas se baseia na manutenção da base que fez sucesso em 2011. Campeão da Libertadores há sete anos, o clube fez uma grande campanha no torneio Finalización, no segundo semestre do ano passado. Chegou aos 73 pontos, 13 a mais que o segundo colocado, o Millionarios, na fase de classificação. Teve o melhor ataque, com 79 gols marcados e só perdeu em casa duas vezes.

Internacional x Once Caldas

Data: 25/01/12 (quarta-feira)
Horário: às 22h (horário de Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Transmissão na TV: RBSTV (somente RS) e Canal FX
Árbitro: Martin Vazques (URU)
Auxiliares: Mauricio Espinosa e Miguel Nievas (URU)

Internacional
Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Oscar e D’Alessandro; Dagoberto e Leandro Damião
Técnico: Dorival Júnior

Once Caldas
Neco Martínez; Jamell Ramos, Emmanuel Acosta, Diego Amaya e Mauricio Casierra; Hárrison Henao, Avimiled Rivas, Mario González e Jorge Núñez; Jéfferson Cuero e Jhon Pajoy
Técnico: Pompilio Páez